logística

3 dicas para melhorar a logística do seu negócio

Ter uma boa gestão logística é algo que afeta e muito a produtividade de um negócio. Por isso, que tal melhorar os processos que envolvem essa área? 

Criar um galpão logístico para organização do fluxo de mercadorias, por exemplo, pode ser uma boa estratégia inicialmente.

Os galpões são espaços próprios, com uma estrutura preparada para receber as operações logísticas de forma mais eficiente em relação à outros tipos de estoque.

Mas, além do espaço físico em si, você pode investir também em equipamentos organizadores como caixas plásticas, softwares de inteligência para fazer a gestão do caixa, além de outras soluções práticas.

Sentiu que precisa melhorar a logística do seu negócio e não sabe por onde começar? Não tem problema, nós preparamos esse artigo com algumas dicas para te inspirar nessa missão.

1. Invista em um galpão logístico

Independentemente do nicho do seu negócio, organizar mercadorias é algo fundamental para ter um bom controle de operações. Esse é um dos inúmeros motivos para investir em um galpão logístico.

Como o próprio nome sugere, esse é um espaço, com estrutura adequada e devidamente equipada para as operações logísticas e de estoques.

Isso não só torna o processo do seu negócio mais prático, como também é uma forma de descentralizar a produção e assim, tornar o desempenho da organização mais eficiente.

Não tem como construir um espaço como esse agora? Saiba que é possível encontrar galpão para alugar. Resumidamente, as vantagens de investir nesse tipo de estrutura são:

  • Mais organização nos processos logísticos;

  • Controle operacional especializado;

  • Estrutura mais adequada às operações logísticas;

  • Maior produtividade para o setor de logística.

Antes de escolher uma estrutura para construir esse  tipo de edificação ou decidir um espaço para alugar o galpão, é interessante que você observe a forma de construção, os materiais usados para equipar o espaço, a localização da edificação e detalhes do tipo.

Ao considerar o custo benefício, essa é uma solução que pode ser muito interessante a longo prazo e apresenta um baixo investimento inicial, no caso do aluguel.

Aposte em uma boa estrutura, da cobertura às máquinas e invista nesse centro. Sem dúvidas é um passo importante para expandir as operações no futuro, de forma organizada.

2. Aposte em softwares de gestão

O processo de logística de uma empresa envolve muitos números. Custos de entrada e saída de mercadorias, cálculos de imposto, gastos com transportadoras próprias ou fretadas e orçamentos.

Por incrível que pareça, todos esses dados importam muito para um balanceamento adequado do seu negócio. Por isso, facilite as operações da equipe e aposte em softwares de gestão.

Sem dúvidas, isso será muito útil na hora organizar as finanças e avaliar o investimento em acessórios como uma caixa plástica agrícola para transporte ou revitalização de um setor inteiro da sua empresa.

Ao aliar à tecnologia na organização do seu negócio, você terá os seguintes benefícios práticos:

  • Mais precisão nos dados da empresa;

  • Qualidade na gestão das informações;

  • Fácil acesso aos dados que precisa, em tempo real.

3. Invista em acessórios para trabalho em altura

Caso o seu negócio seja voltado à área de indústria ou construção civil,você já deve estar habituado (a) com a necessidade de investir em equipamentos de proteção individual.

Mas, além de proteger os colaboradores contra acidentes de trabalho, já  parou para pensar que os acessórios para trabalho em altura também podem ser usados para otimizar processos de logística?

Pois é. Esteiras transportadoras com elevação e elevadores de carga são alguns exemplos de acessórios.

Na prática, esses equipamentos cumprem a finalidade do transporte de carga em altura de forma muito mais ágil e produtividade em relação a um trabalho braçal e além do mais são uma opção segura.

Diante do cenário, encare os acessórios para trabalho em altura como um investimento necessário para segurança e produtividade nas linhas operacionais e invista sem medo.

Além dessas dicas, é importante sempre ter em mente o quanto planejar metas a curto, médio e longo prazo é algo que faz bem para a produtividade do seu negócio.

Com essas projeções, você consegue avaliar as melhorias necessárias no setor de logística e pode estudar implementações que vão melhorar esse cenário.

Lembre-se: ter uma boa gestão logística é algo que impacta a produtividade e o financeiro do seu negócio de forma muito evidente, portanto, esse é um daqueles assuntos que não dá para deixar para depois.