animal

Quanto tempo vive cada animal? Veja a média de vida de cada espécie

Ter um animal de estimação faz um bem danado para a gente! Eles são uma vidinha que amamos incondicionalmente e nos retribuem o carinho todo dia, com diferentes comportamentos.

Considerados parte da família, os pets são contabilizados no orçamento, têm rotina de atividades e, em alguns casos, contam até com seguro saúde.

No entanto, você sabe quanto tempo vivem os felinos, os cães, as cacatuas e as tartarugas? Cada pet tem uma expectativa de vida diferente, de acordo com a sua raça e o estilo de vida que ele leva. Um animal sedentário e com predisposição à obesidade, por exemplo, vai viver menos do que outro ativo e que segue uma dieta balanceada. 

Também cabe aos tutores zelar pelo bem-estar animal, cuidando para que ele esteja sempre com as vacinas em dia, vermifugado e com check-ups regulares de sua saúde no médico-veterinário de confiança. Então, que tal conhecer a média de vida de alguns animais de estimação? 

Gatos

Apesar da fama de possuir 7 vidas, os felinos vivem, em média, de 12 a 15 anos. Há pets que podem ter uma vida mais longa do que isso, mas eles são exceções.

Cachorros

A idade média de vida de um cão é de 15 anos. Também há animais que ultrapassam esse prazo em até 5 anos, e não há muita regra: embora digam que cães de grande porte vivem menos, eles podem figurar entre os grandes duradouros.

Como já mencionado, o estilo de vida, a dieta, a prática de atividade física e o cuidado do tutor são determinantes para que o animal de estimação tenha uma vida mais longa e sadia, desfrutando bons momentos ao lado da família.

Cavalos

Cavalos e pôneis podem ter uma vida bastante longa: alcançando até 30 anos! Por isso, investir em um animal desses é um projeto de vida, que requer dedicação e amor.

Tartarugas

Tartarugas e jabutis também são pets que interagem com seus tutores, sendo bastante conhecidos por terem vida longa, passando várias gerações na mesma família.

As tartarugas caseiras costumam viver cerca de 40 anos, enquanto os jabutis chegam a alcançar o dobro disso. Realmente, eles são pets que vão marcar a sua história por muito tempo.

Aves

Papagaios e cacatuas são aves lindas e silvestres, que podem ser adquiridas legalmente por meio de pet centers e lojas especializadas, regulamentadas por órgãos competentes.

Isso é importante para garantir a procedência e o bem-estar do animal. Ambas as aves também são patrimônios de família: se criadas adequadamente, podem viver de 50 a 80 anos.

Lagartos e iguanas

Esses répteis costumam ser criados em ambiente climatizado, dentro de casa, e podem conviver com a família humana por cerca de 10 a 15 anos.

Chinchilas

As chinchilas têm a pele delicada e macia em qualquer fase da vida. Esses pequenos roedores convivem conosco por cerca de 10 a 12 anos, mas há relatos de animaizinhos que chegaram aos 20 anos cheios de saúde.

Furões

Os furões adoram brincar e podem se esconder nos cantinhos mais ocultos da casa. A vida deles costuma durar entre 5 e 10 anos. Uma curiosidade interessante sobre esse animal é que ele passa cerca de 14 horas por dia dormindo — ou seja, boa parte da vida dele vai ser gasta sonhando.

Porquinhos-da-Índia

Este roedor é um dos queridinhos das crianças, mas ele não é muito duradouro: o animalzinho tende a conviver com as famílias humanas por um período que vai de 4 a 8 anos.

Texto: Gear Seo