Alimentos e bebidas que reduzem a retenção de líquido no corpo

É comum que as mulheres aprendam, ainda bem cedo, sobre a importância de evitar alimentos que aumentem a retenção de líquidos no corpo.

Isso ocorre, especialmente, nos dias que antecedem a menstruação, período em que há um aumento da produção de um hormônio chamado progesterona, o que implica, naturalmente, na retenção de líquidos, sobretudo, na região do abdômen e dos seios.

Entre os alimentos mais conhecidos por intensificar esse processo, estão aqueles ricos em sódio, como frituras, salgadinhos, enlatados, industrializados, congelados, embutidos, fast food, bebidas alcoólicas e refrigerantes. 

Contudo, esse problema pode afetar qualquer pessoa e atingir outras partes do corpo, como pernas, mãos, pés e tornozelos.

Por isso, é fundamental praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada, composta por alimentos e bebidas que reduzem essa retenção, como algumas frutas, legumes e chás com limão. Conheça mais sobre isso abaixo.

Legumes

Além de manter as taxas glicêmicas e reduzir a absorção de gorduras, fortalecendo a saúde do sistema cardiovascular e digestivo, os legumes ajudam a diminuir a retenção de líquidos nas cavidades do organismo.

O principal legume com essa capacidade é a abóbora, que tem propriedades diuréticas. Ao incluí-la em sua dieta, cozida ou sob a forma de purê, não adicione sal, pois ele é uma das substâncias que mais retêm líquidos no corpo. 

Outros legumes com essa propriedade são: o aspargo, que fomenta a atividade celular dos rins e é ótimo para evitar infecções, a alcachofra, rica em fibras, aumenta a saciedade e a motilidade intestinal, a cenoura, o pepino e a berinjela, cujo suco é um ótimo diurético.

Frutas

As frutas cítricas são famosas por serem uma rica fonte de vitamina C, substância fundamental para a formação de colágeno e vasos sanguíneos, além da absorção de ferro pelo corpo e da proteção contra o envelhecimento celular. Somente isso já faz desses alimentos essenciais em uma boa dieta.

Outro benefício de alimentos como a laranja, a tangerina, o abacaxi e o limão é a sua capacidade de diminuir a retenção de líquidos no corpo. É importante consumi-los sem açúcar ou adoçante. Outras duas frutas ótimas para isso são o tomate e a maçã, que também são ótimos estimulantes das células renais.

A melancia é a fruta com maior potencial diurético, além de possuir taxas de minerais e vitaminas, como potássio e magnésio, o que faz dela um ótimo aliado do sistema imunológico humano, assim como o melão. Contudo, é importante lembrar que essas duas frutas devem ser consumidas individualmente, nunca durante a refeição ou combinadas com outras, pois, isso pode provocar indigestão.

Chás e coco

Ingerir um copo de 250 ml de água de coco diariamente é uma dica de ouro para quem precisa reduzir o inchaço, já que ele possui uma alta quantidade de magnésio e potássio, sendo, assim, um ótimo diurético.

Os chás são outra bebida diurética, com destaque para o de hibisco, casca de abacaxi, cavalinha e gengibre, com canela e limão. Como o limão é uma fruta diurética, vale acrescentar um pouco de suco puro aos chás que você ingerir.

É importante mencionar que a retenção de líquidos não tem como única causa o consumo de determinados alimentos e bebidas, mas também podem estar relacionada com problemas de saúde, como cardíacos e renais ou doenças da tireoide. Além da dieta, é essencial manter o organismo bem hidratado, a partir da ingestão mínima de 1,5 de água por dia.

Texto: Gear Seo