Bolsa tiracolo: curinga que você tem que ter

Bolsas tote ou doctor, carregadas na mão ou antebraço, são sem dúvida muito finas e elegantes, mas nenhum modelo é mais versátil e prático que as bolsas tiracolo.

Criado para garantir mãos livres e fácil acesso ao conteúdo interno, o modelo é um grande aliado da mulher moderna.

Podendo ser usada no ombro ou de forma transversal, a bolsa tiracolo é um acessório estiloso e indispensável no guarda-roupa feminino, além de ser fácil de encontrar e de usar. Trazemos aqui algumas dicas para aproveitar esta peça curinga.

1. Altura da bolsa tiracolo

A bolsa tiracolo existe, como conceito, há muitos séculos, mas foi nos períodos de guerras que se tornaram o que conhecemos hoje. Com os homens ausentes, as mulheres passaram a ocupar mais postos de trabalho e sair para resolver afazeres domésticos. Em ambos os casos, precisavam de mãos livres e fácil acesso aos itens dentro da bolsa.

A altura da bolsa tiracolo, portanto, é importante para pegar os objetos na parte interna. Utilizada no ombro ou transversal, o ideal é que a bolsa tiracolo fique entre a linha da cintura e o quadril, nunca abaixo do início das coxas, pois atrapalha o manuseio.

2. Estilo tiracolo transversal

O uso da bolsa tiracolo de forma transversal teve forte influência dos jovens da contracultura dos anos 70. Inicialmente eles utilizavam a bolsa carteiro, com a alça passando pelo centro do dorso. Mas com o alongamento das alças da bolsa tiracolo e as visitações à moda hippie nas décadas seguintes a utilização transversal das bolsas tiracolo se tornou amplamente aceita.

Esta forma de uso propõe uma abordagem mais casual, mas que também transmite maior segurança às mulheres. Usando a bolsa tiracolo transversalmente não há chances da bolsa “escorregar” do ombro. É uma ótima maneira de complementar looks mais despojados com shorts e calças, reforçando a ideia de praticidade.

3. Bolsa tiracolo no ombro

Esta é a maneira mais clássica de utilizar o modelo, nos moldes criados por Chanel, Louis Vuitton e Hermès. A bolsa tiracolo utilizada no ombro garante a praticidade do modelo e a elegância normalmente relacionada às bolsas carregadas nos antebraços.

Esta forma de uso combina mais com vestidos, saias e roupas mais formais. Para ambientes profissionais é de bom tom utilizar a bolsa tiracolo sempre no ombro, pois o modo transversal transmite uma imagem mais casual e despojada e pode parecer menos profissional.

Para combinar a peça com seu vestido ou look com saia, preste atenção nas alças da bolsa. Alças mais finas, especialmente as de metal, combinam com looks mais românticos e noturnos. Alças grossas são úteis para transportar peso e, por isso, transmitem a mensagem que você carrega mais coisas dentro da bolsa, sendo mais utilizadas para compromissos do cotidiano.

4. Cores da tiracolo

Justamente por serem extremamente versáteis, não há limites para cores no mundo das bolsas tiracolo. Elas podem ser de cores únicas, bicolores ou até mesmo estampadas.

Preto, branco, marrom e caramelo são as cores tradicionais devido à mensagem neutra que transmitem. No entanto, a moda está muito mais democrática e outras cores, como os tons de rosa, também garantem espaço nos guarda-roupas hoje em dia.

Como as bolsas tiracolo vão bem de situações profissionais a ambientes de festa, é importante ter ao menos duas com estilos e cores diferentes. Uma em cor mais neutra e modelagem sóbria, com alças confortáveis para acompanhar os diversos afazeres cotidianos; e outra mais ousada, com alças de metal por exemplo, para situações que não exijam carregar muitos itens e looks com visual mais fashion. 

Texto: Gear Seo