O que são as datas sazonais e como elas podem impactar as suas vendas?

Desde os primórdios do comércio, as datas comemorativas são períodos famosos pelo fator mercadológico, onde tanto as vendas no varejo físico quanto digital estão aquecidas e o fluxo de pessoas a procura de produtos cresce consideravelmente. 

Então, vai de acordo com a criatividade de cada lojista e empresa conseguir aproveitar a temática de cada uma dessas datas para aplicar estratégias de venda que visam atender a demanda em torno de diversos produtos e categorias.

É tudo uma questão de timing e contexto que influencia diretamente nas compras, então mesmo quando não se trata de datas tradicionais como Dia dos Pais, dos Namorados, das Crianças, das Mães e do Natal, as empresas oferecem descontos ou condições especiais.

Inclusive, é certo dizer que, enquanto isso, temos alguns exemplos de datas que foram criadas já pensando na fermentação do setor, por exemplo:

  • Black Friday;
  • Cyber Monday;
  • Dia do Frete Grátis;
  • Dia do Consumidor; 
  • Semana do Brasil.

Agora que você já sabe o que são as datas sazonais e como elas estão presentes no varejo, está na hora de saber o porque elas movimentam tanto os lojistas, e só uma dica: é por causa do faturamento. 

Tanto que os últimos 6 meses do ano são conhecidos como o semestre das vendas, pois é um período onde está localizada uma grande concentração de todas essas datas, incluindo as mais importantes quando o assunto é lucro. 

Veja quais são as datas que precisam estar sempre no seu radar durante o segundo semestre:

Black Friday 

A Black Friday de 2021 apresentou um faturamento de R$ 5,4 bilhões, o que representa um acréscimo de aproximadamente 5,8% em relação a 2020. Contabilizando um volume de 7,6 milhões de pedidos. Ademais, a data teve um aumento de ticket médio, que foi R$ 711,38.

Esses números levantados pela Neotrust dizem respeito a apenas as vendas via e-commerce que aconteceram durante as 48 horas de Black Friday. Inclusive, você sabia que o ano de 2022 promete ter a melhor Black Friday de todos os tempos?

Pela primeira vez na história teremos o encontro de duas datas que sempre mexem muito com o comércio de um modo geral, tanto físico quanto online, ou seja, a Black Friday e a Copa do Mundo. 

Quer entender melhor como a junção desses dois eventos de proporções mundiais? Então você precisa conferir o material que preparamos para os lojistas que desejam vender mais nesse período.

Veja o que você vai aprender nele:

  • Como a Copa do Mundo pode ser uma data sazonal diferenciada;
  • Estratégias de venda para aproveitar a temática do esporte;
  • Quais ferramentas podem te auxiliar nas vendas;
  • Entre outros assuntos.

Além disso, ele é 100% gratuito e para baixá-lo basta que você clique aqui.

Dia dos Pais

Em 2021 essa data simplesmente bateu seu recorde no Brasil, sendo o mais lucrativo de toda a história. Com os números superior aos R$ 6 bilhões, uma alta de 15,9% em relação a data comemorativa do ano passado.

Esse faturamento histórico pode ser explicado também quando analisamos dois pontos: o Ticket Médio superou todas as expectativas e teve uma alta de 11%, fechando em R$ 450. A quantidade de pedidos não ficou muito atrás, e atingiu a marca histórica de 13,9 milhões.

Natal 

Quando o assunto é a comercialização de presentes, não existe data melhor do que essa no Brasil, afinal de contas os números estão aí e não nos deixam mentir: de acordo com levantamento da Neotrust, o período natalino do comércio eletrônico faturou R$ 6,6 bilhões em 2021. 

O aumento considerável de 17,9% em relação ao ano anterior apenas demonstra que essa data está ganhando cada vez mais força dentro das compras virtuais. Fique ligado, pois as suas categorias mais procuradas foram alimentos, moda e itens de perfumaria.   

Conclusão 

Agora que você já sabe o que são as datas sazonais e como elas podem potencializar suas vendas durante curtos períodos de tempo, que tal aprender mais sobre elas?

Seria muito ruim para o seu negócio passar por todo o segundo semestre, que é lotado de datas importantes, sem aumentar as vendas e o faturamento. Se você quer aprender mais sobre elas, então precisa conhecer o intensivão do semestre das vendas.

Essa iniciativa é um curso de 4 aulas disponibilizado pelo hub de integração de marketplaces. Lembrando que ele é gratuito e você pode revisitar esse conteúdo sempre que quiser.