Manutenções e consertos relevantes feitos em balanças

procedimento de Calibração de balanças é fundamental, pois através dela é que o dispositivo desempenha sua função sem falhas.

Ou seja, é parte essencial da manutenção da balança, se caso a calibração não for realizada sua funcionalidade pode perder a precisão.

Com o tempo as balanças tendem a perder a confiança na pesagem, porque se desgasta e, isso, é considerado normal pelo seu uso regular, entre outros pontos externos, como choque mecânico ou áreas perigosas.

Há casos que somente um conserto de balança resolve.

Assim, gerando degradação ou deterioração da balança rapidamente depois de um tempo prolongado.

No intuito de evitar essa situação é preciso fazer a calibração do dispositivo de forma planejada e periodicamente, além disso, deve fazer testes de rotina para aumentar a durabilidade e a precisão da pesagem.

A calibração é uma comparação quantitativa que identifica uma leitura da balança através de um objeto colocado sobre ela.

O erro ao ser comprovado o valor medido difere do valor real do peso do item, ao finalizar a calibração gera um certificado relatando tudo, até se a balança foi aprovada ou reprovada. Suas vantagens são:

  • Custos reduzidos;
  • Conformidade;
  • Medições confiáveis;
  • Detecção de desgaste da balança;
  • Melhoria nos processos e lucro.

Quando a balança é calibrada não acontece de ter desperdício, o retrabalho ou o recolhimento dos objetos já distribuídos no mercado, gerando a redução dos custos.

Suas medições são precisas e confiáveis, e ficam compatíveis com pesagens realizadas em outros locais e que não afeta o produto final.

Facilita a aprovação sem prover qualquer problema em auditorias externas e internas.

A calibração identifica se a balança tem algum componente desgastado ou com estresse mecânico e elimina-o.

Dessa forma, consegue evitar atrasos na produção, porém é necessário realizar calibrações de forma periódica.

Ao melhorar o processo de produção, logo, gera mais lucro para empresa. Para conferir mais vantagens sobre a calibração e de como é o seu procedimento consulte uma empresa especializada no assunto.

Conheça mais sobre a balança digital

A balança digital é considerada um equipamento muito importante e bastante utilizado no cotidiano de comércio, indústria e, também, em serviços de saúde, qualquer falha apresentada é necessário ver a possibilidade de Conserto de balança digital.

Pois a balança digital é essencial para dosar medições de certos produtos, trazendo maior precisão aos valores e, por isso, o ideal é efetuar manutenção/calibração de forma periódica.

Antes de tudo, é necessário realizar uma limpeza na balança com um pano úmido e limpo, removendo resquícios de sujeira e resíduos, isso é primordial, porque esses resíduos podem alterar o valor real da leitura da pesagem.

A calibragem da balança começa ao apertar o botão CAL, pressione-o até ele mudar a mensagem da balança.

Após isso, coloque um peso-padrão para pesar, sendo qualquer objeto, dessa forma, a balança identifica o peso real para não acontecer erros.

Depois dessa etapa, ligue o botão de calibragem até o display mostrar o valor exato do peso.

Desligue e ligue a balança mais uma vez no qual a balança estará pronta para ser usada.

Contudo, se a balança apresentar ainda algum tipo de defeito, o ideal é buscar uma assistencia tecnica de balança digital para solicitar uma avaliação do problema.

Sempre busque uma empresa certificada e com boas referências no mercado para assegurar uma boa calibração da balança.

Saiba mais sobre aferição de balanças

As balanças são altamente eficientes em indústrias, fábricas, usinas, farmácias, clínicas e laboratórios, pois é um instrumento de medição de produtos em questão de pesos e medidas, tendo alta precisão e facilidade de funcionamento.

Contudo, para garantir a operação de forma correta da balança, é preciso efetuar a Aferição de balanças de forma periódica.

Lembre-se que, mesmo apresentando o mínimo de erro na pesagem, é capaz de influenciar o resultado de todo o ciclo produtivo e da análise de dados.

Esse processo somente é realizado por empresas experientes, que dispõem uma equipe altamente treinada e capacitada para trabalhos de manutenção preventiva e corretiva de dispositivos de medição.

Por meio da aferição é possível prever a qualidade das funções da balança, assim como as necessidades de reposição de peças.

Outros procedimentos precisam ser realizados, como a calibração da balança para realizar com precisão da medida do equipamento; precisa seguir corretamente todos os parâmetros e normas técnicas estipuladas pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e pelo Inmetro e efetuar serviços de lubrificação, limpeza e higienização dos componentes da balança.

Uma empresa de aferição de balanças séria deve fazer o processo com diversos tipos de dispositivos de medida, como balanças antropométricas, analíticas e digitais, tendo a capacidade de medição de materiais de 50 mg até 120 toneladas.

Uma aferição de balanças de qualidade aumenta a rentabilidade do negócio, diminuindo perdas materiais e assegurando resultados confiáveis.

Veja também se a empresa responsável pela aferição oferece serviços de manutenção preventiva, corretiva e serviço de conserto de balança e de outros aparelhos de medição.