Aprenda sobre as vantagens de contratar uma assessoria contábil

A assessoria contábil pode se referir a diferentes serviços prestados por empresas contábeis.

Os mais comuns são aqueles relacionados ao cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

A principal vantagem de se terceirizar esse serviço além do custo muito menor é também não se preocupar com os processos diários e burocráticos podendo o executivo focar em seu negócio que é vender ou atender o seu cliente.

Além disso, também reduz a possibilidade de fraude uma vez que todo o processo estará sendo feito por uma equipe treinada e sempre atenta a segregação de função, onde diminuem significativamente a possibilidade de fraude.

Em resumo, nesse caso, os contadores têm a função de identificar, mensurar e analisar todos os eventos financeiros da empresa, traduzindo os dados em relatórios que apoiam a tomada de decisão da gerência.

Muito além de escriturações e balanços, a assessoria contábil pode amparar o empreendedor com informações valiosas em linguagem clara, oferecendo uma visão panorâmica de resultados e situação financeira da empresa.

Para atender as diferentes funções, assessorias contábeis contam com equipes multidisciplinares e se diferenciam pelo conhecimento profundo em gestão, pois atuam como parceiras estratégicas e oferecem serviços especializados às empresas.

Afinal, elas acompanham seus clientes em longo prazo e, muitas vezes, conhecem as finanças do negócio melhor que os próprios gestores.

Como funciona uma assessoria contábil?

Não são poucos os empresários e gestores que têm dificuldades quando o assunto é a contabilidade da empresa.

Com isso, acabam perdendo um tempo enorme tentando desvendar informações relativas a impostos, tributações e afins.

Ao contratar uma assessoria contábil, o gestor recebe um auxílio valioso. Os profissionais designados analisam e interpretam dados contábeis da empresa, conferindo registros diários e demonstrações expositivas.

Com as informações, conseguem sugerir melhorias não só na parte contábil, mas também trabalhista, previdenciária e fiscal.

A assessoria contábil pode ajudar a definir qual é o enquadramento fiscal de determinado negócio, o que é um ponto essencial, já que determina a faixa de imposto que deve ser paga.

Isso é essencial para a margem de lucro da empresa. Então, ter um auxílio especializado é fundamental.

Serviços prestados pela assessoria contábil

Quando você decide contratar uma assessoria contábil você recebe vários serviços prestados por essa assessoria que vão além da papelada tradicional.

Confira algumas das principais soluções dessas empresas.

Expediente e repartições

Nessa categoria de serviços, estão os processos que exigem trâmites junto às repartições públicas, como aberturas, fusões, cisões e incorporações, além das alterações contratuais.

Para abrir uma empresa, por exemplo, não basta contratar alguém para conduzir a parte burocrática: é preciso ter à disposição profissionais que orientam a escolha do melhor tipo de empresa, código de atividades e regime tributário.

Do mesmo modo, as alterações contratuais também requerem cuidado na mudança dos documentos como contrato social, inscrição estadual e alvará.

Outros serviços do tipo são:

  • Fusão, cisão e incorporação de sociedades
  • Encerramento de empresas e sociedades
  • Parcelamento de impostos municipais, federais e estaduais
  • Certidões de impostos, INSS e FGTS
  • Regularização de empresas e sociedades.

Escrituração contábil

Escrituração não diz respeito apenas ao registro das movimentações e emissão dos livros contábeis, pois antes disso é preciso organizar os documentos que embasam o processo.

Para isso, a assessoria seleciona os dados necessários, realiza a conciliação bancária e confere débitos e créditos após os registros.

Também faz parte desse serviço a emissão de balancetes mensais de conferência.

Felizmente, graças ao Decreto nº 6.022/2007, os livros impressos podem ser substituídos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Por meio do sistema, é possível enviar todo o registro contábil diretamente para os órgãos de fiscalização.

Serviços fiscais e tributários

Os serviços fiscais e tributários abrangem desde o preenchimento das guias de impostos até o planejamento tributário da empresa.

Como vimos, essa é uma das áreas mais burocráticas da contabilidade, e exige grande conhecimento dos contadores para garantir todas as obrigações fiscais e encontrar o melhor regime tributário.

Para pagar menos impostos, por exemplo, existe uma prática contábil chamada elisão fiscal, que permite a adequação da empresa a formatos mais vantajosos sem qualquer ilegalidade.

É por isso que o planejamento tributário é tão importante e pode representar uma economia significativa para a organização.

Departamento pessoal e RH

Na área de recursos humanos e administração de pessoal, a assessoria contábil oferece soluções desde o registro dos colaboradores até o eventual cálculo de quitação.

Um dos principais serviços oferecidos é o processamento da folha de pagamento, que inclui emissão de contracheques, pró-labores de sócios, guias de INSS e FGTS, imposto de renda retido na fonte, etc.

Também estão inclusos serviços como o controle de férias, dissídios coletivos e apuração de encargos.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu o que é assessoria contábil e como ela pode ser útil auxiliando no dia a dia da empresa .

Entre outros pontos, também foi compartilhado alguns dos serviços que podem ser prestados por uma assessoria e seus benefícios para a organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *