Um dos produtos que nunca podem faltar nos banheiros é o papel higiênico. Ele é item essencial nas compras tanto de casa quanto das empresas.
Mas, com o aumento de todos os produtos da cesta básica e de vários outros itens, nunca foi tão importante economizar. Cada centavo conta e algumas medidas podem ajudar a gastar menos sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. E é o caso do papel higiênico.
Mas, assim como o papel-toalha, o uso desregrado pode trazer prejuízos não só para as finanças como também para o meio ambiente. Por isso, hoje vamos te dar dicas importantes de como economizar papel higiênico. Vamos lá?
Invista na qualidade do produto
O primeiro ponto é investir em produtos de qualidade. De nada adianta pagar os menores preços se o material é de baixa qualidade. Um papel higiênico ruim não tem a mesma absorção de um com qualidade superior. É só usar para perceber.
Seguindo essa lógica, comprar papel higiênico barato pode sair mais caro, na verdade. Você vai precisar usar muito mais folhas para ter o mesmo resultado. Na ponta do lápis, talvez você chegue a gastar o dobro em quantidade com o papel de baixa qualidade, o que são alguns reais a mais para seu bolso.
Compre de marcas conhecidas
Quando falamos de economia, muita gente já aponta que os grandes vilões são as marcas famosas. E essa afirmação pode ser usada para qualquer área. Mas não é bem assim!
No caso do papel higiênico, um item básico de higiene, investir em marcas conhecidas te garante mais confiabilidade do produto que você está comprando. É o que te contamos no item acima: um papel bom exige menos em quantidade do que um ruim para a mesma função.
Ou seja, se você viu um produto barato demais e de uma marca que você nunca ouviu falar, fuja dele — principalmente quando o assunto é higiene.
Dosar o papel higiênico
Agora que você sabe como escolher um papel de qualidade, vamos ao uso. Uma forma de garantir a economia deste produto de higiene é dosar a quantidade usada de cada vez.
Nas casas, é comum pegar o rolo de papel higiênico e puxar um tamanho muito superior ao que é realmente necessário. Para mudar este hábito, é necessário ter mais consciência durante o uso e medir o que você realmente precisa para o momento.
O mesmo vale para empresas. Algumas já oferecem quantidades individuais na entrada do banheiro, proporcionando que a pessoa pegue somente a quantidade que vai usar.
Mas o ideal para trabalhar essa conscientização é colocar placas em locais estratégicos, especialmente perto dos pontos onde o papel higiênico está disponível. É uma forma de fazer com que as pessoas que passam por ali façam o uso consciente do produto.
Compre em grandes quantidades
Essa dica vale, principalmente, para empresas. Comprar em grandes quantidades e direto com o fabricante pode ser uma opção que vai gerar uma economia financeira muito maior. Certamente, essa já é uma prática recorrente e garante que você faça compras menos vezes e que os produtos estejam disponíveis de acordo com o cálculo de uso.
Mas até para casas essa pode ser uma alternativa interessante. Não estamos falando de ir ao mercado e estocar pacotes e mais pacotes de papel higiênico, mas comprar em um atacado, onde os preços são melhores em compras em grande quantidade.
O ideal é comprar uma quantidade mínima oferecida por esses atacados e que vai durar uns meses na sua casa. Mas, claro, sempre lembrando da dosagem e uso consciente. Não é porque temos em grande número disponível em casa que vamos gastar mais do que é preciso, certo?
Agora que você sabe as principais dicas de como economizar papel higiênico, é só escolher um fornecedor parceiro, fazer seu pedido e colocar todas essas sugestões em prática!
Texto: Gear Seo