casa

Como ter uma casa mais sustentável? 7 dicas

Quem vai construir, reformar ou apenas melhorar aspectos do local onde mora, pode transformar seu lar priorizando escolhas que tornem sua casa sustentável.

Nesse sentido, é válido destacar que desde os materiais utilizados para fazer reparos até os hábitos dos moradores da casa contribuem para a sustentabilidade

Essas mudanças podem parecer pequenas, mas à medida que mais pessoas se engajam nesses princípios, os impactos alcançados tendem a ser maiores.

Além disso, as pessoas levam seus hábitos domésticos para outros locais, como escola, trabalho, faculdade, casas de amigos e locais que visita. Então, investir na educação no lar gera bons resultados.

Para te inspirar a fazer mudanças no seu dia a dia e da sua família, reunimos dicas para ter uma casa mais sustentável. Continue a leitura e aprenda como colocá-las em prática.

7 dicas para ter uma casa sustentável

Os brasileiros estão atentos ao meio ambiente e pensam nisso quando avaliam seus hábitos de consumo e comportamento no dia a dia. 

Segundo a pesquisa ‘Retratos da sociedade brasileira — Hábitos sustentáveis e consumo consciente’ realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos entrevistados têm hábitos sustentáveis.

 

Desse total, 30% afirmam que sempre aplicam esses hábitos e 44% dizem que às vezes o fazem. Então, quanto mais informação e exemplos forem divulgados, maior a conscientização.

Confira quais são as boas práticas de sustentabilidade que você pode aplicar na sua casa. 

1. Invista em energia limpa

Uma mudança que pode contribuir para tornar a sua casa sustentável é investir em energia limpa. A solução mais implementada nas residências do país é a energia solar. Se olhar com atenção, verá painéis solares no teto de vários imóveis.

Porém, investir em um projeto de Geração Distribuída (GD) não é a única opção para ter energia limpa. O investimento alto ainda é uma barreira para muitas pessoas. 

A segunda opção para ter energia renovável é por meio de plataformas de GD. As empresas abastecem as casas dos clientes com energia mais barata, vindas de fazendas de energia solar, que enviam sua geração para a rede das distribuidoras.

O processo de contratação é simplificado, e o desconto pode chegar a 16%, aliando a sustentabilidade à eficiência energética.

2. Economize água

A água é outro recurso escasso que deve ser bem utilizado. Afinal, precisamos dela para manter a casa limpa, beber, preparar as refeições, cuidar da higiene, entre outras funções.

Uma medida eficiente, principalmente se o valor pago mensalmente está alto, é analisar se existe alguma fuga de água na estrutura hidráulica da casa. 

Para isso, contrate um especialista para analisar os canos com equipamentos específicos que detectam até vazamentos embaixo da terra. Além disso, pequenos hábitos do dia a dia podem tornar sua casa sustentável nesse aspecto, como:

  • não deixar torneiras abertas (ao lavar vasilhas, escovar dentes ou lavar uma peça de roupa);
  • fechar o chuveiro durante as etapas do banho;
  • o reaproveitamento da água da máquina de lavar na limpeza (lavar calçada, varanda, passar pano na casa, etc.);
  • aproveitar a água da preparação de alimentos em outros pratos (ex: água do cozimento de carnes ou de legumes).

Reaproveitar a água da chuva é uma outra opção para a economia de água e abastecer a casa, reduzindo o consumo da distribuidora. Porém, esse tipo de projeto também tem um alto custo. Se for possível, avalie essa possibilidade. 

3. Aproveite a iluminação natural

Acender a luz ao chegar em casa ou entrar em um cômodo é um hábito instintivo, mas para ter uma casa sustentável, fique mais atento à necessidade de usar esse recurso.

Aproveite a luz natural dos cômodos da casa e concentre suas atividades neles. Assim, você economiza, pelo menos por um período, o uso de lâmpadas.

Além disso, invista em controle automatizado da iluminação, muito útil para as áreas externas e de passagem da casa, que não precisam de luzes acesas permanentemente. 

Aproveite as mudanças e troque as lâmpadas atuais pelas de LED que são mais econômicas e duradouras, contribuindo para redução do consumo. 

4. Gerencie os resíduos produzidos em casa

Outro aspecto importante para ter uma casa mais sustentável é gerenciar os resíduos dos produtos que consumimos no dia a dia.

A primeira medida é estabelecer a reciclagem de itens plásticos e embalagens como prioridade da casa. Pesquise pontos de coleta seletiva e envie os materiais nas condições necessárias para reaproveitamento.

Outra opção é fazer a compostagem dos resíduos orgânicos para reduzir a quantidade de lixo descartado. Uma composteira doméstica ocupa pouco espaço e ainda gera adubo, que você pode usar nos cuidados do seu jardim e plantas. 

5. Melhore o conforto térmico da casa

A ventilação da casa é importante para melhorar o conforto térmico dos cômodos, ajudando a manter uma temperatura agradável.

Um fator essencial é descobrir como o sol incide no imóvel durante o dia. Assim, você pode estudar as possibilidades de melhoria nos aspectos estruturais, evitando o aquecimento e a falta de circulação de ar.

Com pequenas adaptações, você pode abrir novas saídas de ventilação e até fazer um telhado verde, que impermeabiliza a laje e cobre com vegetação, melhorando o isolamento térmico, acústico e a qualidade do ar. 

6. Use produtos não poluentes

O uso de produtos de limpeza eco-friendly contribui para ter uma casa sustentável, pois eles não geram resíduos químicos que vão embora pelo ralo, chegando até os rios.

Na hora da compra, procure na embalagem se o produto é natural, biodegradável, hipoalergênico e vegano. Existem várias marcas nesse nicho de mercado, então, com uma boa pesquisa é fácil encontrá-las.

Essa é uma troca simples, mas que faz a diferença, se pensarmos na quantidade de vezes que realizamos limpezas em casa. 

7. Planeje a troca de eletrodomésticos defasados

Pensando na eficiência energética da sua residência, planeje a troca de eletrodomésticos defasados, que são grandes consumidores de energia.

Itens, como geladeira, televisão, máquina de lavar, computadores, entre outros, dependendo do modelo e do tempo de uso, não possuem recursos que contribuam para a economia.

Atualmente, é possível encontrar eletrodomésticos com selo de economia de energia, ajudando a fazer escolhas melhores para colocar na sua casa. Planeje esse investimento e substitua gradualmente, começando pelo mais antigo. 

Viu como sua casa pode ser mais sustentável com medidas simples? Além de mais qualidade de vida, você ainda pode incentivar outras pessoas a implementarem mudanças no seu dia a dia. Invista!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.