As maiores fintechs brasileiras

As fintechs são empresas que vêm crescendo bastante nos últimos anos. Através delas é possível ter uma vida financeira com mais soluções tecnológicas, além de poder fazer transações, compras físicas e presenciais e utilizar plataformas de forma mais simples.

Pessoas que querem utilizar cartões em um site de apostas, por exemplo, podem fazer sem precisar utilizar o cartão físico.

Foi através das fintechs que os cartões virtuais se tornaram populares, além de várias outras soluções trazidas para dar uma maior comodidade aos usuários de contas bancárias.

Mas o que realmente são fintechs, quais são as maiores do Brasil e como tirar proveito dessas empresas?

O que são fintechs?

As fintechs são empresas de tecnologia voltadas ao mercado financeiro, principalmente aos bancos, apesar de não serem apenas ligadas a eles. Essas empresas trazem soluções tecnológicas para os usuários, sejam eles outras empresas ou clientes finais.

De forma geral, os brasileiros já estão bem integrados com esse conceito, mesmo que talvez não tendo essa percepção.

Empresas como o Nubank, PicPay, Banco Inter, entre outras, são fintechs utilizadas diariamente para vários tipos de operações.

Essas empresas se desenvolveram no país e conseguiram alcançar um ótimo crescimento, principalmente pela facilidade oferecida aos clientes, já que encontraram maneiras de remediar um grande problema dos brasileiros: longas filas em bancos e outras instituições financeiras.

3 maiores fintechs do Brasil

O mercado das fintechs cresce a cada minuto, então muitas empresas poderiam ser listadas nesse ramo, mas vamos falar um pouco sobre as três maiores.

Nubank

O Nubank é a maior fintech da América Latina. A empresa foi considerada uma revolução no mercado financeiro por oferecer todo tipo de solução através do celular.

Guiabolso

Essa fintech foca no controle financeiro de seus clientes. O Guiabolso dá ao usuário a oportunidade de juntar todas suas contas em um só lugar, sendo possível ver de forma mais clara todos os gastos e ganhos.

Picpay

Picpay é uma instituição financeira que pode ser utilizada como carteira digital, além de oferecer vários outros serviços, como:

  • Parcelamento de boleto bancário;
  • Pagamento de contas;
  • Conta salário;
  • Crédito no celular.

Você provavelmente deve ter ouvido falar pelo menos de uma das empresas citadas acima, não é mesmo? Isso só mostra o quão grande esse mercado está se tornando.

Soluções oferecidas pelas fintechs para seus clientes

As fintechs são famosas não por se tratarem de novidades, mas por proporcionarem uma solução que há muito tempo era ignorada por todas as outras instituições bancárias. Agora você não precisa enfrentar filas enormes em bancos ou lotéricas para pagar um boleto.

Banco virtual

As maiores fintechs do Brasil estão diretamente relacionadas a bancos virtuais. Elas são as mais famosas em todo o mundo, principalmente por oferecer comodidade aos clientes, que podem resolver seus problemas e realizarem suas transações através de seus computadores e celulares.

Os maiores bancos virtuais normalmente oferecem aos seus clientes os mesmos recursos que os bancos presenciais, como cartões de crédito, a possibilidade de ter uma conta corrente, poupança, fazer empréstimos, investimentos, etc.

Cartão virtual

O cartão virtual é uma das vantagens inovadoras das fintechs. Com ele é possível fazer compras sem precisar de um cartão físico. Os clientes podem usar seus cartões virtuais de duas formas.

A primeira é adicionando os dados do cartão em um site/aplicativo, então você não precisa digitar o número do cartão, validade, código de segurança e o seu nome toda vez que for fazer uma compra na internet.

O outro modo é adicionando o cartão a uma carteira virtual como o Apple Pay e realizando pagamentos presenciais através da aproximação do telefone com a máquina de cartão do estabelecimento.

Controle financeiro

O controle financeiro também entra como uma das vantagens oferecidas pelas fintechs. É mais simples ter um controle já que tudo é reportado em alguns segundos para os usuários através das plataformas das fintechs.

Muitas operadoras inclusive oferecem soluções exclusivas para clientes que querem criar diferentes “poupanças”.