Tendências e inovações tecnológicas para B2B

Para se manterem competitivas, as empresas devem acompanhar as tendências e inovações à medida que os avanços tecnológicos continuam a influenciar o mercado B2B (Business to Business). 

O contínuo fluxo de novidades e métodos de execução exige o redirecionamento dos esforços das equipes visando destacar o negócio. 

Apenas ter conhecimento sobre o que acontece fora da sua empresa não é o bastante para fazer uma transformação completa. Entretanto, você saberá como pode começar para se nivelar aos seus concorrentes e depois ultrapassá-los. 

Embora existam muitas tendências tecnológicas impulsionando essas mudanças, o conceito geral é simples: o cliente está no controle. O modelo antigo de conduzir o consumo está sendo lentamente substituído pelo conceito de atender às necessidades do cliente B2B.

Ao revisar cuidadosamente sua posição de mercado e a implicação das tendências nos processos, você terá os insights necessários para decisões estratégicas. Confira as principais novidades para alavancar os seus negócios! 

Business Intelligence – Democratização de dados

A BI (“Business Intelligence”, Inteligência de Negócios) está experimentando um reavivamento em uso e discussão. Uma grande razão é a sua democratização. Durante décadas, as empresas B2B investiram somas em seus dados e métodos de geração de insights.

Uma grande falha com essa abordagem, no entanto, é que as engrenagens da empresa (também conhecida como colaboradores) não podiam acessar dados e conhecimentos. Assim, as únicas informações que recebiam eram limitadas.

Agora, com o advento das ferramentas de nuvem (cloud computing) e de diagnósticos, as informações estão ficando mais acessíveis e capazes de serem aproveitadas por todos para aperfeiçoar os negócios. 

Os benefícios a curto e longo prazo podem ser enormes, pois agora com a clareza de informações e o acesso ao conhecimento podem até mesmo melhorar as taxas de retenção de talentos.

Por isso, as inovações e melhorias contínuas incentivam o trabalho colaborativo e derrubam os gargalos que afetam o desenvolvimento da empresa. 

Pesquisa por voz alterando fluxos de trabalho B2B 

Dada a popularidade dos dispositivos de busca de voz e todos os sinais apontando para o aumento do seu fandom (grupo de fãs), pode fazer sentido implementar a tecnologia no local de trabalho.

O desafio não é tanto fazer com que os colaboradores adotem a tecnologia de voz, mas ter clareza sobre o potencial da eficiência desse recurso. Afinal de contas, algumas pessoas já utilizam esse recurso em seus celulares e, até mesmo, em suas casas. 

Com efeito, essa tendência deve se estabelecer em breve e à medida que os hábitos de pesquisa de voz dos consumidores B2B continuam aumentando. Consequentemente, os
executivos das empresas perceberão o valor de ajudar os fluxos de trabalho com recursos de busca de voz.

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Inteligência Artificial automatizando mineração de dados

A IA (Inteligência Artificial) é um tópico regular de discussão em quase todas as indústrias que existem. E isso não difere no espaço de análise de dados.

À medida que as empresas buscam ampliar o acesso a dados em suas organizações, a IA e o ML (“Machine Learning”, Aprendizagem de Máquina) são papéis centrais para garantir que melhorias sejam geradas para todos.

Embora muitas coisas em torno da IA não estejam claras, o efeito sobre a análise será de acessibilidade. Com isso, os usuários não técnicos conseguirão interpretar e utilizar as informações rapidamente. Quer saber mais? Baixe o material Mitos sobre Marketing Digital.

Mudança do Outbound para Inbound Marketing

O outbound marketing é conhecido e utilizado pelas empresas B2B há algum tempo. No entanto, nossa sociedade digital mudou o protocolo de mensagens dos clientes

É por isso que o e-mail marketing, blogs, e-books e outros tipos de conteúdos com foco em inbound marketing são tão eficazes em todas as etapas da jornada do cliente.

A razão pela qual essa abordagem ganha em todos os níveis do funil é que o comércio digital não gosta de seguir estratégias tradicionais.

Há uma interação contínua entre várias etapas da jornada do cliente. A melhor maneira de uma organização B2B se posicionar para o sucesso é oferecer e distribuir conteúdo de qualidade em diversos canais da web como: 

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • E-mail marketing;
  • Google;
  • Entre outros.

Dependendo do negócio, outros meios de conteúdo orientados à qualidade podem incluir podcasts, um canal do Slack e um fórum interno no site.

O espaço B2B pode não se mover no ritmo que a indústria B2C faz e mesmo assim não está tão atrás. Procure implementar tendências para influenciar gradualmente mais fluxos de trabalho B2B nos próximos meses.

Todos os tipos de comércio se movem mais rápido atualmente, mas as empresas B2B, em particular, têm a reputação de demorar a adotar novos processos e inovar nas tecnologias existentes.

Talvez se deva ao fato das interações B2B tradicionalmente se desenvolverem através de meios mais pessoais. O que você achou dessas tendências? Se quiser, podemos conversar! 

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