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4 táticas para melhorar o atendimento da sua loja

O sucesso de um comércio não depende apenas dos produtos de qualidade. Na verdade, é muito pelo contrário.

Além dos itens em si, o bom atendimento fala muito sobre como aquele comércio será no futuro. É isso que demonstra se a loja durará mais tempo ou se fechará logo.

Para te ajudar com esse assunto, separamos 4 táticas estratégicas para melhorar o atendimento de uma loja.

1. Treinamento de vendas

treinamento de vendas é uma das principais estratégias para melhorar o dia a dia de um comércio.

Sendo assim, o treinamento para vendedores deve ser a primeira etapa quando o assunto é aperfeiçoar o atendimento e melhorar as vendas.

Não basta pensar apenas em estratégias de propaganda e marketing.

Isso é importante, claro, mas é fundamental que, quando o cliente chegar ao ponto de venda, os vendedores estejam preparados para fazer aquilo pelo qual foram contratados.

E é função da empresa ensinar as táticas a eles.

Boa comunicação e conhecimento sobre o produto são a base para qualquer atendimento. Por isso, essa deve ser a parte principal do treinamento.

Outro benefício do treinamento de vendas é que ele também auxilia na qualidade do dia a dia do trabalhador.

Melhoria na interação entre os vendedores também faz toda a diferença na entrega do resultado final.

2. Cliente misterioso

Também chamado de cliente oculto, o cliente misterioso é uma tática para analisar como os trabalhos estão sendo feitos.

Após o treinamento, pode-se contratar uma pessoa para se passar por um cliente e, assim, ter um feedback mais real do que é feito dentro da loja.

Isso porque, muitas vezes, os gerentes e chefes não conseguem ficar observando e corrigindo o tempo todo.

Mas, lembre-se: ao contrário do que muitos pensam o cliente oculto não é uma forma de prejudicar ninguém!

É apenas uma maneira de encontrar erros e, assim, auxiliar nos ajustes.

Normalmente, existem empresas especializadas nesse serviço. Assim, é possível contratar esses profissionais para que a análise seja mais correta.

A pessoa que se passará pelo cliente terá um roteiro do que deve ser feito e questionado.

Dessa forma, são pessoas treinadas e certificadas, prontas para esse serviço. Inclusive, existem etapas a serem seguidas nesse processo:

  • Planejamento da ação;
  • Treinamento do cliente oculto;
  • Visita ao local;
  • Relatório do momento;
  • Análise dos resultados.

Com isso, é possível aprimorar o trabalho oferecido pela empresa ou pela loja e ter uma análise mais imparcial das funções.

3. Estrutura adequada

Não basta que os vendedores estejam bem treinados. O ambiente também melhora o atendimento e aumenta as vendas. Nesse caso, tudo importa. Todos os detalhes contam.

Por exemplo: a prateleira de aço para loja é uma escolha que pode dar certo em determinados locais e errado em outros.

Dessa forma, o ideal é se cercar de profissionais que atuam na área de arquitetura e estudar, também, o mercado.

Além disso, é preciso conhecer o gosto dos clientes e até mesmo a forma como o produto interage com determinado material.

Assim, será possível escolher entre a prateleira de ferro para loja ou comprar estante de aço.

O espaçamento da loja, o local onde ela se encontra e até a luminosidade do cômodo também fazem diferença.

4. Foque na comunicação SCOT

Outra forma de melhorar o atendimento e garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível dentro da sua loja é focar na estratégia de comunicação SCOT: Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

Ou seja, é preciso passar as informações de maneira clara e objetiva, garantindo segurança da informação e transparência em todos os dados repassados.

Isso envolve desde a quantidade de informações até mesmo a maneira de locução. O ideal, portanto, é não deixar o cliente confuso e com dúvidas.

Cuidado: isso não significa encher o cliente com muitas informações, mas sim estar atento a qualquer questionamento que possa surgir.

Outra questão que precisa de atenção são as dúvidas do próprio vendedor.

Se ele não souber determinada resposta, o ideal é chamar alguém para ajudar e nunca tentar enrolar um cliente. Isso pode acabar sendo ainda pior.

Seguindo esses quatro passos que trouxemos, com certeza sua loja oferecerá uma experiência nota 10 ao cliente, que vai querer voltar diversas vezes.

Lembre-se que é necessário pensar sempre no bem-estar de quem se está atendendo. Fazendo isso, não tem como errar.

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