8 tendências estratégicas de marketing digital para 2022 

Ao considerar sua estratégia de marketing anual, é importante considerar as tendências para 2022. 

Pois, terá uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes se começar a implementar novas atividades de marketing em um estágio inicial.

1. Inteligência artificial

No campo do marketing digital, a inteligência artificial permite otimizar suas medidas, enquanto a automação permite a análise precisa de padrões de pesquisa e informações do cliente. 

A inteligência artificial já é utilizada nas seguintes áreas:

  • Marketing de email personalizado;
  • Geração de palavras-chave para criação de conteúdo;
  • Transações de comércio eletrônico;
  • Recomendações de produtos com base em dados coletados.

Ela cria conexões entre conjuntos de dados que seriam muito complexos e demorados para os humanos.

2. Marketing de micro influenciador

Embora o marketing tradicional de influenciadores agora domine muitas redes sociais, os micro influenciadores oferecem aos empreendedores um grande potencial, que você definitivamente deve usar em sua empresa em 2022.

Os micro influenciadores diferem dos macro influenciadores por terem um número menor de seguidores. 

A principal característica desses perfis de mídia social é a alta taxa de interação e engajamento. 

Os micro influenciadores geralmente atendem a um determinado nicho, o que os torna particularmente atraentes para trabalhar com empresas adequadas.

3. Marketing interativo e ágil

Os métodos ágeis estão cada vez mais sendo usados ​​no mix de marketing para que as empresas possam reagir mais rapidamente às mudanças na comunicação de marketing. 

Elementos interativos em sites de empresas ou canais de mídia social se tornarão ainda mais importantes no próximo ano. 

Os seguintes elementos podem ser usados ​​em marketing interativo:

  • Avaliações e questionários;
  • Jogos e questionários;
  • Vídeos interativos;
  • Enquete;
  • Competições.

Para fortalecer o vínculo com sua marca e produtos, você deve envolver os usuários e compartilhar informações com eles.

4. Vidas e histórias

Lives se tornou um dos formatos de conteúdo online mais populares no ano passado. Essa tendência continuará em 2022 e continuará crescendo em popularidade.

Tanto no Instagram quanto no Facebook, os usuários estão cada vez mais preocupados com conteúdos de curta duração, como histórias. 

A disponibilidade exclusiva dessas fotos ou vídeos os torna particularmente atraentes para seus seguidores.

5. Pesquisa lingüística e visual

Os motores de busca também estão expandindo suas ofertas para incluir pesquisas linguísticas e visuais em 2022. 

Por exemplo,uma loja que venda sapatenis e outros calçados, os clientes poderão obter informações sobre um sapato específico usando uploads de imagens. 

Como proprietário de uma empresa, você deve se certificar de que seus produtos são compatíveis com este serviço de pesquisa.

A pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular. Os profissionais de marketing devem otimizar suas páginas de produtos para um número crescente de usuários.

6. Marketing de conteúdo e narrativa

O marketing de conteúdo tornou-se parte integrante das redes sociais e do marketing digital. 

A criação de conteúdos que agreguem valor para seus usuários geram muitas visitas em todos os seus canais digitais.

Em sua estratégia de marketing, certifique-se de que o conteúdo seja simples e claro para que seus clientes em potencial possam encontrar facilmente o caminho em torno da abundância de informações na Internet. 

A combinação de marketing de conteúdo de alta qualidade e narrativa exclusiva ajudará sua empresa a tornar a jornada do cliente emocionante.

7. Conteúdo de vídeo mais curto

Os vídeos ainda são muito populares no marketing de mídia social. Em vez de vídeos longos, a tendência é para conteúdos mais curtos que os usuários assistem até o fim. 

O Google espera que até 2025 a participação do conteúdo de vídeo em todo o tráfego da Internet aumente para 80%. 

Como o número de vídeos online continua a crescer, os profissionais de marketing online precisam desenvolver estratégias apropriadas para incorporá-los ao mix de mar.

8. Proteção e segurança de dados

A humanidade está enfrentando uma nova era, pois a proteção de dados está se tornando um tema relevante para todas as empresas. 

Com a introdução do GDPR no mundo do comércio, obstáculos relevantes para a coleta de dados podem afetar sua empresa, o que você deve levar em consideração em sua estratégia de marketing.

A proteção de dados pessoais se tornará cada vez mais importante em 2022, pois o Google anunciou a eliminação dos cookies de rastreamento até o final de 2023. 

A comunicação transparente e a boa preparação tornam mais fácil para os profissionais de marketing lidar com esses novos desafios.

As próximas etapas para sua empresa em marketing digital

As tendências apresentadas aqui são um ponto de partida ideal para desenvolver sua estratégia de marketing para 2022. 

Para se adaptar às novas mudanças no marketing digital, você precisa ter certeza de que possui recursos suficientes em marketing de mídia social.

Otimize seu conteúdo e entre em contato mais próximo com seus potenciais clientes por meio de um conteúdo personalizado e interativo. 

Certifique-se de que sua empresa tenha funcionários com experiência adequada em marketing online e de conteúdo.

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