Portugal

Saiba como se aposentar em Portugal

Viva os melhores anos da sua vida e faça do Algarve – Portugal, a sua casa durante a sua aposentadoria.

A entrada na reforma é um passo muito esperado e significativo na vida de qualquer funcionário ou empreendedor.

É o momento do fim do percurso profissional e a passagem para uma situação em que somos nós quem controla o tempo.

É na reforma que pomos em prática os planos amadurecidos pelos anos e pensamos em sair da zona de conforto.

Se concordou com tudo o que escrevemos até aqui, leia até ao fim e viva os melhores anos da sua vida no Algarve, em Portugal.

Qual o melhor país para se aposentar? 

Se em algum momento pensou em passar a aposentadoria num país, aqui explicamos todos os passos para viver num dos melhores para se aposentar.

 Portugal está em 5.º lugar no Global Retirement Index 2021, destaque que já soma vários anos na posição do top 10. São avaliados vários parâmetros, como: o valor dos imóveis, os benefícios, os vistos de residência ou o sistema de saúde.

Portugal é um país europeu, com clima ameno e agradável em praticamente todas as regiões. 

No Algarve, durante todo o verão (o verão em Portugal começa em junho e termina em setembro), as temperaturas convidam vários turistas a visitar os extensos areais das praias da região, as quais já mereceram várias distinções como “O Melhor Destino de Praia da Europa” por alguns anos seguidos.

É uma região maioritariamente turística e adorada por várias nacionalidades, mas em especial pelos visitantes do Reino Unido. 

Todos os anos, várias famílias visitam o sul de Portugal para desfrutar da vida simples, e outras mudam definitivamente do seu país de origem para o Algarve. 

Para além das praias deslumbrantes, no Algarve existem também zonas com menos população na serra e no barrocal algarvio. 

Estas zonas, ficam mais afastadas dos aglomerados turísticos, e é onde a calma, as paisagens verdes e a gastronomia podem ser apreciadas em todo o seu esplendor. 

No inverno a temperatura mantém-se amena, quando comparada com o norte de Portugal, e é excelente para caminhadas pelo campo ou pela praia.

O melhor de se viver em Portugal, ou mais especificamente no Algarve, são os locais. 

Desde os anos 70 que o Algarve recebe pessoas de todo o mundo, e por o turismo ser um dos sectores mais predominantes da região, os algarvios sabem bem receber quem visita e quem quer cá morar.

Portugal é um país pequeno, mas com mil encantos e regiões completamente distintas umas das outras.

Viver neste país é uma descoberta constante e para facilitar as viagens entre regiões existe uma boa rede de transportes. 

O Algarve conta com um aeroporto na capital de distrito em Faro, e de lá pode fazer uma curta viagem de 40 minutos até ao Porto, no norte de Portugal.

Qual a melhor cidade para se aposentar? 

Portugal tem muitas cidades que pode escolher, mas se a intenção é se aposentar, a escolha poderá pender para uma cidade da região do Algarve. 

O ambiente relaxado e a curta distância da cidade às praias trazem a ideia paradisíaca de qualquer pessoa que imagina os seus dias passados a observar o mar.

Quer saber qual a melhor cidade para se aposentar? Damos a conhecer algumas das mais populares no Algarve:

Lagos

Cidade multicultural com cerca de 31 mil habitantes, divididos por quatro freguesias. 

Lagos é uma cidade ativa, com uma energia contagiante que cativa todas as faixas etárias. 

É no centro que se torna clara a descrição de cidade movimentada, onde pode ouvir concertos, pode assistir a shows de dança e a peças de teatro, que acontecem quase espontaneamente no centro da praça principal. 

A cidade conta com várias praias galardoadas. As mais conhecidas são a Praia Dona Ana e a Meia Praia pelo seu extenso areal, estas duas praias são ótimas para famílias com crianças. 

A cidade tem uma forte conexão com a história de Portugal e dos portugueses, por ter sido a cidade que acolheu a escola naval do Infante D. 

Henrique, o impulsionador das descobertas pelo mundo. A gastronomia típica é rica em produtos do mar e pode ser encontrada em vários restaurantes da cidade.

Lagos é bem conhecido pelos seus hotéis e resorts com localizações privilegiadas onde é possível comprar um apartamento e viver como se estivesse de férias o ano todo.

Saiba mais sobre como comprar um apartamento num resort, tendência que ganha cada vez mais adeptos.

Portimão

Descubra uma cidade movimentada e uma das mais promissoras do Algarve, onde o turismo e o mar são os temas mais badalados. 

Nela encontra uma das praias mais conhecidas a nível mundial, a Praia da Rocha. 

No centro da cidade existem recintos culturais como o teatro TEMPO ou o museu de Portimão com várias exposições temporárias e permanentes sobre a história da cidade e da indústria conserveira.

Os bares e discotecas são procurados por pessoas de várias idades e a maioria destes estabelecimentos concentram-se junto da praia da Rocha. 

No mesmo local, poderá jogar no casino Solverde e relaxar junto dos miradouros com vista sobre o extenso areal da praia. 

Descubra o seu imóvel na zona da Praia da Rocha, ou se preferir uma zona tranquila, com todas as comodidades a dois passos da sua casa.

 Aljezur

Uma das cidades mais tranquilas de todo o Algarve, tem o mar e as praias mais deslumbrantes da região e duas das serras do Barlavento Algarvio, são elas a serra de Espinhaço de Cão e Monchique. 

As praias são muito conhecidas por surfistas que viajam de todo o mundo em busca das melhores ondas e pelos banhistas que procuram praias grandes, com paisagens virgens e quase desertas. 

Os desportos neste concelho são inevitáveis e altamente recomendados. 

O ar puro que se respira e os longos caminhos campestres são ótimas sugestões para caminhantes ou ciclistas.

Equiparado a todas as cidades do Algarve, obter casa em Aljezur é um excelente investimento.

Aqui poderá morar o ano todo em plena sintonia com a natureza, por custos de vida baixos. Se escolher investir numa casa para arrendamento de férias, saiba que esta zona é visitada por turistas de todo o mundo anualmente. 

A zona mais ocidental do Algarve, ou seja, o Barlavento algarvio é privilegiado pela sua beleza exuberante de paisagens montanhosas, campo e claro, a praia! 

Existem locais mais ligados à tradição, como as vilas e cidades do interior onde ainda são preservados os modos antigos de fazer aguardente de medronho num alambique. 

Os trabalhos artesanais em vime e verga ou as cadeiras tesoura de Monchique, uma herança deixada pelos romanos, também podem ser encontrados no interior do Algarve. 

À qualidade de vida nesta zona, junta-se a área da costa a sul com as suas praias mais turísticas e outras menos conhecidas onde a natureza se mantém intacta e o tom azul-turquesa deixa sobressair a beleza virgem desta região. 

Viver no Algarve é uma experiência única e deve ser vivida ao máximo através de várias atividades.

O que fazer depois de se aposentar? 

As atividades são infinitas, por isso reserve uma boa parte do tempo para praticar todas ou para visitar lugares lindos. 

Temos algumas sugestões de atividades que podem ser praticadas no Algarve.

Caminhadas 

Como foi referido em cima, em toda a região existem zonas do interior e litoral com paisagens incríveis e repletas de natureza. 

A Costa Vicentina é um dos locais imperdíveis, onde pode caminhar por trilhos circulares, com a sinalização e percurso disponíveis em GPS. 

Aceda ao mapa para conhecer a Carrapateira, num trilho dedicado ao mar e às paisagens imponentes.

Faça caminhadas e descubra a beleza e todos os pormenores escondidos na Costa Vicentina.

Birdwatching

Movimenta milhões de pessoas e é no outono que muitos se reúnem em Sagres para observar os pássaros migratórios. 

Foi neste espetáculo natural dos céus da freguesia da Vila Do Bispo, que um festival dedicado à observação de pássaros, ganhou asas. 

Os pássaros migratórios, passam pela orla marítima de Portugal, fazendo voos mais rasos em Sagres e seguindo a rota até África. 

Para além do outono, as aves endémicas são observadas durante todo o ano. 

É sempre bom consultar datas e locais do Festival de Observação de Aves de Sagres para vê-las. 

Golfe

O golfe é o desporto rei no Algarve! A região tem campos de alto padrão, onde são recebidos torneios importantes e golfistas reconhecidos nesse desporto. 

Por ter o clima ameno durante todo o ano, é possível praticar este desporto nas quatro estações do ano, na companhia dos amigos ou familiares. 

Existem lugares que você poderá praticar as suas tacadas nos campos considerados como os melhores da Europa.

As vantagens aqui apresentadas são mais que suficientes para restar apenas mais uma dúvida:

Como comprar uma casa em Portugal? 

Antes de pesquisar por casas em Portugal, entenda como proceder na iniciação da mudança para este país à beira-mar. 

Primeiro, é necessário um visto para residir em Portugal. Conhece o visto que melhor se aplica a si? Os Vistos Gold irão acabar a partir de 1 julho de 2021, com período de transição até 31 de dezembro. 

São indicados para quem procura casa nas grandes cidades como Lisboa, Porto ou no litoral. Após as datas apresentadas, só será possível o investimento empresarial ou a compra de casa no interior do país. 

Como segunda opção, existem os Vistos D7, desconhecidos pela maioria, mas muito úteis para aposentados que procuram casa no Algarve. 

Existe um passo a passo a ser seguido para solicitar o Visto D7, então atente-se a ele.

Comprar um imóvel em Portugal poderá ser algo simples e rápido se não pedir empréstimo ao banco.

  1. O primeiro passo é perceber qual a cidade onde vai passar a sua aposentadoria e qual a que reúne os requisitos essenciais para morar.
  1. O segundo passo, é definir qual o imóvel que pretende viver, num apartamento ou numa moradia e quantos quartos terá. 

Em Portugal, o número de quartos mostrará a tipologia da casa, por isso, ao fazer uma pesquisa na internet, encontrará anúncios com descrições assim: apartamento T2 ou apartamento T3. 

O que significa que a casa terá dois quartos ou três, respectivamente. Se preferir fazer esta pesquisa por si, verá que não é tarefa fácil. 

Aconselhamos sempre os clientes a contratar um profissional na área do imobiliário. 

As empresas imobiliárias junto à área onde pretende adquirir a sua casa, garantem o conhecimento atualizado dos preços e das melhores oportunidades no mercado. 

Na Casas do Barlavento garantimos esse conhecimento em toda a zona ocidental do Algarve e apoiamos os nossos clientes em vendas seguras, rápidas e proveitosas.

  1. A visita à casa, é o terceiro passo! Se ainda se encontrar no seu país de origem, será sempre possível realizar visitas virtuais através da internet. 

Faça todas as perguntas, mesmo que pareçam irrelevantes, ao agente imobiliário e não se esqueça de questionar sobre os aspectos da área envolvente à casa. 

As perguntas podem ser sobre a existência de transportes públicos, mercados, bancos, correios, parques infantis, escolas e tudo o que ache relevante para ter uma vida pacata junto da sua casa.

  1. Após a escolha, deve reunir os documentos necessários para a transação. Neste ponto, terá todo o auxílio do agente imobiliário. 

Sabemos que é neste ponto 4 que os nossos clientes mais precisam de apoio, principalmente se se encontram no estrangeiro. 

Nada será deixado ao acaso e a compra será célere.

  1. Depois da transação feita, é necessário a sua presença para as assinaturas da escritura da casa. 

Quem precisa estar presente neste passo, é o comprador, o vendedor, e se for pedido um empréstimo bancário, o representante do banco. 

Porventura, se pedir um empréstimo bancário para a compra da casa, saiba que em Portugal ser-lhe-á pedida uma entrada de 10% a 20% do valor final da casa.

Sabe como encontrar o apartamento ou moradia ideal em Portugal? 

Esta é a questão mais fácil de responder. Assim que encontrar a zona ideal para passar os seus anos de aposentadoria, que previmos que seja na região do Algarve, deverá contactar uma agência imobiliária que atue na zona pretendida. 

Se a zona ocidental do Algarve for a sua escolha, tem a Casas do Barlavento que citamos. Tem uma larga experiência em apoiar estrangeiros na compra da sua casa em Portugal. Sempre com a mesma motivação, são mais de 15 anos no mercado imobiliário a ajudar as famílias a criar o seu lar.