Nutrição estética: o que é e por que ela pode te ajudar?

Nos últimos anos, o avanço científico e tecnológico permitiu descobrir estratégias de nutrição para cuidar melhor da saúde das pessoas. Um exemplo disso é a busca por uma alimentação mais equilibrada.

Nesse contexto, surge o aumento da procura por produtos orgânicos e receitas simples e saudáveis que te ajudem a manter o bom funcionamento do organismo e tragam maior saciedade.

Uma das práticas que ganhou muito destaque nesses tempos é a nutrição estética. Por isso, se você deseja ficar bonita de dentro para fora, confira mais informações sobre essa nutrição e como inseri-la no seu dia a dia.

O que é

Nutrição estética é um campo de pesquisa e trabalho que vem ganhando força nos últimos anos. Ela se refere à implementação do cuidado nutricional — a partir do auxílio de dietética — e está associada à prevenção de doenças crônicas e à obtenção de resultados estéticos.

Assim, a nutrição estética resgata a ideia de que comer bem é fundamental para manter a saúde e relembra que esses cuidados também possuem um impacto direto na estética das pessoas. 

Um exemplo disso é: uma alimentação adequada e rica em antioxidantes, associada a uma ingestão equilibrada de minerais e água, pode adiar o desgaste e o ressecamento da pele. 

Outro exemplo ocorre sobre a acne, cujas causas mais comuns são alterações hormonais e deficiência de nutrientes, como o zinco. Assim, a partir da anamnese (entrevista com o paciente) e de exames bioquímicos, um nutricionista pode auxiliar a pessoa a organizar melhor sua alimentação, a fim de reduzir a presença de acnes.

Contexto

O foco da nutrição estética não é recomendar o consumo de um determinado alimento, mas, sim, contextualizá-lo na vida de cada pessoa. Todos os grupos de alimentos devem ser consumidos, a fim do organismo obter um equilíbrio, mas a proporção e a frequência desses itens na dieta variam conforme a pessoa e as especificidades de sua saúde.

Nenhum alimento potencializa diretamente a ação de cosméticos, mas uma alimentação adequada é fundamental para garantir a saúde do corpo, o que também se traduz no aspecto dele. Unhas e cabelo quebradiços e pele ressecada podem ser sinais de que haja algum deficit de minerais ou de outras substâncias.

No que se refere a áreas de atuação, profissionais especializados nesse campo podem atuar em clínicas de estética, consultórios e hospitais, acompanhando o pré e o pós-operatório de cirurgias estéticas ou integrando uma equipe multidisciplinar, realizar atendimentos domiciliares ou fazer pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema.

Alimentos comuns

A nutrição dietética busca a melhor combinação de alimentos para cada pessoa. Assim, diferentemente de regimes restritivos, a ideia não é criar uma lista de alimentos que sirvam para todo mundo. É preciso analisar a situação de cada pessoa antes de definir quais alimentos devem ser prioritários em sua dieta.

Por exemplo, se alguém notou que sua pele está adquirindo um aspecto não saudável, a prioridade são os alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, verduras e fibras, como a cúrcuma, a romã, o açaí, a aveia, o azeite de oliva, linhaça, frutas cítricas, como laranja e limão, entre outros.

Além de entrevistas e exames bioquímicos, o profissional que atua com nutrição estética deve avaliar sinais no corpo do paciente e verificar se há sobrecarga ou deficiência de nutrientes, avaliar como está sua ingestão de água e as principais queixas dessa pessoa.

É importante buscar profissionais qualificados para realizar essa avaliação, já que alterações alimentares sem embasamento científico nem acompanhamento podem provocar complicações de saúde. Ademais, lembre-se de considerar a saúde do seu corpo como um todo e verificar se existem, além da alimentação, outras possíveis causas de problemas de saúde.

Texto: Gear Seo