5 razões para fazer um financiamento para empresas e ter sucesso financeiro

Não há como negar que todo empreendedor deseja ter uma empresa com crescimento acelerado, saudável e escalável. Para isso, alguns pontos precisam estar sempre em pauta e não podem faltar para esse crescimento organizado acontecer, como uma boa gestão financeira e um planejamento cuidadoso ao fazer um financiamento. 

Empreender e ter um negócio de sucesso são desafios e, embora muitos empresários ainda vejam com muita desconfiança, buscar um financiamento para empresas pode ser a melhor oportunidade para levar a sua empresa na direção certa.

Procurar por linhas de crédito que se encaixam nos objetivos é o começo de tudo. Dessa maneira, um financiamento bem idealizado pode ser a solução financeira para diversas áreas da empresa. 

Isso não quer dizer que você vai utilizar esse aporte financeiro para várias soluções, mas, sim, para projetos específicos que irão impactar no crescimento da sua empresa, sem causar nenhum tipo do transtorno no seu fluxo de caixa

Muitos empreendedores usam o financiamento para expandirem o negócio ou investir em estoque nas épocas sazonais, por exemplo.

Então, ter um objetivo bem definido para esse empréstimo empresarial é o primeiro passo.

O que eu preciso saber para identificar meus objetivos de negócio e pensar num financiamento para empresas?

Conhecendo o seu público-alvo e o mercado onde sua empresa está, um passo muito importante é ter objetivos bem definidos de forma clara e inteligente.

Um sistema de metas ideal deve buscar respeitar a realidade na qual a empresa está inserida e levar em conta as questões que regulam o mercado.

Mas como entender quais são as metas ideais para o crescimento do negócio?

Especifica: Se o objetivo for aumentar as vendas, o gestor deve ser pontual em definir o quanto quer aumentar as vendas naquele período.

Mensurável: Determinar um indicador tangível que possibilite medir os resultados. No caso do aumento nas vendas, o indicador pode ser o valor do faturamento no período definido.

Atingível: As metas devem ser possíveis de serem alcançadas.

Relevante: As metas devem fazer sentido para os times e trazer resultados positivos para a empresa.

Temporal: É preciso determinar um prazo factível para que ela seja cumprida.

Pensando nesses fatores, qual seria a primeira meta que a sua empresa buscaria alcançar? Você pode começar a traçar hoje mesmo seu plano de financiamento para decolar com seu negócio.

Como conseguir um bom financiamento para empresas?

Antes, conseguir um empréstimo empresarial era uma tarefa que envolvia muita burocracia e paciência. O mercado financeiro tradicional é conhecido pelas filas intermináveis e uma papelada sem fim, não é? 

A boa notícia é que esse cenário tem mudado mais e mais a cada dia. E novas soluções aparecem para facilitar a vida das pessoas e tornar esses processos cada vez mais simplificados.

As Fintechs, empresas que unem soluções de tecnologia e sistemas financeiros, como a BizCapital, são responsáveis por dar uma nova cara ao processo de empréstimo.

Simples, seguro e online, dando ao empreendedor o acesso a tomada de crédito, sem aquele blá blá blá que os pequenos empresários conhecem bem.

Um exemplo disso é que, segundo a Biz, 60% das pequenas e médias empresas que tomaram crédito com a fintech já conseguiram crescer, aumentando suas receitas. 

Interessante perceber que esses empreendedores já enxergaram o financiamento para empresas como um potencializador de seus negócios e já estão colhendo os frutos dessa tomada de decisão. 

5 razões para fazer um financiamento para empresas e ter sucesso financeiro 

Os principais motivos de pedidos de empréstimo são:

Capital de giro

Você sabe o que é capital de giro? É a quantia de dinheiro que mantém o funcionamento da empresa, paga as principais despesas e está ligado diretamente com a saúde financeira do negócio. 

É por isso que principalmente para pequenos e médios empreendedores que dependem desse dinheiro para crescer, precisam procurar alternativas para manter e ampliar essa quantia em caixa.

Expansão

Sabemos que quem quer crescer tem pressa e expandir cada vez mais o negócio é o grande sonho de todo empreendedor. Mas, muitas vezes, eles não têm o capital necessário para realizar esse investimento. 

Com um bom planejamento de negócios e uma visão estratégica, expandir o negócio pode não ser mais um bicho de sete cabeças.

Reforma

Não tem como negar que um visual bonito chama atenção. Ignorar a aparência do seu negócio pode ser um verdadeiro “tiro no pé”.

É a nossa apresentação para o público e causar uma má impressão pode trazer consequências bem ruins para a empresa. 

Mas na correria do dia a dia, reformas costumam ficar para trás. Manter um ambiente aprazível, que dê conforto e confiança para seus clientes pode ser o melhor caminho para o sucesso do negócio.

Estoque

Para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, é fundamental ter um equilíbrio entre a compra e a venda para que não falte o estoque dos seus produtos. 

A geração de lucro e o funcionamento da empresa dependem da oferta de produtos disponíveis. Não há dúvidas que esse é um dos motivos que deve estar sempre no radar dos empreendedores.

Equipamentos e Maquinários

A compra de novos equipamentos e maquinários passa por conseguir atender demandas importantes e impacta diretamente no crescimento de uma empresa.

Quando um empreendedor não consegue atender um cliente por falta de estrutura, é uma grande perda para a empresa. 

Nós sabemos que pequenos empresários passam por esse tipo de dificuldade.

Ter acesso ao crédito de maneira rápida para resolver esse problema é de grande importância e alívio para quem precisa crescer e não tem recursos financeiros suficientes.

Gostou das dicas desse artigo? Nós da BizCapital estamos aqui para ajudar empreendedores que desejam ver seus negócios decolarem de maneira saudável e escalável. Para conferir outras dicas de empreendedorismo ou entender um pouco mais sobre empréstimo para empresas siga as nossas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça mais sobre nós pelo site bizcapital.com.br e faça uma simulação sem compromisso do seu financiamento.