Guia para campanhas automatizadas de disparo de e-mail marketing

Certamente que você já pensou nas vantagens de introduzir o disparo de e-mail marketing na estratégia de comunicação da sua empresa. À primeira vista, parecem sobressair muitos benefícios e poucos sobressaltos. 

A possibilidade de obter um avultado retorno sobre o seu investimento; o baixo-custo deste meio de comunicação; a possibilidade de integração com as redes sociais. Entre tantas vantagens atrativas, parece ser difícil não se deixar persuadir.

Quando começa a pensar mais a sério sobre a possibilidade de fazer uma experiência, o mais normal é questionar-se sobre matérias de teor logístico e organizacional. Indaga-se sobre o tempo que terá de aplicar para criar e manter uma campanha eficaz.

No quão multifacetada pode ser uma ferramenta profissional. Na quantidade de tempo que terá disponível para se poder centrar no lado estratégico do disparo de e-mail marketing, e no quanto poderá poupar no que toca à execução de tarefas mecânicas e operativas.

Porque um aplicativo profissional deve garantir-lhe isso mesmo: tempo e liberdade de movimentos para se poder focar principalmente na concessão de uma estratégia. Na correção dos detalhes que poderão fazer a diferença.

O objetivo é providenciar-lhe todos os recursos necessários à criação e desenvolvimento da sua campanha. A ideia é que esta última, ao ser automatizada, dependa o menos possível de si, para se manter ativa e operacional.

Isto torna-se possível através da configuração de sequências automáticas. Ao escolher uma ferramenta com um elevado grau de autonomia e uma larga variedade de automatismos, poupará tempo em tarefas monótonas e mecânicas, para se poder dedicar a tarefas que requerem as capacidades de decisão ou criatividade.

Mailify permite-lhe fazer isso, pois tem essa autonomia. Melhor ainda, ao ser uma plataforma que combina o disparo de e-mail marketing com o envio de SMS, possibilita a automatização de campanhas multicanal.

Em seguida, vamos dar exemplos de algumas das sequências automáticas mais usuais no e-mail marketing, que poderão ser postas em prática na sua ferramenta.

Sequências automáticas em disparo de e-mail marketing

Como referimos anteriormente, um dos principais propósitos de um aplicativo profissional é fazê-lo poupar tempo com operações de rotina, emails transacionais. Quer exemplos? Imagine o tempo que gastaria em enviar mensagens de “feliz aniversário” a todos os seus contatos, individual e manualmente.

Ou e-mails de confirmação de compra, lembretes de pesquisas realizadas no passado, entre outros. Vamos então ver algumas ações que são passíveis de serem automatizadas.

Mensagem de boas-vindas

A melhor forma de celebrar um novo registo na sua base de dados passa por enviar ao seu contato uma mensagem de boas-vindas. Essa sequência pode ser estipulada previamente e ativada automaticamente. Uma boa ideia pode ser incluir um código promocional nessa mensagem, de modo a tornar a saudação mais gratificante ainda.

Mensagem de aniversário 

Está mais do que provado que a criação de uma atmosfera de proximidade com o cliente ajuda à sua fidelização. Por esse motivo, não deve deixar escapar a oportunidade de o felicitar por ocasião de um acontecimento especial, como o seu aniversário ou o Natal.

Contudo, não tem que se restringir somente a essas circunstâncias para enviar uma mensagem. Também pode automatizar o envio tendo em conta a última encomenda, a última vez em que o cliente teve a sua conta ativa, entre outras situações.

Mensagem de atualização

Não há nada mais importante do que manter a sua base de dados atualizada. Daí torna-se útil configurar sequências que informam o seu contato de uma qualquer alteração na sua conta. Ou, por exemplo, que houve uma atualização relativa ao seu pedido ou encomenda. 

Tem também a possibilidade de determinar as configurações do envio dessa correspondência: o horário e as condições necessárias à ativação dessa sequência.

Envio Preditivo

Um dos fatores mais impactantes sobre o sucesso de uma campanha de disparo de e-mail marketing tem a ver com o momento do envio. Qual é o timing mais adequado para o envio de um e-mail promocional?

Inúmeras teorias foram formadas e muitos estudos foram desenvolvidos, com o propósito de determinar qual a hora e o dia mais pertinentes. Contudo, a maioria dessas asserções não são inteiramente definitivas ou peremptórias. Tanto que, muitas vezes, artigos diferentes apontam para dias e horas diferentes.

A verdade é que a complexificação do mercado de trabalho na sociedade contemporânea levou à fragmentação de rotinas e horários de trabalho. Nem todas as pessoas trabalham das 9 às 18, portanto o mais normal é que cada qual tenha as suas particularidades, no que diz respeito à disponibilidade para abrir e ler um e-mail.

Com a funcionalidade de Envio Preditivo, torna-se possível uma ferramenta determinar automaticamente qual o horário mais propício para o envio de correio a cada destinatário isoladamente, com base nas suas características e em critérios comportamentais.

Para além disso, pode também programar a frequência desse envio. Estão assim criadas as condições para aumentar a sua taxa de abertura, o que é um bom primeiro passo para o aumento da sua taxa de conversão.

 

Texto: Mailify

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