ambiente de trabalho

10 dicas para o ambiente de trabalho não tirar o foco da equipe

Conheça dicas interessantes sobre como não deixar o ambiente de trabalho tirar o foco das equipes no dia a dia.

O sonho de todo empreendedor é contar com colaboradores motivados e focados em alcançar os objetivos da empresa. 

Mas as inúmeras distrações do cotidiano podem tirar completamente o foco da equipe. Até o próprio ambiente de trabalho pode ser o grande vilão. 

Por isso, vamos te dar 10 dicas simples para que o ambiente de trabalho não atrapalhe o foco dos integrantes da sua equipe. Bora dar aquela conferida quais são? 

Evite deixar muitas pessoas em uma única sala

Uma única sala com muitos colaboradores trabalhando nunca é o mais recomendado, pois a produtividade deles não será satisfatória. 

Além de ser algo desconfortável, o barulho em excesso pode incomodar e distrair bastante, já que as conversas paralelas podem acontecer com mais frequência, interferindo negativamente no desempenho de todos. 

Se for possível, divida a sua equipe para trabalhar em duas salas. Fica bem melhor assim!

Conversas paralelas devem ser evitadas 

Não existe nada mais chato do que as conversas paralelas durante o horário de trabalho. 

Além de atrapalharem bastante o rendimento de toda a equipe, causam excesso de ruído dentro do mesmo ambiente, o que não é recomendado. 

Dessa forma, o empreendedor deve orientar a sua equipe para evitar esse tipo de comportamento, que pode ser extremamente nocivo para o bom desempenho das atividades do dia a dia. 

Deixar o bate papo para a hora do almoço ou do lanche é uma boa pedida. Aprenda como ter disciplina.

Atenção quanto a poluição sonora

Pode até não parecer, mas o barulho excessivo causado por equipamentos ou muitas pessoas falando ao mesmo tempo, também pode tirar o foco dos seus funcionários. 

Quanto mais silencioso for o ambiente de trabalho, maior poderá ser a concentração de toda a sua equipe. 

Por isso, certifique-se de que o nível de ruído seja o mínimo possível. 

Afinal de contas, trabalhar em um local barulhento ninguém merece! Sem falar que pode ser muito estressante. 

Evite colocar aparelhos de TV

Por mais que possam deixar o ambiente de trabalho bem mais descontraído, as TV´s podem tirar o foco do trabalho, deixando os colaboradores mais atentos à programação televisiva do que concentrados em suas tarefas diárias. 

É muito importante saber manter o foco!

Dessa forma, evite colocar aparelhos de TV ou aqueles monitores informativos dentro do ambiente de trabalho, pois eles podem causar uma baixa produtividade, já que distraem bastante até o colaborador mais concentrado. 

Poluição visual também causa distração

Um ambiente de trabalho com muita poluição visual também acaba distraindo os seus colaboradores e tirando todo o foco dos mesmos. 

Para que isso não aconteça em sua empresa, procure deixar a sala mais sóbria possível e sem nada que desvie a atenção das atividades. 

Evite colocar muitos quadros na parede, avisos, faixas, adornos ou  enfeites de mesa. 

Lembre-se de que a sua equipe precisa se manter focada. Um curso de hipnose pode aumentar o foco dos seus funcionários. 

Defina um momento para o uso das redes sociais e do celular

O uso do celular e das redes sociais no local de trabalho é um dos principais responsáveis por tirar o foco de uma equipe. 

Por isso, o empreendedor deve estabelecer um momento para que as redes sociais e o celular possam ser usados, mesmo que sejam por alguns minutos durante o expediente. 

Isso pode fazer uma baita diferença, sem mencionar que o combinado não sai caro. 

O foco da sua equipe ficará em alta com essa atitude da sua parte. Faça o teste e comprove. 

Tenha uma sala para descanso

Todos nós precisamos de um intervalo para repouso e alimentação durante o expediente no trabalho. 

Por isso, que tal você oferecer uma sala climatizada, com TV e um confortável sofá, destinada ao descanso dos colaboradores? 

Além de ser extremamente motivador, essa atitude pode turbinar o foco da sua equipe, já que a empresa se preocupa com o bem-estar deles. Manter a concentração da equipe no trabalho: vale tudo para que isso efetivamente aconteça. 

Saiba o que é gestão participativa!

Ofereça móveis confortáveis e mantenha a temperatura agradável

Podemos convir que não existe nada mais desagradável do que trabalhar em um ambiente em que a temperatura causa desconforto e os móveis não proporcionam a ergonomia necessária para que os funcionários desempenhem o seu trabalho.

Dessa forma, o empreendedor não pode se esquecer desses detalhes. Certifique-se de que a temperatura da sala está agradável para todos, além de mesas e cadeiras em perfeitas condições. 

Sair do trabalho com dores nas costas, todos os dias, pode ser muito chato. 

Use cores neutras

Você sabia que trabalhar em um local com cores neutras pode evitar que a sua equipe perca o foco no trabalho? É verdade! 

Por isso, dê preferência para cores claras ou suaves, como branca ou azul claro. 

Elas transmitem uma agradável sensação de tranquilidade e podem contribuir positivamente para o aumento da produtividade dos seus colaboradores. 

Jamais use cores fortes ou chamativas demais. Saber o que é responsabilidade também é fundamental. 

Disponibilize ferramentas de trabalho para todos

Imagine toda hora um colaborador pedir alguma ferramenta de trabalho emprestada para o seu colega do lado. 

O trabalho da equipe não iria render nada, certo? Além dos constantes atrasos na entrega das tarefas, o foco dos colaboradores vai sumir por completo. 

Por isso, você deve disponibilizar todas as ferramentas necessárias ao trabalho para todos os seus funcionários. Ficar dividindo a mesma caneta, bloco de anotações, calculadora, telefone, bem como outras ferramentas, é complicado!

Está vendo como o ambiente de trabalho pode atrapalhar o foco da sua equipe? Agora é seguir nossas dicas e turbinar a produtividade dela. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Esperamos você!