A terceirização de mão de obra em serviços prediais

É fato que os serviços prediais constituem um setor no qual a terceirização tem crescido em ritmo intenso.

Serviços prediais são aqueles responsáveis pela Manutenção da estrutura e pelo funcionamento das atividades em prédios.

Como exemplos, dá para citar: portaria, zeladoria, equipes que trabalham na cozinha e na limpeza.

Além de funções como jardinagem e também aquelas que dizem respeito aos reparos em possíveis problemas nas instalações hidráulicas ou elétricas.

Vale lembrar que esses prédios podem ser tanto residenciais quanto comerciais. Sabemos o quão importante é a pintura desses locais em decorrência dos diversos efeitos que ela pode gerar nas pessoas.

Deste modo, deve-se ter bastante cuidado ao contratar uma empresa especializada em pintura predial, posto que ela será a responsável por aquilo que é capaz de proporcionar imensa sensação de bem-estar e consequentemente, aumento da produtividade comercial ou da sensação de aconchego dentro do lar.

Sendo assim, é necessária a realização de diversas pesquisas antes da contratação deste serviço a fim de garantir a satisfação do contratante e daqueles que usufruirão do local em que será aplicada a pintura.

Dentre as vantagens as quais afirmam que são oferecidas pelo aumento da terceirização destes serviços, tem-se a maior facilidade de contratação que beneficia o síndico.

Isso porque possibilita que ele economize tempo e também a diminuição das responsabilidades dos gestores dos prédios, posto que o recrutamento, o treinamento e a capacitação dos profissionais são atividades que ficam a cargo de empresas específicas.

Em relação a estes serviços, é necessário que se atente à Empresa de limpeza a ser contratada. Já que estes funcionários irão exercer um serviço diário e assim, seu contato com o contratante terá um período de duração com maior extensão.

Escolha das empresas terceirizadas

Ademais, quanto aos cuidados para tomar na contratação de serviços prediais terceirizados, o maior desafio dá para ver na escolha da empresa.

Isso porque esta ação tem baseamento em pesquisas de qualidade e não apenas em recomendações.

É evidente a relevância da autovistoria predial, processo em que uma visita técnica realiza inspeções na estrutura dos prédios.

Estas visitas costumam tem a realização por arquitetos ou engenheiros e tem como finalidade gerar uma avaliação técnica das condições do prédio quanto à sua estrutura, conservação e capacidade de funcionamento.

Caso algo não esteja em boas condições, estes profissionais devem indicar quais reparos precisam de realização.

Assim, é inegável a responsabilidade sob os cuidados das empresas prestadoras de serviços de manutenção predial e também a atenção que devemos ter ao contratá-las, já que fica perceptível que elas realizam um processo que garante a segurança.

Ao mesmo tempo, isso reduz as chances de que ocorram acidentes ou quaisquer problemas nas instalações.

É importante ressaltar que as leis de inspeção predial são diferentes em cada estado brasileiro.

Contudo, é categórico que, após a inspeção, o responsável emita um Laudo de inspeção predial.

Nele deve estar contida uma lista com tudo aquilo para verificar, e há normas ABNT, ou seja, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Ambientes verificados nas inspeções

Ainda neste tópico, há muitos os ambientes e as funcionalidades para checar. Dentre elas podemos citar:

  • Sistemas de telhados;
  • Sistemas elétricos e hidráulicos;
  • Equipamentos de combate a incêndio;
  • Elevadores;
  • Questões de acessibilidade;
  • Esquadrias.

Da mesma forma, todos os processos mencionados neste são de suma importância para a conservação e manutenção da Construção dos prédios.

E assim, a terceirização da mão de obra no que tange a estes procedimentos é um importante tópico da atualidade, já que afeta vários aspectos da sociedade em que estamos inseridos.

Perante aos fatos aqui mencionados, realizamos que este afetar acontece por meio dos impactos na habitação, seja residencial ou comercial, destes prédios.

Deve-se garantir aos ocupantes que exista segurança plena e também é válido que se proporcione sensação de bem-estar.

A questão da segurança se estende até mesmo aos arredores do prédio, já que qualquer acidente pode afetar transeuntes presentes na rua ou ocupações vizinhas.

Logo, as empresas que oferecem serviços prediais terceirizados devem trabalhar para que a qualidade de seu desempenho seja a mais alta possível, melhorando o treinamento de seus funcionários e também as condições em que eles irão trabalhar.

Garantindo assim, não só a satisfação de seus contratantes, mas também a seguridade a qual é necessária para a vida cotidiana.