compras

Dicas para fazer compras baratas e seguras na Internet

Com relação a compras, quem não gosta? Se for por um preço barato é ainda melhor, não é mesmo?

No Brasil, o mercado de compras pela internet tem se destacado bastante. E na pandemia aqueceu ainda mais o mercado online. Com o distanciamento social e o fechamento do comércio, a opção principal encontrada é comprar virtualmente.

Ocorre que junto com o aumento dessas vendas, também houve aumento de sites fraudulentos. Por isso, na hora de comprar você deve estar sempre atento às dicas de segurança e assim realizar suas compras com um preço bom e seguro.

Como ter segurança na hora das compras?

O preço baixo é um dos atrativos utilizados por golpistas e fraudadores. Mas apenas o preço baixo não significa sempre golpe, porém é necessário estar atento.

Existem alguns pontos importantes a serem analisados na hora da compra, isso garante uma compra barata e segura.

Dados da empresa

Fique ligado em empresas que só ofereçam telefone ou e-mail para o contato. Quanto mais dados elas oferecem, maior é a probabilidade de ser uma empresa correta. Consulte também a situação do CNPJ no site da Receita Federal e veja se todos os dados conferem, como: nome, endereço e a atividade exercida. 

Muitos fraudadores abrem um CNPJ com uma atividade completamente diferente da qual estão oferecendo o produto ou serviço, alguns CNPJ nem existem e outros são clonados mesmo. 

Sites de Reputação e reclamações

Existem sites, como reclameaqui e ebit, que são destinados a reclamações de usuários e clientes de serviços e produtos. Basta entrar, se cadastrar e deixar seu relato. Estes sites são excelentes ferramentas para descobrir as maiores queixas dos clientes. Sempre há relatos de consumidores que passaram por situações desagradáveis. É possível saber se aquela empresa entrega os produtos no prazo e se realmente ela os entrega. 

As redes sociais também são excelentes aliadas. Veja se a empresa costuma responder e se os problemas são recorrentes. 

Segurança da Página de compras

Um assunto importante é quanto à questão da segurança oferecida pela página. Não só no quesito credibilidade e idoneidade da loja, mas também quanto à privacidade e roubo de dados. Afinal, para comprar online é preciso colocar os dados pessoais na plataforma.

Alguns elementos na página da loja são capazes de identificar o nível de segurança do site. É importante ter atenção e cautela.

Muitos fraudadores se passam por sites de grandes marcas e empresas do varejo. Aparentemente o site tem o mesmo layout e o consumidor pensa estar no site original. Por isso, fique atento ao endereço do site, geralmente as mudanças passam quase despercebidas. Os fraudadores costumam trocar ou repetir apenas algumas letras do endereço original. Por exemplo, a letra i dobrada, a troca do .com pelo .net, trocar i maiúsculo por l e assim outras mudanças bem tênues.

Outra forma de análise é o protocolo de segurança que garante que os dados daquele site são criptografados, ou seja, como se fossem codificados, impedindo assim uma leitura externa por parte de terceiros. Para identificar se há esse protocolo é preciso se certificar que no início do endereço ao invés de HTTP existe HTTPS. Assim como, também pode haver o desenho de um cadeado fechado.

Como conseguir bons descontos?

Há muitos sites e fóruns que disponibilizam vários cupons de descontos e promoções para serem utilizados em compras de determinados sites. Muitos deles são possíveis de conferir as melhores ofertas disponíveis em diversos sites de compras e em segmentos diferentes. São oferecidos também inúmeros cupons de desconto online.

Uma ótima dica é se cadastrar para receber a newsletter dos sites. Newsletter são e-mails enviados informando sempre as promoções, descontos e novidades de cada página.

Algumas lojas e marcas também oferecem descontos na hora de trocar o seu aparelho eletrônico por um mais atual. Tem sido comum oferecer um desconto em troca do seu aparelho usado. Vale a pena conferir e comparar.

Algumas marcas, e algumas operadoras de cartão de crédito também oferecem Cashback, que seria um serviço onde uma porcentagem do valor da compra é devolvido ao cliente. Você vai acumulando e depois pode trocar por serviços ou mercadorias.

Paciência: fator essencial na hora da busca

Para pechinchar e comprar com os melhores preços é necessário ter muita calma e paciência.

Nesse caso, a pressa não é inimiga só da perfeição, mas também do bolso. Quanto mais pressa, menos você irá economizar.

Para uma compra ser bem sucedida e com o foco no preço baixo é preciso muita calma para pesquisar bem.

Uma simples busca em sites de pesquisas mostra que um mesmo produto pode ter preços distintos.

Por isso, após conferir todas as dicas de seguranças você deve comparar os benefícios oferecidos por cada loja. Preço, formas de pagamento, prazo: todos esses são elementos importantes na hora de fazer uma boa compra.

Se não há urgência na compra, o ideal é pesquisar bem e quem sabe aguardar um tempo. Quem sabe não surjam promoções relâmpagos, principalmente se estiver próximo a datas comemorativas, onde o comércio costuma baixar seus preços.

Outras Dicas Importantes para as compras

Uma dica importante é quanto à segurança na hora dos pagamentos, principalmente na compra com cartões de crédito. 

Muitas operadoras de cartão de crédito oferecem o serviço de cartão virtual. Nesse serviço, o cliente, através do aplicativo, gera um número de cartão vinculado ao seu. Esse número poderá ser utilizado somente uma vez. E depois de utilizado, ele não será mais validado. Sendo assim, caso seu computador esteja com algum tipo de vírus ou qualquer outro invasor, esses seus dados estarão protegidos.

Por isso, mantenha sempre um antivírus atualizado e evite fazer compras em computadores de uso público, isso amenizará os riscos de ter seus dados roubados por vírus e malwares.

Comprar pode ser algo prazeroso, mas também pode trazer muita dor de cabeça. Por isso, procure utilizar todas essas dicas e garantir uma compra segura e com um preço baixo. Pechinche bastante, não tenha pressa e utilize bastante os cupons e ofertas disponíveis nas plataformas de oferecimento deste serviço.