Brand equity | Criando valor para sua marca | Guia de Investimento

O que é Brand Equity

O termo “Brand”, que é equivalente à “marca”, é algo que vem sendo bastante trabalhado por conta da relevância que existe em dar uma diferenciação para um nome no mercado.

Porque a diferenciação é tão necessária?

Atualmente, o público consumidor está desenvolvido e direcionado para um mundo de “imediatismo” e, além disso, o déficit de atenção está presente também.

Eu, como consumidor, tenho o poder de soberano na internet e nas redes sociais. Com apenas um dedo eu: rejeito, aprovo, difamo ou promovo… tudo isso de acordo com a vontade do consumidor e o poder que os smartphones dão para ele.

Devido a isso, o comportamento do consumidor das últimas gerações, mais exatamente, da geração Z para frente, ficou mais exigente. Na maioria dos casos as pessoas já sabem o que querem comprar e, por isso mesmo, elas não precisam de pessoas perguntando “do que você precisa” em lojas.

A importância do valor de marca

Por conta desse fator, empresas que não se diferenciam, morrem antes mesmo de tentar.
Segundo o livro Brandsense, temos em média 2 segundos para passar uma mensagem antes que a pessoa perca o interesse.
Portanto, procura-se usar a maior quantidade de sentidos possíveis, mas, que sentidos são esses?

  • Visão
  • Paladar
  • Olfato
  • Audição
  • Tato

O marketing sensorial é uma ciência responsável por entender quais são os gatilhos mais usados pelos compradores para tomar uma decisão de compra. E claro, esses gatilhos vão variar pra cada modelo de negócio.

O sentido visual

Credibilidade para sua empresa e layout de simples utilização, a empresa BrasilWork promove e-mails corporativos e registros de domínio para sua empresa. E com isso, as empresas usam seu próprio nome para enviar e-mails e hospedar um domínio. E isso permite, além de uma maior segurança, maior autoridade percebida por quem compra o que você vende.

Sentido Auditivo

Com isso também temos a empresa BrasilStream fornece streaming de áudio com servidores no Brasil, o que faz que a transmissão caia muito menos e o sinal chegue mais rápido para os ouvintes de Rádio.

O poder do odor olfativo para empresas 

Comidas bonitas, cardápio rico e bom atendimento… os estabelecimentos de comida tiveram que aumentar seus critérios para se adaptar ao mercado.
Para ativar no cérebro de uma pessoa o que chamamos de “Appetite Appeal”, que é um gatilho que desperta fome; o odor é bastante usado, mas como?

É muito comum entrarmos em padarias e sentimos um cheiro forte de pão quentinho ao entrar. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que aquilo se trata de uma fragrância aplicada pelas empresas, para estimular o apetite e provocar nostalgia.

Também existem postos de gasolina que, para atrair clientes, tem lojas de conveniência que vendem cafézinho. E com isso, é previsto que se o cheiro for percebido, a pessoa vai querer comprar e encher o tanque depois.

 Resumindo

Com esse cenário, o IBGE nos informa que, no Brasil, de cada 100 empresas, 48 fecham antes mesmo de completar 3 anos. Portanto, é imprescindível gerar novos valores para seu produto/serviço, com propósito de fazer o consumidor te enxergar no mercado e te diferenciar dos demais.

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