Mapeamento de Mercado

O Mapeamento de Mercado é uma importante ferramenta utilizada na criação de estratégias nas empresas. Consiste em uma análise capaz de demonstrar as principais perspectivas de um determinado segmento.

As empresas conseguem analisar o cenário de uma certa região ou setor e assim obter informações essenciais para conquistar resultados mais relevantes.

A partir de um estudo de concorrentes, público e market share, o mapeamento de mercado mostra quais são as oportunidades de negócios que uma empresa possui. Além disso, é possível descobrir quais são as expectativas, demandas e hábitos de consumo dos clientes e ter insights sobre toda a cadeia produtiva.

Quando uma empresa realiza o mapeamento de mercado, ela passa a ter informações que possibilitam a maior rentabilidade do negócio, a redução dos riscos e o aumento das oportunidades de mercado.

O que é necessário saber para realizar um Mapeamento de Mercado?

Para começar, é importante ter ciência que existem três estruturas essenciais para fazer um mapeamento de mercado e elas são responsáveis por nortear todo o processo de pesquisa e análise.

Os clientes são o ponto inicial, e a partir deles é possível entender quais são as expectativas, desejos e frustrações que podem afetar seus potenciais compradores.

A segunda estrutura essencial no mapeamento de mercado é a dos concorrentes, esse é um grupo que representa uma importante fonte de dados. Os concorrentes servem como parâmetro para que você possa analisar como atuam e como se posicionam no mercado.

A última estrutura que existe no mapeamento de mercado é a dos fornecedores, aqui é importante ver o que eles oferecem, quais são os seus diferenciais e como funciona o processo logístico deles. Os fornecedores são componentes essenciais no funcionamento de uma boa empresa.

Ainda é importante lembrar que o Mapeamento de Mercado vale tanto para a prestação de serviços quanto para a venda de produtos.

Para realizar um mapeamento de mercado eficiente, é possível aplicar algumas medidas, que ajudam a trazer boas respostas para a sua empresa, confira: 

  • Conheça o seu mercado;
  • Defina os objetivos;
  • Avalie seu público-alvo;
  • Saiba como coletar os dados;
  • Escolha as ferramentas para análise.

Vamos entrar em detalhes sobre cada um dos itens para não restar nenhuma dúvida.

Conheça o seu mercado

Com isso você é capaz de compreender que tipo de negócio a empresa está desenvolvendo. É preciso estar atento a quais situações ela se enquadra e qual o tamanho da sua área de atuação.

Conhecendo o seu mercado você pode conhecer melhor os seus concorrentes e aprender com os erros e acertos de cada um deles.

Defina os objetivos

Por que você quer realizar um Mapeamento de Mercado? Saber responder essa pergunta é fundamental e os motivos de realizar um mapeamento de mercado podem ser vários, como verificar quais são as chances da sua marca, a aceitabilidade dos seus produtos e serviços, entre outros.

Avalie seu público-alvo

Definir seu público-alvo e estabelecer características específicas é um ponto-chave para realizar um bom mapeamento de mercado. Sabendo qual é o público-alvo fica mais fácil unir dados confiáveis para um bom planejamento.

E assim a sua empresa passa a ter mais confiança para tomar decisões mais assertivas sobre os produtos e serviços oferecidos e ajuda a entender e solucionar as principais necessidades e problemas dos seus clientes.

As personas também podem ser determinadas a partir do mapeamento de mercado. Lembrando que uma empresa pode ter mais de uma persona, e por isso é necessário criar estratégias para cada uma delas.

Saiba como coletar os dados

Planejar e escolher os canais certos para colher as informações da pesquisa, como redes sociais e sites. Depois de ter isso definido, é preciso pensar em como a pesquisa será aplicada e não esquecer de estabelecer o tamanho da amostra que vai utilizar.

Escolha as ferramentas para análise

Para fazer o seu mapeamento de mercado, é necessário ter acesso às ferramentas certas para que a realização seja eficiente e existem algumas opções que podem ajudar no processo:

O site SEMRush possibilita que você busque pelas palavras-chave mais usadas no seu segmento. O Google Trends é um recurso gratuito e ele possibilita a análise de palavras-chave e a busca por termos mais populares, mas ele não apresenta dados da concorrência.

E por último a ferramenta do Empresômetro – Inteligência de Mercado, que pode auxiliar o seu negócio B2B a ter acesso a empresas maiores, com informações de faixas de faturamento, reconhecimento e filtragem de potenciais clientes.

Os que estão mais de acordo com o seu negócio e que possuem recursos que são compatíveis com as suas expectativas.

O Mapeamento de Mercado fornece as principais informações que você precisa para mudar e até ampliar a sua atuação e com ele você tem uma noção maior e melhor sobre como agir nas suas estratégias, sobre quem são seus clientes e de quem eles podem estar comprando.