O que levar em conta na hora de escolher um imóvel

Escolher um imóvel para chamar de lar não é uma das tarefas mais simples, pois, para garantir o seu conforto e o de sua família, é necessário avaliar alguns fatores importantes antes de fechar negócio e assinar os contratos de compra e venda.

Para que você tenha tudo o que deseja em uma casa, é recomendável anotar todas as suas preferências, como acesso facilitado à vias importantes ou espaço gourmet. Porém, alguns pontos de análise são imprescindíveis. Para te ajudar, separamos os de maior importância para que você tenha o lar que sempre sonhou. 

Valor

Um dos primeiros pontos, senão o primeiro, a ser analisado por quem está em busca de um imóvel é o preço. Contudo, o ideal é fazer a análise do valor da propriedade antes mesmo de sair em busca de uma. Para isso, é importante realizar simulações de crédito para poder se organizar financeiramente e, assim, estudar se o melhor é financiar ou esperar mais um pouco e comprar à vista. 

Fazer esse tipo de análise contribui para que não haja chances de inadimplência no pagamento das parcelas de um financiamento, por exemplo, e que dores de cabeça e demais complicações sejam evitadas. 

Por conta dos valores, os apartamentos vendidos na planta costumam ser os mais buscados, uma vez que seu preço costuma ser mais atrativo e com maiores chances de negociação. Além disso, são propriedades que serão entregues sem qualquer tipo de necessidade de reformas e reparos.

Localização

É interessante ter uma noção do bairro ou da cidade em que pretende morar. Tendo esse ponto definido, fica mais fácil encontrar imóveis mais interessantes, que atendam o seu perfil e suas expectativas.

Além disso, é possível ficar atento a possíveis lançamentos de empreendimentos, considerando que você deseje morar em um apartamento e não tenha tanta pressa para se mudar. 

Caso você tenha encontrado a propriedade sem ter uma região como alvo, é importante conhecer melhor o bairro e se certificar de que sua infraestrutura atenderá suas necessidades. Analise se há supermercados, agências bancárias, centro de compras, facilidade de acesso à vias importantes, transporte público e afins.

Espaço

A estrutura do imóvel deve ser levada em conta no quesito conforto. Confira se o espaço da propriedade é adequado para suas necessidades e a de sua família, garantindo a acomodação de todos que viverão ali.

No caso de compra de apartamentos em pré-lançamento, é recomendável estudar a planta da unidade antes de fechar negócio. Aproveite o projeto para analisar o que cada cômodo abrigará e se o espaço, após decorado, será suficiente para a sua finalidade. 

Espaço de lazer

Em casos de condomínios, é preciso verificar os espaços de lazer e estudar se eles atendem suas expectativas: a piscina é grande? Quantas pessoas podem ser convidadas para a churrasqueira? Há diversão para as crianças? 

Os novos empreendimentos estão investindo em várias opções de lazer para seus moradores por isso, se você deseja ter diferenciais no condomínio residencial, é válido pesquisar por novas construções de prédios. Assim, há mais chances de encontrar maior diversidade nas ofertas de lazer e demais áreas comuns. 

Casa ou apartamento

A escolha entre casa e apartamento vai depender das necessidades e objetivos de todos os integrantes de uma família.

Tratando-se de alguém que pretende morar sozinho ou um casal, um apartamento pode ser a escolha mais adequada, especialmente, considerando a praticidade oferecida por esse tipo de imóvel, além das opções de lazer e demais serviços do condomínio.

Agora, se for um casal que pretende ter filhos ou de famílias maiores, com quatro ou cinco integrantes, a casa pode ser a escolha mais apropriada.

Outro fator que pode influenciar nesta escolha é a liberdade do morador, uma vez que não é necessário pedir permissão para realizar uma festa, por exemplo, ou se preocupar com o pagamento de taxas condominiais.  

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *