5 dicas para construir sua casa

Está pensando em construir sua casa e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, nós estamos aqui para te ajudar com isso, pois iniciar uma construção não é nada simples.

Além disso, você precisa pensar em como construir sua casa com eficácia e economia para garantir um bom resultado sem desperdiçar dinheiro. Por isso, é importante se atentar a diversos detalhes na hora de construir uma casa, evitando problemas e preocupações.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para te ajudar a construir sua casa. Com essas dicas, você terá bons resultados sem desperdiçar dinheiro e tempo. 

As cinco melhores dicas para construir sua casa

Para construir uma casa com eficácia e sem desperdícios, você deve se atentar a diversos fatores, contratar alguns serviços específicos e planejar. Nesse sentido, nós trouxemos 5 dicas para te ajudar com isso.

Faça um planejamento

O planejamento é essencial para qualquer atitude importante que você vá tomar, seja comprar um novo aparelho, fazer uma viagem ou construir uma casa. Nesse sentido, o planejamento ajuda a organizar todo o processo da construção da casa, desde o projeto até a obra.

Para fazer um planejamento você deve estabelecer um cronograma para a realização da obra, evitando que haja atrasos durante todo o processo da construção.

Os atrasos na obra podem resultar em mais gastos com mão de obra e materiais desperdiçados. Isso acontece porque os pedreiros costumam cobrar por dia de serviço, e quanto mais adiar, mais você terá que pagar. Além disso, os materiais podem acabar estragando e sendo desperdiçados, fazendo com que você precise comprar mais.

Ao fazer um planejamento você também deve se preparar para possíveis problemas durante a obra como falta de materiais, problemas com pedreiros, o clima que pode atrapalhar a construção e muitos outros.

Diversas atividades na construção de uma casa dependem de outras atividades para serem realizadas, por este motivo, você deve estabelecer as prioridades entre as atividades que serão realizadas, criando uma hierarquia no processo da construção junto ao engenheiro, por exemplo.

Faça um orçamento

O orçamento, assim como o planejamento e unido a ele, é muito importante para a construção de uma casa. Criar um orçamento antes de começar a construir é essencial para evitar gastos desnecessários e desperdícios.

Nesse sentido, é necessário fazer um orçamento incluindo os valores dos materiais que serão utilizados na construção da casa, os funcionários que trabalharão e outros possíveis gastos.

Quanto aos materiais de construção, o ideal é que você faça o orçamento em mais de um lugar, para comparar os preços e escolher o que é melhor para você e ao que você está disponível a gastar.

Não tenha medo de pechinchar e pedir descontos nos materiais, pois isso ajuda muito na economia quando você planeja construir uma casa e toda economia é bem-vinda.

Se atente ao cumprimento das leis e tenha a documentação da obra

Para construir uma casa é necessário estar de acordo com as leis. Nesse sentido, cada município tem as suas regras próprias para a construção e estas devem ser seguidas para não gerar problemas no futuro.

Verifique as legislações de zoneamento da cidade em que você planeja construir sua casa e preste atenção em determinados detalhes como o recuo mínimo das laterais e a documentação do projeto. A documentação do projeto deve ser submetida para aprovação junto à prefeitura da cidade.

A documentação também é muito importante para não ter problemas com o processo de construção. Sendo assim, é necessário ter contratos firmados com os profissionais que farão parte da sua obra. Nestes contratos, é fundamental que constem todos os deveres e direitos combinados no momento em que foi iniciado o projeto da construção da casa.

Além disso, você deve ficar atento às questões legais como a legislação ambiental, obtendo os alvarás necessários para a construção, a aprovação do projeto hidráulico e outros.

Contrate profissionais de qualidade

Você pode até pensar que contratar profissionais como arquitetos, engenheiros e designers de interiores é um gasto desnecessário, mas esse pensamento é errado. Na verdade, contratar estes profissionais garante uma qualidade maior na construção da casa e uma maior economia com a mesma.

Isso acontece porque estes profissionais fazem todo um planejamento para cada fase da construção otimizando a obra e também garantindo que desperdícios sejam evitados.

Arquitetos e os projetos

Os arquitetos e os projetos são fundamentais para a construção de uma casa, pois eles fazem um maior proveito do espaço da casa, garantindo uma bela estética e mais conforto para você.

Nesse sentido, o arquiteto fará o projeto e passará o orçamento e o cronograma de cada etapa da construção da casa e com este cronograma é possível saber quanto tempo levará para realizar cada etapa. Isso faz com que desperdícios de materiais e dias a mais de mão-de-obra sejam evitados.

Além disso, o arquiteto cria uma planta da casa de uma forma que se adeque ao seu gosto e necessidades. Logo, ele faz com que o espaço seja aproveitado, funcional e bonito.

Designer de interiores

O designer de interiores trabalha na decoração da casa e é um ótimo investimento para quem quer uma casa da forma que sempre sonhou e bem decorada. Nesse sentido, o designer otimiza o espaço com a decoração, embelezando a casa e deixando-a funcional.

Além disso, o designer de interiores sabe onde encontrar todos os materiais, móveis e itens de decoração no melhor preço e de melhor qualidade. Isso faz com que você decore a sua casa de forma mais complexa, deixando-a bonita sem gastar a mais.

Ah, e ainda tem mais! Ao investir em todos esses profissionais e deixar a sua casa impecável, a sua casa se torna mais valorizada no mercado imobiliário, devido a sua qualidade e estética, caso você pense em vendê-la no futuro.

Acompanhe a obra

Acompanhar a obra é fundamental para garantir que tudo está indo como o planejado. Infelizmente, é normal que você acabe contratando pedreiros ou outros funcionários que ajam de má fé com você.

Em outras palavras, alguns funcionários podem acabar faltando dias de serviço ou enrolando nas atividades da construção, ou até mesmo desperdiçando materiais. Por isso, é importante que você faça um acompanhamento para saber como anda o processo da construção da sua casa e em que fase se encontra.

Além disso, você pode acompanhar a obra entrando em contato com o engenheiro responsável por ela. Assim, de forma indireta você terá mais conhecimento sobre o andamento da sua obra, garantindo maior eficácia e qualidade no processo.

Agora que você sabe essas 5 dicas para construir uma casa sem ter problemas e garantindo bons resultados, pode começar a ir atrás de tudo que é necessário. Não fique apenas imaginando a casa dos seus sonhos, coloque o sonho em prática com essas dicas que trouxemos. Conte com a gente para mais dicas como essa!

Este artigo foi produzido pela Essência Móveis, para mais dicas acesse nosso blog

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Além disso, a Essência Móveis oferece diferentes descontos nas compras, além de frete grátis para algumas regiões. Siga as tendências da decoração de imóveis com qualidade e com um ótimo preço!

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *