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Chatbot: 5 benefícios para o setor de vendas

Vivemos em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, praticamente todas as ações que realizamos no nosso cotidiano precisam de pelo menos uma ajudinha tecnológica para serem eficazes, tanto na vida pessoal quanto no setor de vendas

Por mais que você consiga utilizar o acoplamento flexível para unir eixos de sistemas rotativos de transmissão mecânica, o uso de uma máquina pode tornar tudo mais fácil. 

Com tantas funcionalidades existem algumas áreas que abusam ainda mais da tecnologia, como é o caso do setor de vendas e os famosos chatbots. 

Para quem não conhece, chatbot é um termo usado para se referir a um “robô de bate-papo”, ou seja, é uma tecnologia desenvolvida através da inteligência artificial, que serve para o atendimento.

Essa ferramenta tem como propósito, simular uma conversa humana, eliminando assim processos repetitivos e burocráticos como a própria conversa básica entre a empresa e os seus usuários. 

Muitas pessoas entram em contato com uma empresa todos os dias, e as mesmas perguntas são feitas, quem trabalha no setor comercial sabe o quanto o atendimento pode ser desgastante e uma parte exaustiva.

Portanto, o chatbot serve justamente para aliviar esse setor, trazendo diálogos mais dinâmicos e respostas automatizadas. 

Se você ainda não utiliza esta ferramenta, nós iremos te convencer a usá-los, no texto de hoje, separamos 5 benefícios deste recursopara o setor de vendas e vamos te mostrar como o uso desses robôs pode impactar diretamente os vendedores do seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!

1 – Redução de custos

Pode parecer que não, mas o primeiro grande benefício de implementar os chatbots no setor de vendas é justamente a sua boa redução de custos, por mais que pareça contraditório, utilizar esses robôs de atendimento podem reduzir e muito, os seus gastos.

Isso porque eles podem simplificar uma jornada de vendas, fazendo um papel crucial para encurtar a jornada, como se estivesse usando um selo mecânico para selagem de uma ação. 

Dessa forma, os robôs de atendimento conseguem se antecipar a determinados riscos e dúvidas mantendo um contato mais próximo com o cliente.

Além disso, os chatbots não precisam de uma mão de obra, o que reduz os custos com a contratação de humanos na hora de dar suporte, ofertar produtos e do atendimento em geral. 

Por fim, os chatbots são bem menos invasivos nas suas abordagens, mesmo podendo oferecer produtos e serviços, eles entendem melhor uma negativa, isso gera um índice de satisfação maior por parte do público, conseguindo concretizar mais resultados com um orçamento menor. 

No final das contas, mesmo que a sua implementação e manutenção ocasional tenha um certo custo, ele acaba sendo mais barato do que manter uma mão de obra e acaba também obtendo melhores resultados. 

2 – Atendimento otimizado com chatbot

Com o chatbot, o atendimento durante um processo de vendas aumenta em todos os seus aspectos, o primeiro ponto é a velocidade.

Os robôs de atendimento responde o usuário de forma instantânea, sem deixá-lo esperando nem um segundo, outro ponto são os horários, o robô atendente funciona em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Esses dois pontos já ajudam na objeção de muitos usuários, que costumam se incomodar com um atendimento demorado, ele também personaliza o atendimento, trazendo as necessidades do cliente como pauta e as solucionando de forma mais eficaz. 

Ele também ajuda os consumidores a rastrear pedidos e solucionar dúvidas mais frequentes de maneira agilizada, se você está com algum problema, o chatbot irá te informar de maneira muito mais precisa e veloz do que um atendente. 

A junção de todos esses fatores faz com que o robô de atendimento seja uma opção muito melhor em termos de atendimento, é enorme a diferença na qualidade de um vendedor que usa e outro que não usa o chatbot. 

3 – Melhoria no relacionamento com o cliente

Existe algo mais valioso para um vendedor do que melhorar o seu relacionamento com o cliente? 

Muitos vendedores passam dias e até meses procurando conquistar aquele consumidor e fazer com que ele seja de fato, fiel a sua marca, e mesmo após tanto tempo, muitos ainda não conseguem concluir essa tarefa. 

Sem dúvidas, essa é uma função complicada que requer tempo, paciência e muito esforço para ser efetivada, e com os chatbots, você pode alcançar tudo isso de forma muito mais rápida. Alguns dos benefícios que o chatbot pode te oferecer são:

  • Contato com o cliente mais constante;
  • Suas respostas mais rápidas e eficientes; 
  • Os chatbots são ótimos na coleta de dados;
  • Entre outros. 

Isso permite com que os chatbots façam toda a parte mais complicada, e sua empresa de displays em acrílico chegue apenas com o seu produto para vendê-lo aos seus consumidores. 

4 – Aumento da produtividade com chatbot

Em praticamente todos os tópicos, estamos falando o quanto o chatbot ajuda a aumentar a velocidade de atendimento e reduzir a mão de obra, certo? Como consequência, isso gera um enorme aumento na produtividade durante todo o seu funil de vendas. 

Com eles, é possível que um vendedor consiga deixar de lado a parte burocrática e repetitiva do suporte e do atendimento e possa focar na construção de estratégias de conversão. 

Isso aumenta a produtividade, já que você tem mais tempo livre e não precisa se preocupar com esses detalhes vinculados ao atendimento, o que aumenta a velocidade das suas ações e o seu foco em outros fatores considerados mais importantes. 

5 – Automação e integração nos processos de vendas

Os chatbots podem ser aplicados em diversos chats diferentes dentro da internet, incluindo os principais aplicativos de mensagens como o WhatsApp, ou alguns outros canais de comunicação, como o chat dentro do seu site e até mesmo, o direct do Instagram e o messenger do Facebook.

Sendo assim, ao ser adicionado em um desses canais, o chatbot pode ser integrado e coletar informações referentes aquele canal comercial, sendo possível integrá-lo até mesmo com uma plataforma de vendas para concretizar uma compra. 

Dessa forma, o chatbot pode lidar sozinho, com toda a jornada de compra de um consumidor, desde a coleta de dados, até o pagamento da transação, o que faz com que ele atue praticamente como mais um vendedor dentro do seu plantel. 

O índice de eficiência dele, de acordo com pesquisas, chega a ser 70%, sendo que bem desenvolvido, ele é capaz de até mesmo, indicar a broca para aço certa de acordo com as necessidades dos clientes. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o chatbot e todo o impacto que ele causa? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.