empresa

4 Maneiras de reduzir a conta de energia da sua empresa

A contenção de gastos de energia em empresas pode ser necessária para garantir um bom serviço e se manter no mercado. Pequenas atitudes, como reduzir a conta de energia empresarial, fazem sobrar dinheiro para novos investimentos.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as indústrias brasileiras gastam cerca de 40% do seu custo de produção com energia elétrica.

Por isso, é preciso entender como funciona a conta de energia da sua empresa e quais alternativas existem para diminuir o seu valor. Abaixo, você descobre quatro maneiras de reduzir a conta de energia empresarial. Alguma delas deve se adequar ao seu negócio.

Quanto é possível economizar ao reduzir a conta de energia empresarial?

As estratégias para reduzir a conta de energia empresarial chegam a possibilitar a diminuição de mais de 90% do valor. É o caso, por exemplo, da troca pela energia solar fotovoltaica, que proporciona uma redução de 50% a 95% nos gastos com energia elétrica.

Qual a diferença entre energia residencial e comercial?

A tarifa residencial e a comercial se distinguem pelo nível de consumo. A primeira opção é formada pelos consumidores que usam baixa tensão, enquanto o segundo são os consumidores que precisam de alta tensão. Isso significa que as empresas de pequeno porte também se encaixam na tarifa residencial.

É importante conhecer essa diferença para reduzir a conta de energia empresarial, pois os consumidores contemplados pela tarifa comercial pagam, além do consumo energético, uma taxa relativa a sua demanda de energia (mesmo quando o consumo não a alcança).

O ideal é que empresas de grande porte, com consumo superior a 500 kwh, entrem no Mercado Livre de Energia. Ou seja, faça a contratação de uma empresa de energia por conta própria.

Maneiras de reduzir a conta de energia empresarial

Agora você vai entender como é possível manter a conta de energia da empresa baixa, sem precisar abrir mão dos aparelhos elétricos. As estratégias podem ser usadas em conjunto ou individualmente, de acordo com a especificidade do comércio.

Usar energia solar

Como foi citado anteriormente, a adesão à energia solar é capaz de reduzir a conta de energia empresarial em até 95%. A energia solar também é limpa, ecológica e renovável, sendo fatores que contribuem para positivar a imagem da empresa.

Mais do que propiciar a contenção nos gastos com energia, também é possível acumular e vender a energia que for gerada.

Aderir à Tarifa Branca

A Tarifa Branca é uma opção disponibilizada para locais com consumo de até 440 kwh. Nesse modelo tarifário, o horário influencia no preço a ser cobrado por quilowatt-hora, tornando viável reduzir a conta de eletricidade empresarial. E o melhor, dá pra ser adotado mesmo por quem possui energia solar.

O período em que a energia é mais barata vai depender da concessionária, mas, geralmente, se estende até às 17:30. Tendo isso em vista, para os comércios que funcionam só até o fim da tarde, a economia pode chegar até 15%.

Por outro lado, quem consome mais energia fora desse intervalo de tempo terá uma tarifa mais cara. É importante avaliar na distribuidora local se os horários conferem com o período de funcionamento da empresa antes de mudar para a Tarifa Branca.

Definir metas

Afinal, por que você quer reduzir a conta de energia empresarial e quanto precisa ser diminuído para alcançar esse objetivo? Dependendo do valor que a empresa precisa parar de gastar com energia, é possível criar metas mensais e anuais.

Também crie uma lista relativa às atividades que você precisa realizar para alcançar essas metas como, por exemplo, mudar todas as iluminações para lâmpadas de LED.

Fazer mudanças e manutenções nos aparelhos elétricos

Muitas vezes, o motivo para o preço da tarifa elétrica estar alto está nos equipamentos ultrapassados ou que não possuem selo de economia de energia. A falta de manutenção também faz os eletrônicos a trabalharem de forma inadequada, utilizando mais energia do que seria necessário.

Percebe-se, então, que os modos de reduzir a conta de energia empresarial implicam investimento. Porém, a longo prazo, esse gasto se paga e até gera lucros.

Então, que tal dividir esse post com outras pessoas para que mais gente saiba como fazer para economizar energia? Compartilhe nas redes!