As novidades do WhatsApp Web para 2021

Uma das mais poderosas ferramentas de comunicação do mundo, presente em mais de 99% dos celulares do Brasil, vai se reinventar mais uma vez.

Agora focando muito mais na produtividade de funcionalidade, as novidades do WhatsApp Web para 2021 devem mexer com o mercado de pagamentos, inclusive. 

Recentemente, o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, disse em um evento que a empresa já conseguiu autorização do Banco Central do Brasil para que o Whatsapp seja utilizado como um sistema de pagamentos, o que pode acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. 

A funcionalidade deste serviço ainda deve ser integrada ao Pix, o que eliminaria todo o problema com limite de transações entre os usuários do app da família do Facebook.

No entanto, a maior novidade que deve chegar ao aplicativo deve envolver uma importante ferramenta usada por usuários normais e do WhatsApp Business: a necessidade de verificação biométrica para o WhatsApp Web.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo especialmente preparado pela equipe da agência de marketing digital Você Digital Propaganda. 

O que é e como funciona o WhatsApp Web?

Para o WhatsApp Web funcionar, o primeiro passo é entrar na página do WhatsApp Web em um navegador. A página exibe um QR Code para iniciar o espelhamento do aplicativo na sua tela do computador. 

No celular, busque as opções do aplicativo e clique em WhatsApp Web. O próprio app vai abrir uma janela com a câmera do seu celular, onde aparecerá um espaço para escanear o código QR da tela do computador. 

Depois disso, a conexão dos dois dispositivos acontece, liberando as principais funções que a versão do celular possui para serem usadas no computador em que está conectado. Da mesma forma que as mensagens aparecem no PC, também aparecerão no smartphone.

As novidades do WhatsApp Web neste ano

Para este ano de 2021, a empresa vai mudar a forma de acesso ao WhatsApp Web, impactando apenas os smartphones que possuem a autenticação biométrica habilitada. 

A novidade vai aparecer no momento da conexão entre a versão web e a do aplicativo de celular. O que hoje depende apenas do processo citado acima, da leitura de QR Code, a partir de agora vai precisar da segunda etapa, que é a leitura biométrica. 

A intenção da empresa norte-americana é reduzir a chance de outras pessoas conectarem à sua conta do WhatsApp em um dispositivo sem a sua permissão.

Além desta funcionalidade, os mandatários da empresa prometem a liberação de outros recursos ainda em 2021, com a intenção de aproximar as experiências entre as duas versões.

Uma das mudanças mais esperadas é que a versão web consiga fazer chamadas, assim como na versão mobile. Isso pode mudar em breve, já que o recurso começou a ser detectado em testes beta de alguns usuários pelo mundo. 

No entanto, como nosso foco é falar sobre empresas, como isso pode ajudar a alavancar as vendas

WhatsApp Web para empresas: aumente seus resultados

Na versão de WhatsApp Business há a funcionalidade de utilizar o WhatsApp Web para empresas, o que permite fazer a conexão com o computador de uma forma bem semelhante que a versão normal, ajudando empresas de todos os portes.

Nesta versão, a empresa consegue controlar suas conversas com clientes pelo computador. Isso facilita e muito a eficiência do dia a dia de trabalho dos profissionais responsáveis por vendas, pós-vendas, suporte e outros, evitando a necessidade de uma pessoa ficar verificando o telefone toda hora. 

Esta funcionalidade tem sido muito utilizada por:

  • Lojas e restaurantes
  • Lojas virtuais
  • Empresas B2B
  • Serviços de TI
  • Indústrias em geral

Vantagens de usar o WhatsApp Web para empresas

As novidades do WhatsApp em 2021 devem impactar também quem usa o WhatsApp Web para empresas. Com a presença massiva do aplicativo nos celulares dos brasileiros, fica evidente que ter uma conta de WhatsApp Business para seu negócio é uma forma de ficar mais próximos dos seus clientes. 

Quem já faz o uso desta ferramenta, relata que alcançou um aumento real no número de vendas, visto que 61% das pessoas já relataram gostar de receber mensagens personalizadas das empresas com as quais se relacionam.

Empresas como a Magazine Luiza já utilizam desta ferramenta, inclusive, no seu pós-venda. No entanto, para vendas, enviar mensagens de forma pontual e individual, pode ajudar a aumentar suas conversões de leads.

Além disso, o WhatsApp Web para empresas ajuda a fortalecer suas relações, tanto com potenciais clientes quanto com quem já é cliente, enviando mensagens personalizadas e únicas.

Além disso, é possível melhorar o atendimento da sua empresa, com a elaboração de relatórios oferecidos pelo aplicativo, assim como feedbacks, fazendo pesquisas de satisfação, possibilitando criar planos estratégicos em cima das informações recebidas.

Conclusão

As novidades do WhatsApp Web para 2021 podem ajudar e muito os usuários normais e as empresas. A segurança oferecida na aplicação pode ser o grande diferencial para uma nova migração de empresas no mercado para utilizar os serviços oferecidos pela ferramenta de comunicação. 

Deseja continuar sua leitura sobre assuntos referentes ao mercado e marketing? Acesse o blog da Você Digital Propaganda e tenha uma série de conteúdos preparados para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *