crise

10 Passos para encontrar trabalho temporário em tempos de crise

A crise econômica que o Brasil atravessa nos últimos anos tem gerado um grande número de desempregados. Segundo o IBGE, em outubro o desemprego atingia 12,5 milhões de brasileiros. 

Esse cenário tem impactado diretamente na vida de milhões de brasileiros, que estão à procura de qualquer tipo de trabalho para sobreviver.

Embora a crise esteja afetando todos os setores da economia, o setor de trabalho temporário é um dos que está sofrendo menos impacto.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o número de vagas temporárias caiu somente 2%, em comparação com 2016.

Se você está à procura de trabalho temporário, essa é a hora de se animar. 

Veja a seguir passos para encontrar trabalho temporário em tempos de crise no Brasil

01 – Pesquise empregos temporários

A primeira coisa a fazer é pesquisar empregos temporários. Existem várias formas de fazer isso.

Você pode pesquisar em sites especializados em vagas temporárias, como o Catho, ou procurar por anúncios de emprego em jornais, revistas ou websites. 

Também é possível procurar empregadores diretamente, indo até lojas, restaurantes ou estabelecimentos que ofereçam trabalho temporário.

02 – Se candidate a vagas de emprego temporário

Quando encontrar uma vaga de emprego temporário que corresponda ao seu perfil, envie o seu currículo e as suas pretensões salariais.

Lembre-se de destacar as suas qualificações e experiências anteriores, especialmente se você já trabalhou no mesmo tipo de função.

Também é importante mencionar os seus objetivos profissionais e o que você espera ganhar com aquele emprego temporário.

Seja claro e conciso nas suas explicações, para que o recrutador possa compreender facilmente o seu perfil e decidir se você é a pessoa certa para a vaga.

03 – Faça um bom currículo

Para se destacar no processo seletivo, é importante ter um bom currículo. Se você ainda não tem um currículo, acesse o nosso tutorial e veja como fazer um currículo de qualidade.

O currículo é o primeiro passo para conquistar uma vaga de emprego. Ele precisa ser bem elaborado, com todas as informações relevantes para o cargo que você está se candidatando.

Além disso, é importante que o seu currículo esteja sempre atualizado. Caso contrário, pode ser descartado pelos recrutadores.

04 – Se apresente pessoalmente

Alguns empregadores preferem receber os candidatos pessoalmente. Nesses casos, é importante se apresentar da melhor forma possível.

Não esqueça de trazer uma cópia do seu currículo e de se vestir de acordo com a ocasião.

Isso significa estar bem vestido, ter um bom currículo e uma boa postura. Também é importante mostrar que você está interessado no emprego e disposto a trabalhar duro.

Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, então faça dela uma boa impressão!

05 – Organize os seus documentos

Para arrumar um emprego temporário, é importante ter em mãos todos os documentos necessários.

Certifique-se de ter um RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovação de Residência e comprovante de escolaridade.

Tudo isso vai ajudar a garantir que você está totalmente preparado para o processo seletivo e que poderá dar o seu melhor durante a entrevista.

Não esqueça também de se informar sobre a empresa e o cargo para o qual está se candidatando, assim você poderá mostrar que realmente tem interesse no trabalho.

06 – Faça um bom curso de inglês

O inglês é o idioma mais importante do mundo no momento. Saber falar inglês fluente aumenta as suas chances de conseguir um bom emprego.

Isso porque, cada vez mais, as empresas buscam profissionais que possam se comunicar eficientemente com clientes internacionais.

Além disso, o inglês é a língua oficial de muitos países e, portanto, é indispensável para quem quer ter sucesso no mercado global. 

Por isso, investir em um curso de inglês online é uma ótima maneira de garantir o seu futuro profissional. 

07 – Tenha experiência na área

Se você já tem experiência na área, é importante destacá-la no seu currículo. Isso mostrará ao empregador que você tem a qualificação necessária para desempenhar a função.

Além disso, será um diferencial na hora da seleção dos candidatos. 

Se você tiver experiência em mais de uma área, destaque os seus principais conhecimentos e habilidades para cada uma delas.

Dessa forma, o empregador poderá ter uma ideia mais clara do seu perfil profissional e do seu potencial de contribuição para a empresa.

08 – Mantenha-se atualizado

Para ter chances de conseguir um emprego temporário, é importante estar atualizado nas últimas notícias e tendências do seu setor de atuação. 

Isso mostrará que você está interessado no mercado de trabalho e seu empregador saberá que está investindo em alguém que tem futuro no mercado.

É preciso ficar de olho nas novidades para poder se destacar durante o processo seletivo.

Isso mostra que você está realmente interessado na vaga e que pode agregar valor à empresa. No entanto, também é importante ter um bom currículo e uma boa rede de contatos.

09 – Tenha um bom networking

O networking é uma excelente forma de conseguir um emprego. Conheça pessoas da sua área de atuação e faça contatos com empresas que estão contratando. Também é importante participar de eventos e palestras na sua área de interesse.

Além disso, as pessoas com quem você se relaciona podem te indicar para vagas ou até mesmo abrir portas para que você consiga o emprego dos seus sonhos.

É importante, então, investir em networking e manter um bom relacionamento com as pessoas do seu meio.

10 – Mantenha a esperança

Embora a crise esteja afetando o mercado de trabalho, ainda existem oportunidades para quem está disposto a trabalhar, sendo assim, mantenha a esperança e nunca desista dos seus sonhos. 

Com persistência e dedicação, você conseguirá um emprego temporário em tempos de crise no Brasil.

Considerações finais

Encontrar trabalho temporário ou bicos é a solução ideal para muitas pessoas que estão à procura de renda extra. Este post traz passos para te ajudar a encontrar trabalho temporário em tempos de crise no Brasil. 

Além disso, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar seus amigos e familiares que estejam passando por essa dificuldade.

Artigo produzido pela equipe do Blog Será Que Pode. Neste mês o conteúdo em destaque fala sobre bicos para quem está desempregado.