gatinhos

Quais cuidados ter com os gatinhos durante o inverno

Os gatinhos possuem, por natureza, pelos bonitos e sedosos que têm uma grande quantidade de funções, sendo a principal delas mantê-los protegidos e bem aquecidos, mesmo com as constantes variações climáticas.

No entanto, a pelagem não é suficiente para manter o bichano devidamente aquecido nos dias mais frios do inverno. Por isso, é preciso tomar algumas providências para manter a saúde do pet em dia, como comprar uma cama bem quentinha em lojas que vendem tudo para gatos.

Vale ressaltar que, além de serem animais bem sensíveis ao tempo frio, os gatos também sofrem com quedas na imunidade nessa época do ano — fator que contribui para o surgimento de algumas doenças felinas comuns do inverno, como a rinotraqueíte.

Portanto, para evitar que o seu amigo peludo sofra com problemas ocasionados pelas baixas temperaturas, confira alguns cuidados que devem ser tomados com os gatinhos durante o inverno.

Evite dar banhos 

No inverno, o melhor a se fazer é evitar ao máximo dar banhos no animal, principalmente porque se os pelos do bichano não forem secos de forma adequada, ele pode acabar ficando com a pele úmida — o que aumenta as chances do gato desenvolver doenças dermatológicas causadas por fungos.

Sendo assim, uma boa dica para manter a higiene do felino durante essa época do ano é optar por produtos de banho a seco, como o lenço umedecido e o algodão, pois esses itens são capazes de deixar o bichinho bem limpinho e eliminar qualquer tipo de cheiro desagradável.

Reserve um local quentinho para ele

Nessa época do ano é extremamente importante que o bichano tenha um local bem aquecido onde possa dormir e descansar ao longo do dia.

Portanto, compre uma caminha para gatos, coloque algumas cobertas dentro dela para deixá-la bem aconchegante para o felino e a posicione em um ambiente da casa que tenha temperaturas mais amenas.

Caso prefira, você também providenciar uma caixa de papelão, que costuma ser adorada pelos felinos, e forrá-la com cobertores, almofadas e bichinhos de pelúcia. Seu gato certamente irá adorar.

Alimentação

Agora que você sabe que os gatos sentem frio no inverno e precisam ser devidamente aquecidos, é fundamental ter em mente que a alimentação também exerce um papel importante para manter o felino saudável durante essa estação.

Uma ração de qualidade contribui para manter o organismo do felino em equilíbrio e pronto para combater possíveis doenças. Além disso, a ração adequada também permite que o gato fique dentro do peso ideal e tenha uma camada de gordura aceitável, essencial para protegê-lo do frio.

Portanto, se você ainda não sabe qual a melhor ração para o seu gato, procure um veterinário para que ele possa indicar a melhor opção.

Deixe-o prevenido de doenças típicas da estação

Como foi dito no início deste artigo, a rinotraqueíte é uma doença bastante comum em gatos no inverno, pois o vírus aproveita a baixa imunidade do felino para infectá-lo com mais facilidade.

Em razão disso, um cuidado indispensável que deve ser tomado pelos tutores é a prevenção da doença por meio da aplicação de vacinas. Portanto, assim que o inverno chegar, procure o seu veterinário para que ele possa te passar todas as instruções necessárias para a imunização do pet.

Os cuidados com os gatinhos idosos devem ser redobrados

Normalmente, os gatos idosos sofrem com um processo de degeneração das articulações, que é a artrose. Essa doença costuma piorar durante o inverno, portanto, além de tomar todos os cuidados que foram citados, tente fazer de tudo para que o seu gatinho idoso não fique com dores.

Algumas boas dicas incluem facilitar o acesso à caminha e à caixinha sanitária, além de não deixar que ele suba em superfícies mais altas, o que pode ocasionar quedas levar a fraturas nos ossos do pet.

Texto: Gear Seo