equipamentos

Importância da manutenção e limpeza em cozinhas

A montagem de bares, lanchonetes, padarias ou restaurantes exige um alto investimento inicial. O montante deve dar conta de todas as licenças necessárias para o empreendimento, além de possibilitar a compra de equipamentos, como o fogão industrial, refrigeradores, fornos, fatiadores, lava-louças e até bancadas, pias e mesas.

Nesse sentido, a ausência de manutenções preventivas é um problema recorrente nas cozinhas industriais, que frequentemente gera gastos elevados e inesperados para a troca de peças, ou dos próprios maquinários em caso de defeitos.

Por isso, os empreendedores do setor precisam compreender que a manutenção de suas cozinhas não é um gasto extra, mas sim uma forma de garantir a durabilidade dos equipamentos.

Da mesma forma, a limpeza de todos os itens, como mesa de inox para cozinha industrial, armários e utensílios, é fundamental para o sucesso do negócio.

Benefícios da manutenção preventiva em cozinha industrial

Perdas e ineficiências operacionais são grandes vilões dos empreendimentos. As falhas têm potencial para afetar o faturamento líquido, com quebras de equipamentos e outros prejuízos que podem ser evitados na manutenção preventiva.

Como vantagens de manter a cozinha com a manutenção sempre em dia, é possível citar ainda:

  • Garantia de qualidade dos alimentos, com maquinários eficientes e limpos;
  • Evita o aumento de custos com energia, devido a sobrecargas;
  • Aumenta a vida útil e eficiência dos equipamentos;
  • Impede a perda do investimento inicial em equipamentos.

Frequência ideal de inspeção nos equipamentos

Para garantir os benefícios, é essencial a realização de inspeções completas na cozinha. Com relação à periodicidade, vai depender do tipo de equipamentos envolvidos, a incidência de uso, dentre outros fatores.

Um exemplo são as cozinhas ativas em três turnos, em que os equipamentos sofrem desgaste o tempo todo, em comparação com aquelas que são utilizadas apenas para o almoço.

Entretanto, as inspeções devem ser frequentes para que a manutenção preventiva realmente tenha o poder de evitar quebras, redução da performance, diminuição da vida útil, perda de alimentos e outros problemas envolvidos.

Importância da limpeza para cozinhas industriais

Todos os utensílios e equipamentos de cozinhas industriais precisam ser higienizados diariamente, evitando diversos problemas que podem colocar em risco até mesmo a existência do estabelecimento.

Assim, a higienização de armário em aço inox para cozinha industrial pode ser terceirizada, assim como a limpeza de todos os maquinários. A principal vantagem é contar com profissionais especializados, que vão aplicar as técnicas certas para sanar as necessidades de cada equipamento ou instalação.

Em alguns casos também é possível contar com os fabricantes, que muitas vezes possuem assistências técnicas bem como o próprio serviços de assistência técnica especializada para as manutenções de qualidade e com segurança, permitindo o pleno fluxo de trabalho.

Ao contratar uma fabrica de forno a lenha, por exemplo, a tendência é poder contar com o fabricante em caso de problemas na alvenaria.

Dicas para a higiene e limpeza de cozinhas industriais e seus equipamentos

A salubridade de uma cozinha industrial e a qualidade dos alimentos servidos dependem de boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos.

Nesse sentido, o material das instalações e equipamentos contribui para facilitar a higienização e a assepsia.

Uma pia inox, por exemplo, além de ser simples de lavar, não sofre com rachaduras que servem para a proliferação de microrganismos. Esse é o motivo pelo qual o aço inox se faz presente na maioria dos equipamentos de cozinha.

A limpeza dos itens em aço inox não requer produtos químicos. Pelo contrário, usar soluções com alvejantes ou ingredientes abrasivos para limpar bancadas e prateleira de aço pode causar danos e manchas ao material.

Para a manutenção diária das estruturas e equipamentos em aço inox, recomenda-se o uso de água quente e um pano ou esponja, adicionando detergente para lava louças, se necessário.

O ideal, no entanto, é limpar ou esfregar as peças com padrões lineares constantes e evitar movimentos circulares para manter o acabamento escovado.

No caso de manchas de água ou impressões digitais, basta utilizar um limpador de vidros, lustrando os itens.

Já os resíduos de comida mais resistentes podem ser removidos com limpadores específicos para o material e escovas velhas, usadas para esfregar as superfícies.

O bicarbonato de sódio também pode ser um bom aliado, cobrindo a área problemática por meia hora e facilitando a limpeza.

Na cozinha industrial, o cuidado regular é fundamental para o cumprimento das normas e legislações que envolvem os estabelecimentos comerciais. A regularidade também torna os processo mais simples e garante a qualidade dos instrumentos e alimentos produzidos.