moda

Ath-flow: conheça a tendência de moda que vai dominar 2021

No dia 31 de dezembro de 2019, quando o relógio marcou meia-noite, ninguém imaginou que aconteceria uma pandemia em 2020. Houve uma mudança no estilo de vida, moda e até trabalho.

Meses depois, países entraram em lockdown e fecharam as fronteiras com o objetivo de diminuir o ritmo de contaminação dos cidadãos.

A máscara block tornou-se item essencial ao sair de casa, assim como o álcool em gel. Aliás, as saídas passaram a ser apenas essenciais, levando milhares de pessoas a se adaptar ao trabalho remoto.

Assim, a casa deixou de ser espaço de lazer, adquirindo as funções de escritório, academia, restaurante e sala de cinema. Os hábitos mudaram, sobretudo em relação às vestimentas. 

Nesse novo cenário, o conforto passou a ser o principal fator no momento de escolher o look de trabalho. Em 2021, essa tendência será ainda mais forte, com o chamado ath-flow. A seguir, conheça o novo conceito e veja porque ele é uma grande aposta para este ano.

O que é ath-flow na moda?

Uma rápida retrospectiva dos looks usados em 2020 revela que peças casuais, modelagens amplas e tecidos confortáveis foram os principais fatores considerados nas escolhas diárias de quem trabalhou à distância.

A rede social Pinterest conta com mais de 400 milhões de usuários na base de dados. Assim, a empresa consegue reunir uma quantidade considerável de informações, desenvolvendo, posteriormente, relatórios de tendências, como o Pinterest Predicts.

Segundo a pesquisa, uma das tendências emergentes para 2021 é o ath-flow, nome criado por Aya Kanai, chefe de conteúdo e parcerias editoriais do Pinterest. O termo é a junção da palavra athleisure, estilo esportivo, usado fora das academias, com flow, verbo “fluir”, em inglês.

Enquanto a tendência athleisure apresenta características do estilo urbano, criando combinações despojadas e estilosas, o ath-flow valoriza o movimento e o conforto, deixando as características contemporâneas e o visual usado nas grandes metrópoles em segundo plano.

Quais são as principais peças que estão em alta na moda?

O ath-flow pode ser visto como uma versão melhorada das roupas que eram usadas em casa antigamente. Agora, essas peças ganham um toque de sofisticação, mas o conforto permanece como característica principal. Confira os principais itens a seguir.

Alfaiataria oversized

A roupa justa e o desconforto perderam espaço nos últimos meses. Uma boa opção para quem trabalha em empresas formais é a alfaiataria oversized, ou seja, com modelagens amplas. Com essas peças, é possível garantir elegância e sofisticação na reunião pelo zoom ou na sala de conferências.

Blusas caneladas

Outra peça que ganhou destaque são as blusas caneladas. Elas são confortáveis e dão um toque diferenciado na composição, ajudando a variar a tradicional camiseta de algodão.

Calças largas

Ninguém quer usar uma calça justa, que aperte o quadril, as coxas ou as panturrilhas durante um dia inteiro em casa. Por isso, as calças largas conquistaram as mulheres rapidamente. Modelos pantalona são altamente estilosos e garantem a liberdade dos movimentos.

Camisa social oversized

A camisa social continua sendo um clássico, então é importante manter algumas peças no guarda-roupa. Afinal, ela é versátil, tem alta durabilidade e apresenta uma manutenção fácil para a rotina corrida. Entretanto, os modelos que fazem sucesso na tendência ath-flow possuem modelagens amplas, seguindo a onda de roupas oversized.

Moletons e casacos

Os moletons não poderiam ficar de fora dessa lista, afinal, eles são altamente confortáveis. Entretanto, vale sair dos modelos comuns e optar por peças diferenciadas, com estampas ou cores mais interessantes. Os casacos compridos também fazem sucesso, garantindo conforto e estilo.

Macacão

O Brasil é um país tropical, então as roupas precisam ser respiráveis. Por isso, o macacão é uma das peças essenciais para quem busca conforto e estilo, tanto durante o home office quanto no ambiente de trabalho físico. Existem diversas modelagens amplas que são ideais para os dias quentes.

Atenção às cores e aos tecidos da moda

As cores neutras e básicas, como cinza, bege e off-white, ganham protagonismo na tendência ath-flow. Além delas, é possível explorar uma paleta com tons terrosos, inovando as composições de maneira sofisticada e sem grandes dificuldades.

Além das cores, os tecidos são fundamentais para essa tendência. Isso porque eles são responsáveis por garantir peças confortáveis e com toque macio. Portanto, a preferência deve ficar para as roupas de linho, algodão, tricô e cashmere.

Texto: Gear Seo