Como se vestir na meia estação?

Durante a meia estação é muito recorrente que haja alterações climáticas ao longo do dia, o que acaba gerando a dúvida sobre como se vestir na meia estação. Nessa época, os dias não são tão frios e nem tão quentes, pedindo peças e combinações que façam sentido nesse contexto.

O conforto é fundamental principalmente no dia a dia, na hora de escolher o look, e é importante estar preparada, já que costuma estar mais fresco de manhã, mas pode fazer calor ao longo do dia, até que o friozinho chegue ao anoitecer. Afinal, como se vestir na meia estação?

Sobreposições são a chave de como se vestir na meia estação

Já que a meia estação costuma apresentar mudanças climáticas significativas durante o dia, a dica de ouro é encontrar composições confortáveis e que podem ser acrescidas de sobreposições caso esfrie ou esquente.

A segunda dica, portanto, é trabalhar com camadas para não passar frio nem calor durante o dia.

Algumas peças são indispensáveis para sobreviver à indecisão climática da meia estação, então um look com cardigan ou blazer faz todo o sentido.

A calça skinny e a saia midi também são uma boa aposta para o dia a dia.

Quer aprender como combinar essas peças para um look de meia estação estiloso? Aqui vão algumas dicas:

Cardigan

O cardigan feminino com certeza aparecerá muito nas composições de meia estação, fazendo o duplo trabalho de trazer estilo e aquecer o visual.

Combinar um short alfaiataria com meia calça e finalizar com um cardigan, por exemplo, é uma excelente maneira de atualizar o look para a meia estação.

Mas atenção, lembre-se sempre de colocar uma regata ou blusa social feminina por baixo do cardigan. As sobreposições são uma boa pedida para a meia estação por permitirem ser colocadas e tiradas ao longo do dia, com a finalidade de se adaptar ao clima do momento.

Blazer

O blazer é outra proposta para aquecer e complementar o look de maneira elegante. Ele, que já é habitualmente combinado com calça preta skinny, pode também servir de sobreposição combinado com um vestido midi.

Para elevar o look, a sobreposição pode ser feita com cardigan + blazer ou jaqueta. Uma calça preta skinny combinada com um cardigan, por exemplo, fica mais estilosa com uma jaqueta por cima, e mais elegante caso a escolha seja o blazer.

Saia Midi e Vestido Midi

O comprimento midi é excelente para a meia estação e aparece em vestidos e saias. O vestido e a saia midi são uma proposta de combinação com o cardigan, dessa vez mais feminina.

Uma estratégia interessante para deixar o look com saia midi menos óbvio é abotoar o cardigan por completo. Caso você queira destacar a silhueta, você pode deixar os botões debaixo do cardigan abertos.

O vestido midi permite sobreposições interessantes exatamente por seu comprimento. Combinado com cardigans de diferentes tamanhos, você pode fugir do óbvio colocando um cinto por cima da sobreposição, marcando a cintura e adicionando estilo ao look.

Como montar looks com sobreposições:

As dicas de como se vestir na meia estação são mais intuitivas do que outras dicas de looks.

A meia estação combina as temperaturas da estação anterior e da futura, e a primeira dica na hora de montar o look é combinar peças que você usaria no verão com elementos do inverno.

Como já mencionamos, a sobreposição vai te ajudar muito na hora de compor looks para a meia estação, não apenas pela funcionalidade mas também pelo estilo. Misturar peças com texturas diferentes e transformar propostas mostra que você tem personalidade na hora de se vestir.

Mesmo assim, looks com sobreposição ainda geram dúvidas, então além das sugestões de looks, separamos algumas dicas para arrasar nas sobreposições durante a meia estação.

  1. Não tenha medo de experimentar! Compor looks com sobreposições requer prática e autoconhecimento, portanto vale a pena gastar um tempo na frente do espelho tentando combinações novas.
  2. Atente-se à silhueta, já que as camadas irão criar volume. Portanto, o ideal é que a peça de baixo seja mais justa ao corpo.
  3. A cartela de cores da estação é outra dica sensacional na hora de montar looks com sobreposição. As cores das peças escolhidas devem sempre conversar entre si.
  4. Blazer, camisas e cardigans são peças que alongam o look e geralmente estão presentes em sobreposição.

Combinando peças que você com certeza já tem sem seu armário e as dicas de sobreposições, você já sabe como se vestir na meia estação. Viu como não é tão difícil assim?