Como anunciar na internet: por que usar, opções e dicas para melhores resultados

Absolutamente todo negócio tem algum tipo de presença na internet. E todos querem a mesma coisa: alcançar o maior número de pessoas enquanto investem a menor quantidade de recursos para obter o máximo de benefícios.

Mas como anunciar na internet e alcançar esse objetivo? É possível?

Hoje, a publicidade online é um método muito eficiente para fazer com que os seus clientes em potencial conheçam sua empresa e se interessem por ela ao mesmo tempo.

Ao contrário da publicidade tradicional, anunciar na internet é cada vez mais acessível para todas as empresas e permite que você alcance seu público-alvo com rapidez, facilidade, eficiência e economia.

Então, embora ter um blog seja fundamental, ter uma estratégia de marketing digital que reforça a presença nas redes sociais é indispensável. A realidade é que a publicidade na internet também é essencial e tornou-se uma prática habitual.

E para investir, você precisa saber como anunciar na internet, por que é tão importante, quais tipos de publicidade existem e quais dicas seguir para alcançar os melhores resultados. E é exatamente isso que vamos mostrar para você. Pronto?

Como anunciar na internet: guia introdutório

Qual é o maior benefício da publicidade na internet?

Imagine que você tem uma loja atraente, em uma das melhores ruas da cidade, aberta 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Isso é mais ou menos o que acontece quando anuncia na internet. Você fica automaticamente visível para milhares de pessoas que estiveram procurando por você a vida toda e nem sabiam que você existia!

Além disso, apostar na publicidade online é muito importante tanto para grandes quanto para pequenas empresas.

Com um orçamento acessível você obterá uma melhor visibilidade, o que certamente vai gerar um aumento do tráfego para o seu site ou para sua loja física e um aumento nas vendas.

Mas isso é algo que mais e mais pessoas estão percebendo, pois os anúncios na internet já movimentam bilhões de dólares em todo o mundo a cada ano. De fato, ao lado de marketing de conteúdo e marketing de vídeo, a publicidade online é uma das maiores áreas em crescimento na internet.

Em 2017, a publicidade digital cresceu 21% na comparação com 2016 e somou R$ 312,4 bilhões (US$ 88 bilhões). O número ultrapassou pela primeira vez os investimentos nas transmissões de TV a cabo, segundo a PwC.

Isso se deve, em parte, ao fato de a publicidade online ser muito atraente e, além disso, possibilitar uma melhor segmentação dos anúncios para que se possa alcançar basicamente qualquer tipo de público-alvo desejado.

Tudo isso pode ser feito de maneira eficaz, simples, flexível, facilmente mensurável e com baixo custo. Além disso, você poderá ver o desempenho de seus anúncios em tempo real e se eles estão funcionando ou não.

Agora, o próximo passo é  aprender como anunciar na internet. Quais são os melhores formatos e qual será a melhor maneira de ajudar você a atingir suas metas?

Vamos dar uma olhada!

As 5 melhores formas de anunciar na internet

1. Publicidade nos mecanismos de busca

Um dos métodos de publicidade na internet mais usados ​​é o Search Engine Marketing (SEM), e, claro, o Google é o melhor de todos.

Na verdade, a empresa gigante da tecnologia, tem um método para você fazer propaganda patrocinada: o Google AdWords.

O principal benefício deste tipo de anúncio é que eles permitem melhorar o posicionamento do seu site por meio de publicidade paga.

Dessa forma, por exemplo, através de técnicas de SEM, você pode anunciar seus produtos, serviços ou conteúdo por meio do serviço de publicidade do Google ou de outras empresas.

Os usuários encontrarão você com mais facilidade, pois seus anúncios serão exibidos no topo dos resultados de pesquisa do usuário.

Este tipo de publicidade geralmente funciona no método de custo por clique (CPC). O que significa que você paga apenas por cada clique feito em seu anúncio e, embora haja outras formas, ele continua sendo o mais usado.

A criação dos anúncios é altamente personalizável e você escolhe a quantidade máxima de cliques que deseja pagar por uma determinada palavra-chave.

Por exemplo, suponha que você queira fazer uma reserva para um hotel nas Ilhas Fiji no próximo mês e pesquisa no Google: “os melhores hotéis nas Ilhas Fiji”.

Como você pode ver na imagem abaixo, nos resultados superiores da busca aparecem anúncios e, os que ficam abaixo, são os resultados orgânicos posicionados através de técnicas de SEO.

Como anunciar na internet

Quanto ao seu uso, o anúncio nos mecanismos de busca é mais usado pelos anunciantes, cujo objetivo principal é obter tráfego na web e conversões, pois com esse tipo de anúncio você está atingindo os usuários que pesquisam seus produtos. Além disso, é uma das técnicas de publicidade mais simples e eficientes.

2. Publicidade nas redes sociais

Seria tolice ignorar o poder que as redes sociais têm para ajudá-lo a alcançar o sucesso nos negócio. E não é eficaz apenas na sua estratégia de marketing digital, mas a publicidade nas redes sociais está ganhando cada vez mais adeptos graças à sua eficácia.

Na verdade, a maioria das redes sociais oferece a possibilidade de criar anúncios diretamente em suas plataformas, seja promovendo mensagens e conteúdo ou criando anúncios específicos. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube são apenas algumas delas.

Além disso, cada rede permite segmentar seu público-alvo e, com isso, você poderá escolher o grupo de pessoas que você está tentando alcançar.

Se você quer maximizar sua presença nas redes sociais, ser conhecido e direcionar o tráfego para seus perfis sociais e site e divulgar seu negócio local essa é uma boa opção.

3. Banners

Os banners são, provavelmente, a forma mais conhecida de anunciar na internet e muito disso é porque eles foram os primeiros formatos de anúncios a aparecer na web.

Eles consistem em colocar estrategicamente anúncios com diferentes formatos, tamanhos e designs em uma página da web. Os usuários que clicarem no anúncio serão direcionados para o site que você escolher.

O problema, porém, é que hoje em dia estamos tão saturados de anúncios que mal prestamos atenção neles. Portanto, se você quiser começar a anunciar online considere primeiro as outras opções, como o Google AdWords ou a publicidade nas redes sociais.

Como anunciar na internet

4. E-mail marketing

Por muitos anos, essa forma de publicidade dominou a internet e não é chata, intrusiva e ineficaz: propagandas em massa por e-mail.

Na verdade, recebemos tantos e-mails por dia que nos tornamos meio que imunes à publicidade e não precisamos de mais de dois segundos para enviá-la diretamente para a pasta “Spam”.

E-mail marketing não tem nada a ver com isso, mas vai muito além e pode ser considerado uma peça fundamental da sua estratégia de marketing digital.

Falar sobre e-mail marketing daria um artigo inteiro (provavelmente mais), mas aqui, estamos falando sobre publicidade e nos referindo a camuflagem de promoções e anúncios em  mensagens amigáveis ​​e valiosas que o usuário não deseje excluir.

É uma forma bem aceita e amigável de publicidade e você deve definitivamente não só usá-la, mas considerá-la como parte de sua estratégia de marketing digital.

5. Remarketing

O remarketing é uma das melhores técnicas de publicidade na internet para anunciantes pequenos e grandes.

Não é apenas uma forma de publicidade, mas é um ótimo recurso que permite criar anúncios personalizados que serão exibidos para usuários que já acessaram seu site, mas que não concluíram nenhuma conversão.

É possível fazer remarketing no Google AdWords e também existe a opção de remarketing no Facebook. Essa tática está voltada principalmente para o retorno sobre o investimento (ROI). Portanto, é uma opção que você deve considerar se muitos usuários estiverem saindo de seu site sem comprar nada.

Tenha cuidado, pois a utilização inadequada do remarketing pode parecer agressiva. Com uma boa configuração ele pode ser muito útil e lucrativo para sua empresa.

Embora essas sejam as principais formas de como anunciar na internet, ainda existem outras e você pode até mesclá-las e optar por uma estratégia de publicidade online que inclua vários tipos de anúncios.

É importante falarmos de algumas dicas para antes de começar a anunciar na internet. Abaixo, mostramos alguns detalhes que você deve ter em mente ao anunciar online.

6 dicas para alcançar melhores resultados

1. Preocupe-se em criar um bom site

Não importa o tipo de anúncio que você publica: absolutamente todos eles têm a missão de fazer com que as pessoas cliquem neles e as direcionem para a página que você escolheu.

É por isso você deve ter um site que carregue rapidamente, tenha um bom design e ofereça uma boa experiência para o usuário.

Reserve o tempo necessário para definir as informações que o usuário verá quando chegar às páginas e verifique se ele é útil e atrativo para gerar conversões.

2. Investigue realmente seu mercado

Você pode ter a melhor propaganda em todo o universo, mas se você está confundindo as pessoas, isso não lhe trará nenhum benefício. Portanto, investigue seu mercado, defina seu público-alvo, segmente-o e deixe claro para quem você está segmentando para poder criar anúncios que causem impacto.

3. Defina quais tipos de anúncios você usará

Pense sobre onde seus clientes em potencial estão online e só então escolha o tipo de anúncio que melhor irá alcançá-los. Seu público está no Facebook? Então opte por campanhas nos anúncios do Facebook. Seus clientes em potencial assistem a vídeos? Maximize suas campanhas no YouTube.

4. Pense no objetivo da publicidade na Internet

Definir o que você deseja realizar com seus anúncios online é muito importante para criar anúncios eficazes. Portanto, decida se você deseja obter mais tráfego, mais leads, mais vendas, melhorar sua imagem de marca ou o que você gostaria de realizar e, então, concentre seus anúncios nessas metas.

5. Utilize um bom CTA

Para que seu público possa realizar uma determinada ação, você deve informá-lo. E é aí que o call-to-action, ou CTAs, entram em ação. Por isso, inclua-os sempre em seus anúncios para atrair o clique do público.

6. Mensure absolutamente tudo

Por fim, e mais importante, meça o desempenho de seus anúncios em tempo real, analisando suas campanhas detalhadamente para maximizar o que funciona e mudar o que não funciona.

E, acima de tudo, aja de acordo, porque o caminho da sua empresa pode ser alterado graças a essas métricas de marketing digital.

Embora o mundo da publicidade na internet seja amplo e exija tempo e recursos, com este guia introdutório que você acabou de ler, você tem o suficiente para começar. Existe um mundo cheio de oportunidades ao seu alcance! Cabe a você aproveitar. 😉

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil. Formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.

 

Texto produzido por Links Experts e publicado originalmente em Quanto sobra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *