Otimismo: Conheça o por que ele nunca sai de moda?

A nossa vida é pautada por desafios constantes e diários que precisam ser superados para seguirmos adiante, com otimismo e resiliência.

Mas você já percebeu que, apesar dos problemas que enfrentamos, tudo parece ficar mais fácil se tivermos uma boa dose de otimismo?

Por isso, esse artigo vai te mostrar as vantagens de ser uma pessoa otimista no dia a dia. Fique conosco até o final e aproveite a leitura. 

O que é otimismo? 

O otimismo é uma característica essencial nos dias de hoje. Trata-se de uma disposição para ver sempre o lado positivo de qualquer situação, esperando uma solução que seja favorável, mesmo diante de momentos repletos de adversidades.

Uma pessoa otimista jamais perde as esperanças em situações difíceis do cotidiano. Conheça as vantagens do otimismo: 

Pensamento positivo

Talvez esse seja o principal benefício de quem deixa o otimismo fazer parte da sua vida. Pessoas otimistas têm o hábito de pensar sempre positivo em qualquer situação, mesmo nas mais desfavoráveis ou pouco animadoras do cotidiano. 

Ao invés de se entregarem ao pessimismo, elas deixam o positivismo tomar conta das suas vidas, seja no trabalho ou no âmbito pessoal. Os otimistas acreditam que tudo vai dar certo, mantendo sempre o pensamento positivo. Pode acreditar, isso faz uma grande diferença! 

Foco na solução ao invés do problema

Milhares de pessoas, quando se deparam com algum problema ou situação adversa, tendem a focar na causa do mesmo.

Já os otimistas fazem exatamente o oposto, ou seja, eles focam na solução do problema ao invés de ficar gastando energia procurando os culpados pela situação. 

O otimismo tem o seu foco na solução e não no problema. A hipnose é uma metodologia que pode te auxiliar a encontrar soluções viáveis para os seus problemas do dia a dia, seja no âmbito profissional ou pessoal. Ela é bastante usada por milhões de pessoas em todo o mundo. 

Senso de gratidão

Você já reparou que pessoas pessimistas vivem reclamando o tempo todo? O problema é que essa atitude pode ser altamente contagiante.

Na contramão, os otimistas são sempre gratos por tudo aquilo que acontece em suas vidas, já que costumam enxergar o lado positivo de qualquer situação, mesmo que seja adversa. 

Vale ressaltar que as reclamações agravam as dificuldades ainda mais e não trazem nenhuma solução.

Dessa forma, se você quiser começar a ser mais otimista, tenha mais gratidão, sempre! Ser grato é uma qualidade essencial no mundo de hoje. 

Mais disposição para aprender coisas novas

Por ter mais confiança de que tudo em sua vida vai dar certo, uma pessoa otimista tem muito mais disposição para aprender coisas novas, já que acredita que adquirir mais conhecimentos podem agregar um valor especial em sua rotina. E isso faz todo sentido. 

O otimismo parece favorecer o aprendizado no dia a dia, já que deixa a nossa mente mais aberta para informações novas. Um curso de PNL também pode turbinar o seu aprendizado, já que essa técnica elimina tudo aquilo que impede que isso aconteça. 

Grandes objetivos, pequenas metas

Ao contrário do que você possa imaginar, pessoas otimistas têm grandes objetivos em suas vidas, mas estabelecem metas pequenas no seu dia a dia. Isso tem uma explicação lógica.

Quando estipulamos metas menores todos os dias, podemos ficar mais motivados e, sobretudo, otimistas em alcançá-las. 

Se você estabelecer metas grandes demais ou inalcançáveis, tende a ficar frustrado, caso algo saia do controle. Por isso, o otimismo nos ensina a ter grandes objetivos, mas as metas precisam ser pequenas.

Um bom curso de coaching também pode te auxiliar e estabelecer metas para a sua vida, já que essa metodologia visa o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Cautela sempre

Outra vantagem do otimismo. Pessoas otimistas, na maioria das vezes, são mais cautelosas do que aquelas que se rendem ao pessimismo. E isso traz um benefício exclusivo: menos riscos de errar no dia a dia.

Quando uma pessoa é mais cautelosa em suas atitudes, ela está menos suscetível a se deparar com situações pouco favoráveis. 

E quando isso acontece, o otimismo pode prevalecer nitidamente. Pessoas otimistas não costumam se envolver em situações que não terão futuro e agem com o máximo de cuidado com aquilo que desconhecem.

Ignora tudo aquilo que não agrega valor

Uma pessoa otimista não fica perdendo o seu precioso tempo e sua energia com coisas que não agregam valor na sua vida.

E isso até faz muito sentido. Se algo não vai acrescentar nada de bom, para que ficar perdendo tempo com aquilo? É exatamente assim que os otimistas pensam. 

Se você está disposto a ser mais otimista em sua vida, comece ignorando tudo que não agrega nenhum tipo de valor em seu cotidiano.

Depois de um período, você vai perceber quanta coisa estava tirando o seu sono ou fazendo você gastar tempo e energia sem a mínima necessidade. 

Mais ação e menos conversa

Os pessimistas de plantão costumam ficar colecionando pensamentos ruins ou remoendo os problemas do cotidiano, mas sem fazer nada.

Isso é pura perda de tempo e energia, já quem é regido pelo otimismo, tem o dom de agir para encontrar soluções viáveis.

Ao invés de só ficar reclamando da vida, como os pessimistas, os otimistas tendem a ser mais proativos e agirem sempre com o foco nos problemas do cotidiano.

Quando somos movidos pelo positivismo, até as soluções parecem ser mais fáceis e viáveis. E isso pode fazer o otimista se sentir mais realizado.

A IBND

A IBND é ministrado por profissionais que possuem uma alta capacidade e com vasta experiência no ramo, para ministrar cursos de coaching, além de oferecer soluções exclusivas que podem auxiliar no sucesso profissional e pessoal.