cursos

Certificações para engenheiros: por que investir nelas? Quais cursos fazer?

Ser engenheiro é participar ativamente de uma área que ajuda a desenvolver a sociedade por completo. Para englobar diversos campos de conhecimento, é preciso se manter atualizado, em constante aprendizado com diversos cursos.

Entretanto, é importante dizer que em um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), constatou-se que há uma carência de profissionais qualificados em engenharia para 2020. 

Por isso, as certificações para engenheiros são tão necessárias em um mundo complexo, que avança tecnologicamente de forma acelerada. Essa realidade encontrou ainda uma crise desencadeada pela pandemia em 2020.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) comprovaram que houve redução ou paralisação em 76% da indústria brasileira. Ou seja, o mesmo quadro observado pelo Ipea, ainda continua: o mercado precisa de engenheiros.

Pela engenharia ser uma das profissões mais valorizadas no país, há uma forte demanda por quem realiza um trabalho de alta qualidade. Para ajudar você, no decorrer deste texto, há dicas de treinamentos para engenheiros de diversos segmentos. Vamos lá?

Por que é preciso investir em cursos?

De acordo com os dados acima demonstrados, o mercado demanda profissionais qualificados que atendam às exigências atuais, modificadas pelos novos desafios pós-pandemia.

Um desses desafios é o destaque que algumas áreas e profissões ganharam nessa grande mudança mundial. Segundo um estudo feito pela consultoria Robert Half para o cenário de 2022, quase 70% dos executivos disseram que terão mais dificuldade para encontrar talentos no mercado.

Ainda segundo a pesquisa, as indústrias que lideram as contratações na área de Engenharia são as de saúde, bens de consumo, tecnologia, logística, infraestrutura e mineração. 

Ainda segundo os dados constatados pela consultoria, os profissionais mais procurados para 2022 são os seguintes:

  • Gerente de supply chain;
  • Engenheiro de aplicação/vendas;
  • Gerente de projetos/pmo;
  • Coordenador de customer service;
  • Engenheiro de qsms;
  • Engenheiro de produção/processos.

Ademais, é importante falar sobre as carreiras do futuro na área de engenharia, que são:

  • Piloto de drone;
  • Engenheiro de georreferenciamento;
  • Engenheiro de dados;
  • Engenheiro de inovação.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância das certificações.

Qual a importância dos cursos para engenheiros?

Para fazer parte de um mercado cada vez mais exigente, o engenheiro tem de ter noção do quão importante é a sua profissão. Até porque, ele é requerido em diversas áreas, como em até instituições financeiras.

Não basta apenas ser muito bom em cálculos, operações complexas e raciocínio fluido. É preciso investir em treinamentos para engenheiros e comprovar toda essa excelência no currículo e, consequentemente, na vida profissional.

Você sabia que apenas 41% dos engenheiros exercem de fato sua profissão? Segundo esse dado do Ipea, há também o gargalo no mercado de menos da metade desses profissionais seguirem na área.

Prestou atenção? O mercado está precisando de bons profissionais atuantes. A hora de buscar as suas certificações para engenheiros e potencializar o seu conhecimento, já chegou.

Dicas de treinamentos e cursos para engenheiros

Há uma imensa variedade de especializações voltadas para o ramo de engenharia. Nacionais e internacionais, pagas e gratuitas, presenciais ou on-line. De curta ou longa duração. 

Veja a seguir uma lista com certificações para engenheiros de diversos setores de atuação para dar um upgrade na carreira.

Curso Green Belt online

A certificação Green Belt é pré-requisito nos processos seletivos de várias empresas. Ela tem como foco desenvolver habilidades e competências na coordenação de processos produtivos, na alavancagem de resultados, no gerenciamento de crise e em estratégias de liderança de projetos.

Além disso, esse treinamento para engenheiros inclui exercícios práticos, um passo a passo para montar o seu próprio projeto Seis Sigma, tutoriais e suporte on-line de professores.

Oferecido pela CAE Treinamentos, o curso aborda ainda sobre otimização de recursos, melhora da produtividade e aplicação prática de estatística para tomada de decisões.

E não para por aí, o curso também destaca temas essenciais, como liderança, trabalho em equipe, aceleração de resultados, visão sistêmica dos processos e análise dos dados. 

Por fim, o certificado Green Belt pela The Council For Six Sigma é referência no mercado e reconhecido no mundo todo. 

Curso de Project Management Professional (PMP)

Outra certificação muito conhecida no mercado para gerenciamento de projetos é essa emitida pelo Project Management Institute (PMI).

Muito difundida nos setores da economia, ela é muito procurada por engenheiros e também por outros profissionais que desejam se capacitar em gestão de projetos. Para cargos de médio e alto escalão, algumas empresas exigem a certificação PMP.

Certified Cost Professional (CCP)

Outra conhecida certificação para engenheiros é a CCP, emitida pela AACE International. Destinada a quem gosta de dominar os fundamentos de engenharia de custos, ela trata de disciplinas como:

  • Orçamento;
  • Planejamento;
  • Gestão de contratos;
  • Gestão de projetos de engenharia e construção.

Mesmo não sendo exclusiva de engenheiros, esse curso é bastante procurado por eles. E sabe qual é o melhor? Tem AACE no Brasil também!

Fundação Getulio Vargas (FGV)

Quando se fala em cursos gratuitos dados por instituições renomadas, a FGV logo é citada. Há possibilidades de selecionar cursos on-line pela área de atuação, tempo de duração, gratuitos ou regulares.

Para Engenharia, os cursos disponíveis são relacionados à Tecnologia e Ciência de Dados. Alguns deles emitem certificados de conclusão.

CAD 3D

O CAD 3D é dado na maior parte das faculdades de engenharia, mas não é muito aprofundado na graduação. 

Além disso, o CADWorks oferece a CAD 3D, uma das certificações para engenheiros bastante procurada por quem quer entender melhor sobre técnicas de modelagem e gerar projetos otimizados no software, com mais inovação.

GRE – Graduate Record Examination

Essa certificação é uma das mais pedidas pelos cursos de mestrado mundiais. Emitida pela ETS, mesmo órgão que emite o TOEFL, a certificação GRE verifica a capacidade do engenheiro em:

  • Sintetizar informações;
  • Analisar e articular dados;
  • Resolver problemas;
  • Dar suporte a ideias mais complexas de forma clara e objetiva.

Conheça as outras certificações existentes.

Curso MS Project

Outra ferramenta muito utilizada por engenheiros que seguem a área de elaboração, gerenciamento e atualizações de projetos, é a MS Project. O Alura oferece um curso on-line para que você consiga elaborar cronogramas assertivos e completos.

Excelente curso para analistas e gerentes de projetos e gestores de negócios, por exemplo. Pois ela ajuda a estruturar todo o planejamento para monitorar e controlar todas as etapas planejadas.

GMAT – Graduate Management Admission Test

Mais uma das certificações para engenheiros que desejam conquistar o mercado mundial, a GMAT, muito pedida em curso de MBA pelo mundo, é emitida pela GMAC.

O sistema de realização dela é um pouco diferenciado: as perguntas são feitas em categorias diferentes, de acordo com o nível de conhecimento do candidato. As mais difíceis valem mais pontos e só vão aparecer caso a pessoa se mostre mais avançada.

A certificação GMAC avalia a capacidade de raciocínio lógico e de tomar decisões em curto espaço de tempo. Diante de tantas opções para todos os níveis e bolsos, investir em certificações para engenheiros se tornou possível e uma demanda urgente. 

O mercado está aberto a quem busca atualização profissional e está em constante aprendizado. Por isso, faça a escolha e comece logo a se destacar profissionalmente!

Este post foi escrito pela equipe da CAE, plataforma completa com cursos e treinamentos em gestão e melhoria contínua.