marketing afiliado

8 coisas que eu gostaria de saber (e ninguém me disse) antes de iniciar no marketing de afiliados

Neste artigo eu vou te dar 8 Dicas para ajudá-lo a evitar erros comuns que eu cometi quando iniciei no marketing de afiliados para você economizar tempo e dinheiro ao iniciar neste modelo de negócio online.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodrigo Lopes, mas você me encontra na internet como Rod Lopes Profissional Digital.

Estou envolvido no mercado digital de afiliados desde 2010, e posso dizer com segurança que adoro o que faço, até porque me permite conectar-me diretamente com meu público sem ter intermediários.

O marketing de afiliados é uma das indústrias mais interessantes e lucrativas da Internet na qual as comissões são ganhas pela promoção de produtos e/ou serviços de uma empresa, seja através da sua pessoa como influenciador(a) ou uma loja virtual onde será possível realizar a compra. 

Este modelo de negócio online consiste em um grupo gigantesco de profissionais digitais que desejam monetizar seus sites e é uma grande oportunidade para profissionais de marketing digital e anunciantes fazerem parcerias para promover seus produtos, serviços, marcas ou até mesmo programas de afiliados.

No entanto, há algumas coisas que eu gostaria de ter sabido antes de começar.

1. Tenha acesso às métricas

Não há como crescer um site de afiliado ou ganhar mais com ele se você não souber quantas ele tem todos os dias e de onde elas vêm.

Portanto, é fundamental rastrear, analisar e determinar quais canais de marketing estão trazendo mais tráfego para que você saiba onde concentrar esforços quando se trata de promover ofertas de afiliados.

Aqui estão algumas das métricas que você precisa acompanhar:

  • Visitas mensais e visitantes únicos diários. Quanto mais seu site recebe, maiores são as chances de vendas.
  • Quantas vendas você conquistou esta semana? Acompanhe o desempenho de cada oferta de afiliado para determinar quais ofertas estão convertendo melhor.
  • Quanto foi ganho com cada oferta? É vital controlar quantas vendas são geradas a partir de cada programa de afiliado, uma vez que recebemos uma comissão diferente pela venda do mesmo produto. Isso ajudará a determinar qual rede de afiliados e produtos convertem melhor para seu site ou blog, e a fazer melhores ofertas para obter ainda mais vendas.
  • De quais países ou estados os visitantes são? Essa métrica indicará o público-alvo do país ou estado que converte melhor para ajudar a selecionar as ofertas certas para o seu mercado.

2. Não espere grandes ganhos da noite pro dia

Se você está começando como afiliado, não espere sucesso tão rápido, porque milhares de profissionais digitais já fazem isso há anos, mas ainda assim lutam para encontrar receita do sucesso.

Não estou sugerindo evitar metas, apenas que é importante ser paciente e trabalhar arduamente para ver resultados significativos.

Este é um negócio como qualquer outro, então a receita dependerá de quanto tempo, esforço e paciência você está disposto a investir.

3. Nunca pare de aprender

Uma das lições mais importantes que guardo comigo ao longo dos anos como afiliado é que não há fim para o aprendizado ou compartilhamento de conhecimento.

Este tipo de negócio online muda muito rapidamente; novas tendências aparecem o tempo todo e as antigas morrem rapidamente.

Os chamados gurus aposentam seus sites de afiliados a cada poucos meses apenas para lançar novos, então você precisa estar pronto para aproveitar as mudanças e investir em recursos e aprendizagem através de conteúdo de blog de marketing de afiliados, entrevistas e estudos de caso ao longo do caminho.

4. Evite supervalorizar seu produto ou serviço

Uma das primeiras coisas que muitos profissionais de marketing fazem ao iniciar um site afiliado é promover seus próprios produtos e serviços, mas é importante não supervalorizá-los, porque esse tiro sairá pela culatra no longo prazo.

Lembre-se de que você precisa do seu público mais do que ele precisa de você, portanto, forneça recursos, informações e percepções valiosas que os ajudarão a resolver seus problemas.

Comece construindo autoridade em um nicho, compartilhe conteúdo gratuito de forma consistente e envolva-se na comunidade.

Então, quando você conseguir tráfego real para seu site, crie uma oferta que esteja diretamente relacionada ao que você já compartilhou em seu blog, site ou mídias sociais.

5. Não force uma venda para os visitantes

Um dos maiores erros que vejo os afiliados cometendo repetidamente é tentar vender para seus visitantes em vez de fornecer ofertas de alta qualidade que combinem bem com o que eles querem e precisam.

Por exemplo, se alguém está procurando uma cama para cachorro ou uma coleira, não compraria uma oferta relacionada a aulas de ioga, porque é totalmente irrelevante e não corresponde ao que está procurando. 

Portanto, antes de tentar vender algo aos seus visitantes, certifique-se de que fez uma pesquisa e chegou a ofertas que correspondam exatamente ao que o público está procurando.

6. Faça testes

Outro erro que vejo com frequência é adivinhar o que funciona melhor em vez de testar ideias antes de investir tempo, esforço e dinheiro.

É por isso que sugiro ferramentas de teste A / B para pelo menos algumas campanhas, pois elas darão informações valiosas sobre o que está funcionando no momento, sem riscos.

7. Não deixe dinheiro na mesa

Muitos afiliados são rápidos para começar a promover uma nova oferta no momento em que ela vai ao ar.

Ainda assim, eles não conseguem otimizar e promover totalmente a oferta antes de disponibilizá-la.

Em muitos casos, isso significa que você estará deixando muito dinheiro na mesa ao não testar sua página de destino, imagens, a copy do anúncio, o formulário de captura de lead, etc.

Isso não significa necessariamente gastar dias ou semanas executando testes A/B, mas pelo menos tente dividir o teste antes de promover uma oferta amplamente.

Isso lhe dará uma chance melhor de converter mais visitantes em compradores porque você dedicou um tempo para otimizar tudo do início ao fim.

Este é o processo que utilizo para cada nova campanha das minhas ofertas e funciona perfeitamente.

8. Não tenha medo de desistir

Por último, lembre-se de que não é feio desistir de algo que claramente não está funcionando.

Mesmo que seja difícil abandonar uma campanha ou site de afiliados, é vital perguntar se os resultados valem o tempo e o esforço, e então, possivelmente, coloque essa energia em algo que tenha melhores chances de sucesso.

Não deixe que os outros façam você se sentir mal por mudar as coisas, porque não existe isso de fazer tudo certo, então apenas faça o que fizer sentido.

Afinal de contas, não existe uma maneira absolutamente certa ou errada de fazer marketing de afiliados, mas você deve pelo menos ter um plano que inclua saber quanto você está disposto a gastar em publicidade, onde está o seu nicho e quais as ofertas se convertem melhor.

Quanto mais tempo e esforço você investir para aprender e testar tudo primeiro, mais provável será o sucesso.

Rod Lopes é um Profissional Digital. Mais de 10 anos transformando ideias em negócios online e ajudando pessoas e empresas a se posicionarem melhor no mercado online. 

Mentor de Profissionais de Marketing Digital que querem dar um UP na carreira. Investidor Digital considerado um dos melhores Profissionais Digitais do Brasil.