Entenda o que é uma oficina mecânica sustentável e seus benefícios

Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer tem impacto direto na saúde do nosso planeta e no meio ambiente, ter um estilo de vida sustentável pode trazer resultados positivos.

Se consumimos em excesso, logo, produzimos lixo em excesso também, mas infelizmente, muitas pessoas ainda não dão prioridade para a separação dos lixos, não se importam se vão jogar lixo nas ruas, se os mares estão poluídos demais, etc.

Muitas empresas e pessoas em geral têm se conscientizado mais e estão fazendo trabalhos mais sustentáveis, preservando e cuidando o meio ambiente e a vida animal.

Neste conteúdo, falaremos a respeito dos benefícios de se ter uma oficina sustentável e de como ajudar o planeta com isso.

O impacto negativo da poluição na saúde dos humanos e animais

O que muitas pessoas ainda não sabem é que o consumo excessivo de materiais plásticos e descarte inadequado dos materiais e produtos usados nas oficinas podem ocasionar em graves problemas de saúde para o meio ambiente, humanos e animais.

Os animais costumam ser diretamente afetados pela imprudência dos seres humanos na utilização de produtos plásticos e outros materiais. Calcula-se que cerca de 1,5 milhões de animais marinhos morrem todos os anos por ingestão de plásticos.

Isso costuma acontecer porque os animais marinhos não conseguem distinguir materiais plásticos, óleos etc, de outros alimentos. Após a ingestão, eles podem ter contusões, hemorragias, ferimentos na boca e olhos e em muitos casos, levar à morte.

Oficina mecânica sustentável

Para minimizar os danos à natureza, a oficina deve criar um processo de trabalho baseado no cuidado com muitos detalhes.

No setor automotivo isso é ainda mais importante, pois nesta área são utilizados produtos químicos que agridem violentamente o meio ambiente.

Para atender a exigência de um meio ambiente mais saudável, estão surgindo oficinas ecologicamente corretas, também conhecida como oficina mecânica sustentável.

Requisitos para ser classificada como oficina ecologicamente correta

Para que uma oficina mecânica seja ecologicamente correta ela deve adotar um processo eficaz para destinar adequadamente cada elemento agressivo da maneira mais correta possível.

Embora isso esteja se tornando cada vez mais acessível para as oficinas fazerem, nem todos os profissionais se comprometem com essa causa, mas esse é um ponto que precisa ser mudado o mais rápido possível.

Na oficina ecologicamente correta você encontra:

  • Chão uniforme, não poroso e 100% pintado;
  • Toalhas padronizadas de tecido para uso dos mecânicos;
  • Caixa separadora de água e óleo;
  • Sistema de captação de água da chuva;
  • Telhas translúcidas;
  • Recipientes de separação de embalagens e peças usadas;
  • Pasta de limpeza não corrosiva e para uso dermatológico;
  • Reservatório para armazenar óleo usado.

A oficina sustentável deve ter uma caixa separadora de óleo e água instalada para que a cada lavagem de peças contaminadas com óleo, seja possível que apenas a água siga para o sistema de esgoto.

Este é um procedimento muito importante, pois desta forma não se corre o risco de contaminar o lençol freático com este agente químico tão agressivo.

Além disso, o chão da oficina mecânica sustentável deve ser pintado com uma tinta especial chamada Epoxi, para que, caso caia óleo no chão, ele não adentre ao solo contaminando-o.

Se atente aos detalhes

Em uma oficina mecânica sustentável é comum o uso de toalhas de tecido adequadas para a limpeza de peças contaminadas.

Estes panos já substituíram as estopas, que foram terminantemente proibidas, mas eles devem passar por processo de lavagem que garante que o óleo neles contido não vá parar no meio ambiente.

Este trabalho é feito por empresas especializadas e certificadas e é essencial para que sua oficina mecânica seja ecologicamente sustentável .

Além disso, é muito importante que a oficina estenda seus cuidados aos seus colaboradores, disponibilizando os EPI’s necessários para que eles possam realizar as suas funções da melhor maneira possível.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu a importância e impacto positivo que o cuidado com a sustentabilidade pode ter no planeta.

Além disso, também foi compartilhado a importância de se fazer os descartes corretos dos materiais utilizados nas oficinas para que não interfira negativamente na saúde do meio ambiente.

Por fim, foi apresentado os requisitos necessários para que a oficina mecânica se torne ecologicamente correta e cumpra com seus deveres da melhor forma possível tanto com a natureza quanto com os funcionários.