transformação

Por que as empresas precisam fazer uma transformação digital?

No mundo de hoje, só se fala em transformação digital. Conceitos como inteligência artificial, machine learning, automação, marketing digital estão entre os assuntos mais populares no mundo dos negócios. 

Mas, vale a pena refletir: afinal, por que realmente é importante que as empresas tenham uma estratégia de transformação digital? Primeiramente, é importante entender o que de fato significa este conceito

Frequentemente, a transformação digital é definida como uma implementação de tecnologias digitais em todas as áreas da empresa.

Entretanto, a verdadeira transformação digital é mais do que isso. Ela é realmente útil se ajudar a organização a descobrir novas fronteiras de inovação através das tecnologias. Desta forma, os negócios da empresa serão naturalmente impulsionados. 

Tornar uma empresa mais digital, significa encontrar novas possibilidades para prestar serviços e oferecer produtos, visando uma melhor experiência para os clientes. 

Poderíamos dizer também que a transformação digital é a busca de novas maneiras de interagir com os consumidores. 

Por que a transformação digital pode fazer as empresas crescerem?

Antes de trazer mais tecnologia para sua empresa apenas por modismo, ou porque todo mundo o faz, conheça algumas razões pelas quais a transformação digital pode trazer crescimento às empresas.

Traz melhor experiência aos clientes

O cliente de hoje, espera das empresas o mesmo tipo de experiência tecnológica que possuem em suas vidas pessoais. 

Atualmente, existem inúmeras opções de parcerias capazes de agilizar a entrega de produtos e serviços da maneira que os clientes esperam.

O mercado exige cada vez mais que as empresas possuam serviços de TI híbridos, bem como capacidade de networking entre diversas organizações. Para dar um exemplo bem simples, atualmente muitas pizzarias usam o serviço de entrega terceirizado de empresas baseadas em aplicativos como Loggi, UberEats, etc.

Trazer a melhor experiência ao usuário é fundamental em qualquer processo de transformação digital nas empresas.

Para os responsáveis pela área de TI, a necessidade de manter a disciplina operacional em torno do desempenho tecnológico continuará sendo uma prioridade.

Ajuda os funcionários a serem mais eficazes

Constantemente, as empresas buscam novas maneiras melhorar a produtividade. Assim, o envolvimento da força de trabalho nas implementações tecnológicas é fundamental. 

A transformação tecnológica desempenha um papel fundamental para motivar o time da empresa, pois faz com que tarefas mais mecânicas, burocráticas e repetitivas sejam simplificadas, deixando mais tempo para atividades estratégicas e criativas.

Sistemas de gestão fiscal, ou ERP podem automatizar tarefas como folha de pagamentos,notas fiscais, impostos e outras, permitindo que o pessoal se concentre em oportunidades de negócios mais amplas.

Oferece mais segurança

Uma das maiores dores de cabeça de muitas empresas é como conseguir manter seus dados realmente seguros

Esta tarefa tem se tornado cada vez mais complicada, exigindo medidas como limitações mais rigorosas em relação aos acessos, compliance de dados e proteção contra ciberataques

Entretanto, mesmo as medidas de segurança mais rigorosas são inúteis se uma rede com baixo desempenho forçar a equipe a ir a outros lugares em busca de flexibilidade ou velocidades mais rápidas.

É essencial que as empresas implementem estratégias de segurança consistentes em todas as redes, aplicativos e dados, quaisquer que sejam os serviços ou provedores que estejam sendo usados.

Fortalece as parcerias comerciais

As demandas dos clientes aumentam cada vez mais e a concorrência entre empresas no mercado é feroz. 

De maneira geral, as empresas têm se tornado cada vez mais interligadas umas às outras. Trabalham com fornecedores, distribuidores, terceirizados e consultores, para conseguir produzir uma gama mais diversificada de produtos e serviços.

O gerenciamento de todos estes parceiros geralmente requer comunicação baseada em documentação, um processo visto como um obstáculo à eficiência da organização. 

Assim, a utilização de tecnologias como sistemas de assinatura eletrônica, por exemplo, permitem um fluxo de trabalho mais simplificado e preciso. 

À primeira vista, o investimento em tecnologia pode assustar e parecer alto demais. Porém, a médio e longo prazo, a transformação digital gera grande economia de tempo e recursos financeiros para as empresas.

Para permitir que os efeitos da transformação digital sejam realmente eficazes, é importante que as empresas se cerquem de bons parceiros de negócios e de tecnologia.

Empresas de ponta na área de TI, ajudam a projetar objetivos de negócios mais amplos. Parcerias honestas e transparentes colaboram para que as metas de crescimento da empresa sejam plenamente atingidas.

Texto produzido por Control F5 IT