gatilhos mentais

6 Gatilhos mentais que irão aumentar suas vendas

Gatilhos mentais são técnicas que estimulam o comportamento do público de uma maneira positiva e inovadora, aumentando a probabilidade de que ele tenha ações que beneficiem o seu negócio. 

Estes gatilhos possuem o objetivo de promover via marketing a proposta de valor de empresas e marcas, e proporcionam ao público algum tipo de incentivo que faz com que ele se envolva e tome ações positivas. 

Se você não conhece os gatilhos mentais, não se preocupe, pois trouxemos um conteúdo completo que irá abordar seis gatilhos mentais para aumentar suas vendas de uma vez por todas

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estruturas de aprendizado que ocorrem em nosso cérebro. São motivações e comportamentos que nós internalizamos durante o aprendizado, que nos impulsionam a agir de determinada forma. 

Os gatilhos mentais são formas de influência usadas na publicidade para cativar o interesse dos consumidores. 

Estas técnicas são muito eficazes em manipular o comportamento do público de uma forma indireta, e assim contribuir para que os objetivos de marketing sejam alcançados.

Exemplo de utilização de gatilhos mentais

Imagine que você acabou de criar um post e inseriu backlinks para site de terceiros. Como ter certeza que o leitor irá clicar no link?

A resposta é os gatilhos mentais, pois através deles você conseguirá fazer com que o leitor “sinta” vontade de clicar naquele link, aumentando suas chances de conversão.

Tipos de gatilhos mentais

Gatilho mental da escassez

O gatilho mental da escassez é usado para despertar o desejo dos consumidores por um produto, serviço ou experiência limitada. 

Quando se trata de escassez, a pressão é criada quando se trata de produtos que estão perto de se esgotar, ou quando o preço é elevado e o orçamento está limitado.

O fator escassez é muito eficaz quando uma empresa oferece produtos ou serviços limitados ou quando os produtos ou serviços têm um determinado preço de fim de linha, o que significa que tem um preço elevado, mas é limitado. 

Os consumidores sentem que, se não agirem antes que os produtos ou serviços se esgotem, eles perderão a oportunidade.

 

Gatilho mental da urgência

O gatilho mental da urgência é usado para criar uma sensação de pressa nos consumidores. 

A pressa estimula a tomada de decisões rápidas que possam ser favoráveis ​​para a marca. 

Essa tática é usada para assegurar que os consumidores tomem a ação desejada antes que seja tarde demais. 

Esta forma de influência é usada por muitas marcas para conduzir campanhas com o objetivo de gerar vendas, pois estimula o impulso de comprar.

Gatilho mental da autoridade 

O gatilho mental da autoridade é usado para inspirar confiança nos consumidores. As marcas usam essa tática para transmitir autoridade e credibilidade. 

Por exemplo, uma empresa pode usar depoimentos de profissionais, especialistas ou autoridades em seu campo. Esta tática mostra aos clientes que a empresa sabe o que está fazendo e é confiável. 

Gatilho mental da curiosidade

O gatilho mental da curiosidade é mais uma forma de levar os clientes a descobrir produtos ou serviços novos. 

Esse gatilho mental é usado para criar interesse nos consumidores, para então promover a marca. Por exemplo, a marca pode usar títulos intrigantes para criar curiosidade nos consumidores.

Gatilho mental da novidade

Novidade e inovação são importantes para que as marcas se mantenham atuais e inovadoras. 

As empresas usam o gatilho mental da novidade para gerar interesse nos consumidores para o lançamento de novos produtos ou serviços. 

A novidade dará aos clientes a sensação de que estão experimentando algo inovador e único que não existia antes.

Gatilho mental da prova social

A prova social é usada para mostrar aos consumidores que outras pessoas usaram e gostaram dos produtos ou serviços da marca.

Esta é uma ótima maneira de mostrar que a marca é confiável e de confiança. As empresas usam esta técnica para inspirar confiança nos consumidores.

Para isso utilizam: Recomendações, depoimentos e ações reais de clientes para mostrar que os produtos ou serviços são bons. 

Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre gatilhos mentais, com certeza pode utilizá-los nas suas campanhas e começar a vender muitos produtos.

Mas, não se esqueça de voltar ao site sempre que precisar de mais dicas, pois estamos sempre trazendo novidades que, com certeza você não vai querer perder.

Até mais!