Como escolher uma cozinha compacta para sua casa?

Com o aumento populacional e dos números de prédios, as casas estão ficando cada vez menores, obrigando as empresas de móveis modulados a buscarem alternativas criativas para compor os espaços, cozinha e atenderem todas as necessidades dos consumidores. 

O armário de cozinha compacto é um clássico da atualidade, com vários modelos e funcionalidades disponíveis no mercado. Se você se interessou e já pensa em comprar uma peça desta mobília, acompanhe nossas dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha. 

Tire as medidas do ambiente

Um dos primeiros passos antes de ir às compras é verificar as medidas da cozinha, principalmente se a escolha for optar por um móvel modulado. Se o espaço do ambiente for reduzido, os nichos e prateleiras precisam caber no local e atenderem todas as necessidades do comprador. 

Verifique a capacidade armazenamento

Quando for fazer uma lista dos armários modulados que mais lhe interessam, observe com cuidado suas capacidades de armazenamento. Cada vez mais as cozinhas são equipadas com um número maior de eletrodomésticos que prometem facilitar as coisas na hora de cozinhar.

Essa mudança também se refletiu nos projetos de armários de cozinhas compactas, com aumento de nichos, gavetas e outros mecanismos capazes de guardarem um número grande de objetos culinários de forma organizada. Portanto, antes de fechar uma opção, faça um inventário dos seus utensílios e busque uma mobília que comporte suas necessidades. 

 Otimize o espaço da cozinha

Em uma cozinha compacta, otimizar o espaço é fundamental para não passar a impressão de que os móveis e objetos estão “estocados” ali. Uma ideia para dispor os itens do ambiente é fazê-los no formato de um triângulo imaginário. Normalmente, esta dica é aplicada aos elementos mais utilizados da cozinha: a pia, o fogão e a geladeira. 

Outra dica para economizar no espaço, muitas vezes indisponível, é optar por modelos de gabinetes que contenham portas com aberturas superiores ou de correr. Trocar cadeiras por banquetas também é uma excelente sugestão. 

Se mesmo com essas recomendações, você sentir que sua cozinha ficará muito apertada, talvez deve-se considerar a hipótese de fazer um armário sob medida.

Cores que combinem para cozinha

As cores são um dos pontos mais importantes de um armário de cozinha compacta, visto que este móvel costuma ser o destaque do ambiente e consequentemente afetando a decoração como um todo. 

No caso de cozinha ambientes, apesar de a escolha das cores ser livre, a sugestão é optar pelos tons claros, por exemplo, o branco, bege e amarelo-claro. Esse tipo de coloração transmite uma sensação de aconchego e amplitude ao ambiente. 

Caso escolha por um tom mais escuro, o ideal é aproveitar muito bem a iluminação natural e investir também na iluminação artificial, assim a estrutura visual do espaço não é prejudicada. 

É importante também lembrar que em cozinhas em estilo americano, aconselha-se combinar o armário compacto com o todo o cômodo, para que não fique um ambiente muito carregado visualmente.   

Atenção aos eletrodomésticos 

Alguns modelos de armários compactos de cozinha atualmente possuem espaço para compor fogões, geladeiras, micro-ondas, além de nichos para outros eletrodomésticos menores. 

Antes de comprar um móvel é importante já ter em mente as medidas dos aparelhos para saber se vão se encaixar nos espaços disponíveis do modelo escolhido. Outra sugestão é verificar se as prateleiras estão muito altas em relação aos usuários. 

Não esquecer o clássico

Quando pensamos em uma cozinha pequena, geralmente associamos com algo moderno devido ao fato da tecnologia empregada e da diminuição dos cômodos que é um aspecto das casas atuais. Contudo, isso não significa deixar os modelos clássicos de lado.

Os gabinetes clássicos, conhecidos por serem tão elegantes quanto robustos, é uma opção que combina com qualquer tipo de ambiente, dando um visual incrível para seu cantinho. 

Texto: Gear Seo