Entenda qual a função da cabine de pintura automotiva?

É muito comum as pessoas enjoarem da cor de fábrica do seu carro, e agora, existe uma facilidade maior para os que pretendem resolver essa questão, a cabine de pintura automotiva.

O mercado automotivo vem se atualizando e se inovando constantemente, pode perceber isso após ver as rodas de alto desempenho que estão sendo fabricadas, os painéis diferentes, os bancos mais confortáveis etc.

Com a pintura dos carro não seria diferente. As pinturas também estão acompanhando esse avanço e um desses avanços foi a criação da cabine de pintura automotiva para acabar com o problema da troca burocrática de cor por conta da placa do veículo.

Continue lendo este post para entender melhor como isso funciona.

O que é e como funciona uma cabine de pintura?

A cabine de pintura serve para automóveis já montados que precisam de reparação na pintura ou até mesmo uma cor nova.

Para isso, é utilizado essa cabine, que dá ao carro uma cara nova, criando um ambiente propício à pintura, sem fazer grandes sujeiras.

Ela é mantida sob pressão, a qual dificulta a entrada de poeiras durante a pintura, fazendo com que essa pintura saia de maneira perfeita e sem avarias.

O fluxo de ar faz com que ela funcione e impulsione o pulverizador de tinta na vertical, dando um melhor acabamento ao automóvel.

A cabine é construída através de produtos extremamente resistentes e duráveis, como chapas de aço carbono, fazendo com que o local da pintura seja extremamente propício a um bom acabamento.

As paredes da cabine são vedadas com silicone, para que nenhum jato de tinta escorra ou espirre para fora, fazendo com que a pintura saia de maneira limpa e eficaz.

O ar passa por uma série de processos para circular por dentro, contando com a ajuda de um exaustor, que tira todo o ar “impuro” do ambiente e jogando ar novo para que a ventilação da cabine seja adequada a todo o processo.

Já em seu interior, é feita de uma manta filtrante, na qual o ar é filtrado duas vezes antes de entrar na cabine, proporcionando ar extremamente puro e sem sujeiras que possam comprometer a pintura do veículo.

No seu piso, existem grades, que podem ser removidas para uma maior limpeza dos filtros que estão encaixados abaixo delas, realizando a devida limpeza antes de se iniciar uma nova pintura.

Na porta da cabine, para que o automóvel entre e saia, são instaladas portas de vidros temperados, que são muito mais rígidos e resistentes a impactos.

Em sua lateral, existem pequenas portas para que os pintores tenham acesso e visão a toda funilaria do carro.

O sistema de insuflamento serve para filtrar todo o ar antes de chegar à cabine e às mantas, sendo uma primeira camada antes de finalizar todo o processo de filtração do ar, ele é posicionado no teto da cabine com mantas de poliéster, que ajudam em todo o processo, além de um ventilador que também filtra o ar que está entrando.

A função do exaustor, nesse caso, é retirar todo o ar já usado na cabine e colocar para fora, fazendo com que o ventilador e as mantas peguem esse ar novo de fora e filtrem novamente para o interior da cabine.

Por último, o painel de controle da cabine é o que fica instalado na parte exterior dela, monitorando todo seu funcionamento e entrada e saída de ar, assim como os jatos de tinta.

Vale a pena investir?

Sim! Apesar da cabine de pintura automotiva ser um investimento alto, é algo que traz muitos benefícios para quem busca trabalhar com isso todos os dias.

Na hora da compra, o ideal é que seja cotado com as empresas para que você consiga encontrar a melhor cabine para o seu negócio pagando um preço justo.

Essas máquinas, em indústrias automotivas, estão cada vez mais ganhando espaço na produção pois seu custo-benefício é muito alto em vista das outras técnicas de pintura convencionais, além de sua pintura ser feita de uma maneira, quase que, instantânea.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu as funções de uma cabine de pintura automotiva e como investir nela pode te trazer muitos benefícios no dia a dia.

Entre outros pontos, também foi compartilhado como a cabine funciona e como é importante fazer uma boa pesquisa para conseguir adquirir a ideal, com o melhor preço para o seu negócio deslanchar mais ainda.