Vale a pena montar uma pizzaria delivery?

Muitos empreendedores se perguntam se ainda vale a pena montar uma pizzaria delivery para vender em um aplicativo ou sistema próprio ou mesmo em apps como o Rappi Delivery.

Afinal de contas, esse é o negócio “mais manjado” do mundo, não? Na verdade, você se surpreenderia ao pensar assim, já que existem muitos atrativos para mexer ou não com esse tipo de modelo de negócios no Brasil.

Apesar de hoje todo tipo de estabelecimento alimentício trabalhar com delivery, originalmente apenas as pizzarias tinham esse modelo de negócios.

Isso faz com que o público já esteja muito mais acostumado a pedir pizzas pelo telefone ou app do que outros pratos ou serviços, por exemplo.

Na prática, as pessoas já têm a própria pizzaria de confiança, o que faz com que esse seja um mercado mais difícil para novatos. Portanto, dá para dizer que não vale a pena montar uma pizzaria delivery no momento, certo? Não é bem assim.

Existem muitos fatores a considerar. Veja quais a seguir!

 

Vale a pena montar uma pizzaria delivery: 5 pontos a considerar

1. Demanda

O Brasil é um dos países que mais consome pizza no mundo todo.

A cada dia, são produzidas aproximadamente 1 milhão de pizzas em nosso país, com particular destaque para a cidade de São Paulo, o principal polo produtor e consumidor desse prato no Brasil.

Esse dado prova que sim: há muita demanda por pizzas no país. E pode haver ainda mais quando consideramos variações como pizzas veganas, pizzas doces e tantas outras (que mencionaremos mais a seguir).

Portanto, por mais que haja uma grande quantidade de oferta no mercado, ainda existe uma demanda grande que pode acomodar mais empresas da área, especialmente com modelos de negócios criativos ou pizzas de alta qualidade.

2. Estrutura
Outro fator que deve ser considerado na hora de montar uma pizzaria delivery é a estrutura.

Antigamente, era necessário contratar motoboys, ter um aplicativo próprio ou uma linha telefônica com atendentes e muito mais para poder fazer as entregas.

Hoje em dia, basta ter uma conta no Rappi ou outro aplicativo de delivery que a estrutura está toda pronta para você.

Isso facilita muito o processo de abrir uma pizzaria delivery. Dá até para fazer a abertura sem sequer ter espaço presencial para atender os clientes.

Usando uma dark kitchen, você pode abrir uma pizzaria em aplicativos de entrega em poucos dias e já começar a vender seus produtos.

3. Oportunidades

O mercado de alimentos no Brasil está cheio de oportunidades que podem ser exploradas pelos empreendedores.

Atualmente, é verdade que as pizzas não são tendência: elas seguem ocupando um grande espaço na preferência nacional, mas há um foco maior em hambúrgueres, carnes de primeira qualidade e comida japonesa.

As pizzas ficaram em segundo plano.
No entanto, a pandemia do novo coronavírus e outros contextos abriram mais oportunidades para os empreendedores do mercado de alimentação.

No geral, agora existe mais espaço para deliverys do que havia antes, incluindo novas pizzarias.

4. Conhecimento

Um fator decisivo na hora de decidir abrir ou não uma pizzaria é o seu conhecimento sobre o assunto, especialmente sobre fazer pizzas.

Por que uma coisa é certa: de fato não há muito espaço para quem faz pizzas medíocres, feitas de maneira industrial, com poucos atrativos. Já existem muitas delas no mercado.

No entanto, pizzas artesanais, feitas com cuidado e conhecimento, com técnicas avançadas e ingredientes de alta qualidade, sempre terão espaço no mercado nacional.

Se as suas forem assim, então vale a pena entrar no segmento para poder usufruir da demanda altíssima que há no Brasil por pizzas.

5. Variação
Por fim, vale mencionar que o mercado de pizzas no Brasil acomoda uma gigantesca variação de modelos, sabores, tamanhos e tipos de experiência que o cliente pode usufruir.

Existem aquelas pizzarias que você sabe que são uma ótima pedida para uma reunião com os amigos. São pizzas tradicionais, mas com grande sabor e tamanho, bom custo-benefício e que agradam a todos.

Existem pizzarias especializadas em experiências rápidas e personalizadas. São pizzas de vários tamanhos, combos, modelos diferentes. São aquelas pizzarias para uma refeição rápida na hora do almoço.

Também existem pizzarias com modelos de negócios e produtos exóticos. Pizzas com recheios totalmente inusitados, pizzas de tamanhos fora do padrão ou jeito de consumir diferente.

O potencial de variedade do mercado faz com que seja interesse abrir uma pizzaria para encontrar um nicho e conseguir um bom lucro.

Agora que você já viu esses fatores, pode decidir se vale a pena montar uma pizzaria delivery para você.

Afinal de contas, esse é o tipo de negócio que depende do contexto de cada pessoa.

Se você tiver um contexto adequado e que encaixe bem com uma pizzaria, além de um modelo de negócios alinhado, então sim, vale muito a pena entrar nesse ramo. Se não, talvez seja melhor explorar outro tipo de segmento alimentício.

E aí, o que você achou do texto? Na sua opinião, ainda cabem mais pizzarias no mercado nacional? Comente abaixo!