escola

O que uma escola pode oferecer para se diferenciar no mercado

A escola é um lugar de aprendizagem e de ensino em que uma gama de profissionais têm um único objetivo.

Fazer com que o aluno se desenvolva de maneira plena em suas mais diversas habilidades, sejam sociais, artísticas e acadêmicas.

A escola também é um local que carrega consigo uma responsabilidade muito grande como as expectativas dos pais, principalmente, quando falamos de escolas particulares.

Nesses empreendimentos os pais procuram uma escola que possui atividades extracurriculares como aula de piano, ensino de línguas, professores qualificados e um currículo definido para que o aluno tenha bom desempenho nos vestibulares estaduais e nacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Por sem um ambiente em que o aluno passa a maior parte do tempo, é importante que a escola além de ser um espaço para uma aprendizagem qualificada, seja segura e confortável.

Nesse artigo falaremos sobre pontos que os pais procuram na creche berçario, e em escolas de ensino fundamental e médio, bem como quais são atividades extracurriculares que os colégios podem oferecer aos seus alunos.

O que os pais buscam em uma escola?

Existem muitos fatores que fazem com que os pais optem por uma escola e não por outra, tais componentes podem ser:

  • Valor;
  • Qualidade no ensino;
  • Corpo docente;
  • Infraestrutura.

Saber o que é considerado pela família para que a escola seja a solução de aprendizagem é imprescindível para a estratégia de marketing do empreendimento.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos para que instituição seja a ideal:

1. Valores

Um dos grandes parâmetros que os pais levam em consideração em uma instituição educacional é relativo aos valores.

Os valores consistem em aquilo que norteia a filosofia da instituição, e portanto, é imprescindível que sejam valores éticos e morais.

Alguns valores comuns entre as instituições são a prevenção do uso de drogas, prevenção e combate ao bullying e ao preconceito, o estímulo à prática de esportes e  aprendizado da sexualidade, são pontos importantes.

Esses valores estão desde uma escola particular maternal até as de ensino médio e fundamental, particulares ou públicas.

2. Propostas de ensino

Outro fator importante que é levado em consideração pelos pais é a proposta de ensino da escola, ou seja, como que a escola conduzirá o aprendizado para que o aluno se desenvolva como cidadão e que consiga passar em vestibulares de boas universidades e que desenvolva suas atividades.

As propostas de ensino estão presentes no chamado Projeto Político e Pedagógico – PPP. Esse documento pode ser aprimorado e consultado, para que a escola atinja seus objetivos.

O PPP da escola precisa conter:

  • Missão da escola;
  • Caracterização da escola, corpo docente, valores e história;
  • Proposta curricular;
  • Plano de ação e projetos a serem desenvolvidos;
  • Propostas de segurança (como instalação de sprinklers preço).

Atividades extracurriculares

Um dos pontos que constam no PPP é que é a grande diferença para os pais é a oferta das atividades extracurriculares.

Essas atividades consistem em atividades que vão além dos conteúdos do currículo tradicional como as disciplinas de História, Geografia, Matemática, Física.

Essas atividades são referentes à atividades de aprendizagem diferentes, e focalizam o desenvolvimento da habilidades culturais, artísticas e acadêmicas, com aulas de música com professor de teclado, aulas de idiomas como inglês, francês e alemão, dança e esportes por exemplo.

A grande vantagem das atividades extracurriculares é que elas promovem:

  • A criatividade;
  • A descoberta de talentos;
  • A melhoria do desempenho em sala de aula;
  • Melhoria nas relações sociais.

Abaixo falaremos sobre algumas atividades que podem ser ofertadas pelas instituições:

1. Aulas de música

A música está presente no cotidiano de diversas pessoas e aprender música na escola tem grandes vantagens como o desenvolvimento de habilidades motoras e de percepção.

É ensinado noções de ritmo, tipos de som e instrumentos musicais.

2. Manutenção de hardware

Com a tecnologia crescente algumas escolas oferecem cursos voltados a manutenção de equipamentos tecnológicos, como conserto macbook pro, celulares e tablets.

Isso faz com que os alunos se envolvam com a tecnologia de forma mais intensa.

3. Esportes

A prática de esportes é fundamental para a saúde, e na escola, a prática de esporte promove a interação social, a disciplina e o trabalho em equipe.

Desse modo vimos que uma escola precisa atender diversos pontos para que seja atrativo para os pais e, principalmente, para os alunos.