6 itens que ajudam a regar suas plantas enquanto você viaja

As plantas são elementos que dão mais vida aos ambientes. Quando estão em nossa casa por bastante tempo, até se tornam parte da nossa família. Por nos promoverem momentos de alegria e relaxamento, merecem cuidado. 

No entanto, quando viajamos fica difícil dar toda atenção que elas necessitam. Muitos acreditam que basta uma rega abundante antes da viagem para compensar os outros dias, mas a verdade é que as plantas não criam um estoque hídrico, só absorvem a água necessária.

Inclusive, regar demais pode levar à morte prematura da mesma. Além disso, nem sempre temos um vizinho, parente ou amigo que pode nos ajudar com as regas constantes.

No post de hoje, te apresentamos 6 itens simples e baratos que posicionados da maneira adequada podem te ajudar a manter as plantas vivas e vibrantes enquanto você está fora:

 

6) Gotejadores

Vendidos em estabelecimentos de jardinagem, os gotejadores são itens específicos para regas temporizadas. Eles funcionam ligados a uma torneira e acionados em dias e horários previamente escolhidos.

Alguns oferecem até 20 dias de autonomia, ou seja, sem que necessite de nenhum tipo de manutenção humana. São ideais para viagens longas e servem até mesmo como uma alternativa para aqueles que têm preguiça de regar as plantas todos os dias.

Sua desvantagem é o preço, pois geralmente são vendidos para áreas de plantio em larga escala e não para pequenos jardins.

5) Garrafa PET

A técnica da garrafa PET é uma das mais fáceis e conhecidas. Para executá-la basta seguir este passo a passo: Faça um furo pequeno na tampa da garrafa de modo a permitir que a água saia devagar.

Encha a garrafa com água,  tampe e crave-a de cabeça para baixo na terra do vaso. Fure também a extremidade inferior, evitando que crie-se vácuo. Para vasos médios, uma garrafa de 300ml é suficiente. No caso de vasos grandes você pode usar uma garrafa PET de 1 litro, fazer mais furinhos ao longo da mesma e plantar junto ao vaso.

Depois, basta encher com água. A medida que a terra vai secando, a água vai sendo “puxada” da garrafa. Além dessas alternativas, é possível criar um gotejador suspenso, com um pequeno canudo conectado no furinho da tampa. Essa última opção é mais indicada para plantas de vasos menores que não exigem tanta água.

4) Saco Plástico

De maneira similar ao da garrafa PET plantada, é possível recriar um gotejador com sacolinhas plásticas. É só enchê-la de água, fazer alguns furinhos com uma agulha e deixar sob o vaso.

O ideal é que a sacola seja um pouco mais grossa, como um balão de aniversário, e que os furinhos não sejam nem muitos, para que a água não escorra toda de uma vez só, nem poucos, para que não escorra nada. Sua maior vantagem é ser prática e poder ser utilizada em vasos de todos os tamanhos. 

 

3) Folhas de Jornal

Assim como as garrafas PET e as sacolas plásticas, as folhas de jornal também são um material barato, que podem ser reciclados para funcionar como item de rega das plantas enquanto você está em viagem.

Basta umedecer de cinco a dez folhas de jornal, dependendo do tamanho do vaso da planta que você pretende regar, e colocá-las em cima do vaso, ao redor da planta. São ideais para plantas que precisam também de exposição constante ao sol, pois protegem o solo de modo que não resseque rapidamente, mantendo a terra úmida e as plantas bem nutridas.

Se tiver à disposição cascas de árvores ou pedras, coloque-as em cima do jornal, assim ajudará a manter as folhas molhadas por mais tempo e evitará que as mesmas saiam voando por aí no primeiro vendaval que passar. 

 

2) Barbante

Ideal para plantas pequenas e que precisam de pouca água, como cactos e suculentas, o barbante é utilizado em associação à uma vasilha com água, estendendo-o até a terra do vaso.

A água irá por capilaridade molhar a terra e manter as plantinhas vivas. Para funcionar de maneira mais eficaz, o ideal é utilizar uma vasilha mais larga e baixa, e colocá-la acima dos vasos, aproveitando a ação da gravidade. O método pode ser repetido com gazes e ataduras para plantas um pouco maiores, mas que também não necessitem de tanta água.

Não esqueça de cobrir a vasilha com uma tampa ou plástico, especialmente no verão, de modo a evitar a proliferação do mosquito da dengue.

 

1) Toalhas e Panos

Vasos médios de flores podem aproveitar da capilaridade de maneira similar ao processo com o barbante, mas com toalhas e panos finos. O que você precisa fazer é encher sua pia do banheiro ou pia da cozinha com água, molhar uma toalha ou pano e colocá-lo metade dentro da água e metade fora.

Então, acomode os vasos em cima da toalha ou pano úmido. De maneira simples e fácil, você garantirá que a água do vaso fique molhada e que as flores sobrevivam durante a viagem. Vale ressaltar, no entanto, que esse truque é mais eficaz em épocas menos quentes do ano e em regiões de clima não tão seco.

Cidades como Cabo Frio são ideais para utilizar esse tipo de técnica, pois apesar de quentes são úmidas e proporcionam melhor umectação das plantas. Se você está interessado em conhecer as melhores casas à venda de Cabo Frio, clique aqui e confira o Portal Ei Imóvel. 

Vale ressaltar, no entanto, que essas dicas são válidas para viagens de até 15 dias. Caso você vá viajar por um período maior que este, o apoio dos vizinhos, familiares e amigos é ideal. Se você é do tipo que viaja com frequência, invista em plantas que não necessitam de tanta água.

Lembre-se que as plantas são seres vivos que merecem atenção e cuidado, e se você não puder se comprometer, talvez a melhor alternativa seja investir em plantas decorativas.

Texto escrito por: Blog Ei Imóvel