Equipamentos que suportam toneladas

Os equipamentos que suportam toneladas estão presentes na rotina de todos, embora isso não seja percebido.

Usados na construção civil, na mudança de casa, em armazéns e em tantas outras aplicações, a certeza é que em algum momento todos se depararam com uma dessas máquinas que suportam toneladas, mas isso ocorre principalmente para esses setores relacionados a empresas de mudança.

No entanto, são poucas as pessoas que sabem como esses equipamentos funcionam.

O que é uma plataforma elevatória?

A plataforma elevatória passou a substituir os andaimes em trabalhos em alturas.

Há casos em que os andaimes realmente não são suficientes para que o serviço seja realizado, como em alturas muito grandes.

Mas há casos em que um andaime, além de custar menos, oferece mais conforto do que uma plataforma, então por que realizar a substituição?

A resposta é simples: segurança.

Isto é, quando a instalação é feita com material de qualidade e o cuidado necessário não há problemas, mas o número de acidentes causados pela falta desses fatores é grande.

Ainda assim, os andaimes, instalações fixas para o trabalho em altura, continuam sendo utilizados em diversas aplicações.

Mas há casos nos quais o movimento é necessário e, então, precisa-se usar uma plataforma.

Mas, afinal, o que é uma plataforma elevatória?

De forma resumida, é uma ferramenta utilizada para trabalhos em altura que, geralmente, conta com uma haste, uma plataforma para cargas ou para operários e uma base com um painel de controle, rodas ou esteiras.

Ao procurar por Aluguel de plataforma elevatória é possível notar que existem diferentes tipos de hastes para essas plataformas.

Como o tipo de tesoura, que realiza uma elevação vertical ou o tipo articulada, capaz de alcançar diferentes ângulos de inclinação.

Contando com diferentes alturas e modos de funcionamento, o melhor é contar com a opinião de um especialista antes de tomar qualquer decisão.

Deve-se considerar:

  • Peso da carga;
  • Necessidade de realizar manobras;
  • Espaço disponível;
  • Altura necessária;
  • Modo de funcionamento;
  • Necessidade de elevar operador junto.

Uma dica é sempre optar por plataformas elétricas em lugares fechados, visto que as movidas a diesel podem gerar desconfortos para os operários devido à fumaça produzida.

Uma das muitas utilidades desses equipamentos é em serviços de Içamento de Móveis.

Há bens de valor que não passam pela porta ou não entram no elevador de um apartamento e, então, necessitam de um serviço de içamento para que sejam inseridos por janelas ou varandas.

A forma mais segura de se realizar esse serviço são as plataformas elevatórias.

Faz-se a amarração e embalagem dos móveis e, então, eles são posicionados no equipamento para que o transporte possa ser iniciado.

Algumas pessoas podem optar por usar um caminhão munck para tal.

Outros equipamentos

Um caminhão munck ou guindauto é um equipamento de transporte de cargas pesadas muito usado.

Com funcionamento parecido como de um guindaste, o caminhão possui um guincho em sua traseira e é capaz de suportar toneladas.

O diferencial desse equipamento para o guindaste é que são menores, tornando-os mais versáteis.

De fato, o caminhão munck permite que se viaje grandes distâncias carregando itens pesados, algo que não é possível com guindastes.

Muitos se esquecem ao falar de trabalhos em altura do carrinho porta cabos.

Entretanto, essa ferramenta de função simples pode suportar muito peso, como 500kg e é essencial para diversos trabalhos.

Ao procurar pelo aluguel, é necessário que vários dados sejam fornecidos ao locador – se o cabo é chato ou redondo.

Qual a sua espessura, qual o seu peso, se serão necessários ou não movimentos curvos, em qual velocidade se precisa trabalhar, qual a altura de içamento dos cabos eletricos  e muito mais.

Por fim, existe um cuidado que deve ser tomado com qualquer um desses equipamentos capazes de suportar toneladas: a segurança.

Trabalhos em altura são considerados trabalhos de risco e é preciso proteger os funcionários, assim como isolar a área de trabalho para evitar acidentes com passantes.

Os riscos aumentam muito quando se trata de cargas pesadas e, por isso, os Equipamentos de Proteção Individual devem estar em bom estado e terem qualidade.

É necessário que os funcionários usem capacetes, sapatos com biqueira de aço e outros itens com resistência a impacto.

Ao procurar por uma empresa de aluguel de máquinas, sempre busque ver as credenciais e se certifique de que as normas ABNT estão sendo seguidas à risca.

Isso garante a integridade das cargas, que muitas vezes são valiosas.