home office

Advocacia por home office: como melhorar a rotina?

O home office tornou-se uma realidade para um grande número de advogados nesse período de pandemia. A maioria não estava adaptado a este tipo de trabalho.

Contudo, graças às diversas ferramentas para gestão de negócios, advogados e escritórios jurídicos puderam dar continuidade às suas atividades remotamente.

Para ajudar aqueles que ainda não encontraram uma boa maneira de realizar seu trabalho virtual, a Legalcloud fez uma lista de conteúdos e sugestões para auxiliar nas atividades jurídicas por home office.

#1 Organize o trabalho de casa

A primeira dica para advogados que querem ter uma boa organização no home office é criar uma agenda, determinando o dia e horário para cada atividade.

Já existem algumas ferramentas para auxiliar nessa função, como a Agenda do Google ou a Agenda da Apple.

Além disso, é importante que haja um espaço delimitado na sua casa, que seu cérebro associe como uma zona de trabalho.

#2 Faça uma boa gestão da equipe online

A comunicação interna com a equipe de trabalho é um dos principais pontos para que as atividades aconteçam da melhor maneira.

Para ajudar nesse processo, já existem algumas ferramentas para gestão e comunicação com a equipe.

Na delegação de tarefas, o Clickup pode ser muito bom para organizar as atividades da equipe, cooperando para que os colaboradores não realizem a mesma tarefa diversas vezes, perdendo tempo, como pode acontecer por e-mail.

Para alinhar a comunicação da equipe, o Microsoft Teams é uma ótima ferramenta para realização de videoconferências, pois tem um sistema integrado com o Windows.

Este permite compartilhar e exibir a tela do computador durante uma videoconferência, o que facilita na troca de informações.

#3 Mantenha a relação com os colaboradores

Nesse período, é importante você manter a relação de trabalho com seus clientes. 

Uma boa forma de preservar e expandir o número de colaboradores é agendar reuniões virtuais, através de uma ferramenta especializada, otimizando o tempo e melhorando a comunicação externa.

A Calendly, por exemplo, é uma ferramenta para agendamento de reuniões, na qual o advogado pode marcar a data e horário do evento e, posteriormente, compartilhar o link do evento com os participantes, inclusive por e-mail.

Para realizar a reunião efetivamente, podem ser usados aplicativos de comunicação e videoconferência, como o Zoom.

#4 Assine documentos digitalmente

Assinar contrato faz parte da rotina de um advogado, pois este é o documento de garantia de que as partes cumprirão suas obrigações, o que inclui o pagamento de honorários.

Por isso, continuar trabalhando com documentos e contratos é fundamental para a existência da atividade jurídica e o retorno financeiro.

Hoje, é possível manter a assinatura de documentos até pela internet, graças à assinatura digital.

Inclusive, existe a Medida Provisória 2200/2001, que dispõe sobre todas as regras, para que documentos sejam assinados virtualmente.

Para tanto, é necessário utilizar uma ferramenta especializada nesta tarefa, como o Contraktor. Ele é uma plataforma que permite a assinatura digital e gestão de diversos contratos. 

#5 Faça um bom Marketing Jurídico Digital

Ser advogado é depender, primeiramente, de um trabalho profissional e de qualidade. Segundo, é preciso realizar um bom marketing de conteúdo, principalmente um marketing digital.

É possível realizar um excelente marketing jurídico, respeitando as especificidades do Capítulo IV, do código de ética da OAB, mesmo em home office.

Texto produzido pela Equipe da Legalcloud, a maior Calculadora de Prazos Processuais do Brasil.