10 aplicativos para falar com os amigos sem sair de casa

Em tempos de isolamento físico, os aplicativos se tornaram a ponte que permite a bilhões de pessoas tentar manter a saúde emocional a partir do contato com familiares e amigos.

Com a disseminação do coronavírus em todo o mundo, permanecer no próprio quarto e só sair para realizar atividades essenciais, como comprar comida e medicamentos, virou a rotina de boa parte da população global. 

Videochamadas, lives, mensagens escritas nas redes sociais, fotos, figurinhas e memes — a diversidade de recursos tecnológicos ganha ainda mais importância nos dias de hoje, quando beijos, abraços e encontros presenciais podem disseminar o vírus que já matou mais de 47 mil pessoas, até o dia 1 de abril.

Na atual pandemia, é no meio virtual que acontecem comemorações de aniversários, defesas de trabalhos de pós-graduação e encontros sem data definida para saíram das telas do computador.

Por isso, confira dez aplicativos para te ajudar a passar a quarentena em casa e matar a saudade de amigos e familiares que também estão isolados.

Zoom

Com cada vez mais popularidade desde o início do isolamento social, o Zoom é um aplicativo que permite a realização de videoconferências. Durante esse período, o acesso ao Zoom cresceu 19 vezes, segundo dados publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A plataforma Zoom Meetings permite reuniões virtuais com até 500 participantes e 10 mil espectadores. Para quem comemora aniversário durante a quarentena, o Zoom permite falar com os amigos e até brindar virtualmente.

Telegram

Popularmente conhecido como a alternativa ao WhatsApp, esse aplicativo é gratuito e permite a troca de mensagens e fotos, além da realização de videochamadas entre amigos.

Ele também possibilita a formação de grupos com até mil pessoas, garantindo a segurança de seus usuários a partir de mecanismos de criptografia avançada. Outro recurso garantido é a privacidade: você só fica on-line para os contatos que selecionar.

Viber

Assim como o WhatsApp, o Viber usa o número de telefone de seus usuários como principal informação de contato, troca de mensagens e chamadas. Outra vantagem é que ele é compatível  com todos os sistemas mobile.

Para instalá-lo em seu aparelho, basta baixar o aplicativo, inserir o número de seu celular e aguardar uma senha de ativação enviada via SMS. Após inserir essa senha no aplicativo, o uso será liberado no dispositivo em questão.

Skype

Um dos primeiros programas de videochamadas que se popularizou na Internet, em meados da década de 2010, o Skype ainda continua ativo e pode ser uma boa pedida para conversar após o almoço de domingo com a avó que permanece em quarentena.

Durante o período de isolamento, o Skype foi outro aplicativo que registrou grande aumento do número de usuários — um crescimento de 70% em apenas duas semanas.

KakaoTalk

Este é outro aplicativo que requer um número de telefone para funcionar. Uma vez instalado no seu smartphone, o KakaoTalk verifica a sua agenda de contatos e te conecta com outras pessoas também cadastradas no aplicativo. 

O KakaoTalk é, especialmente, popular na Coreia do Sul, país que reúne 94% dos 140 milhões de usuários espalhados em todo o mundo. Outra vantagem é que o aplicativo está disponível em mais de 15 idiomas.

ChatOn

A Samsung desenvolveu o seu próprio aplicativo de mensagens, que não se restringe a pessoas que possuem smartphones dessa marca. O ChatOn suporta 63 idiomas de 237 países, possibilitando ao usuário deixar a função de tradução permanentemente ativada.

Com recursos de tradução automática e compartilhamento de diversos tipos de arquivo, o ChatOn também solicita a confirmação de um número de telefone antes do programa atestar pessoas que estejam na lista de contatos de cada usuário.

Line

Além dos tradicionais mecanismos de troca de arquivos e mensagens, o Line é um aplicativo que pode ser bom para lidar com o tédio das crianças durante a quarentena. Contendo simpáticos stickers, esse aplicativo pode ajudar os pais a entreter as crianças em tempos de confinamento.

WeChat

O WeChat permite conexão ao Facebook a fim de encontrar a sua lista de contatos rapidamente. Ao autorizar o compartilhamento de imagens, contatos, locais, vídeos e textos, o aplicativo é um dos mais populares em países como a China.

Esse foi um dos aplicativos usados recentemente pelo governo chinês para detectar os riscos de coronavírus no país e notificar as pessoas sobre os perigos de contágio da COVID-19.

GroupMe

Assim como o Zoom, o aplicativo GroupMe é focado nas conversas em grupo e permite aos usuários trocarem mensagens virtuais ou por SMS. Diferente de outros, esse aplicativo está disponível somente para alguns tipos de sistema — IOS, Android, Blackberry e Windows Phone.

Hangouts

Organizado pelo Google, esse mecanismo começou como um bate-papo de mensagens escritas, aos moldes do que foi o ICQ e o MSN Messenger anteriormente. 

Além de Android e IOS, o Hangouts está disponível para computadores e é uma boa opção para quem guarda a maioria dos seus contatos na rede da Google, como o Gmail, um dos aplicativos mais acessados do planeta.

Texto: Gear Seo