Dicas para ter um banheiro pequeno planejado e bonito

Um banheiro planejado é a solução para quem mora em casas pequenas ou apartamentos. Com o planejamento dos moveis, é possível aproveitar cada espaço da melhor maneira possível.

Geralmente, o banheiro costuma ser o cômodo com menores dimensões em uma casa ou apartamento, o que pode fazer com que fique complicado planejar a decoração e móveis, por isso muitas pessoas acabam deixando isso um pouco mais de lado.

Com a falta de planejamento, o espaço do cômodo pode acabar ficando pouco aproveitado e desorganizado, tornando a sua utilização no dia a dia menos funcional e prática.

Muita gente subestima o espaço do banheiro ou acaba esquecendo dele devido à preocupação com os outros cômodos, como os quartos, a sala etc.

Isso pode ser uma falha que acabará te dando dor de cabeça no futuro, pois o banheiro é um dos ambientes que mais precisa ser confortável aos moradores.

Dessa forma, vale a pena investir em um banheiro pequeno planejado, de forma que garanta conforto e espaço aos moradores e visitantes.

Invista em móveis planejados

Antes de iniciar o seu projeto com um banheiro planejado, é recomendado que você avalie quais são as necessidades da sua família, para que na hora de desenvolver suas ideias no planejamento e decoração do seu banheiro tudo fique funcional e confortável para o dia a dia.

Para conseguir aproveitar muito bem cada espaço disponível no banheiro e garantir que tudo fique organizado, optar por móveis planejados é uma ótima solução, pois eles são personalizáveis de acordo com o ambiente, ajudando a otimizar as medidas do cômodo.

Armários

Os armários planejados possuem muitas opções de cores, materiais, design e acabamento e ajudam a manter o banheiro organizado, deixando apenas itens necessários à vista.

Para otimizar o espaço disponível para os armários, invista em modelos que possuam divisórias internas.

Existem opções que contam, até mesmo, com compartimentos para itens específicos como secadores de cabelo e cremes.

Se você está projetando um banheiro planejado, pode utilizar, por exemplo, o espaço acima da pia para colocar um armário.

Além disso, também é muito comum instalar armários sob a pia, podendo ser suspensos, presos na parede, ou prolongados até o chão, promovendo ainda mais espaço para guardar utensílios.

Se o seu cômodo realmente for muito pequeno existe, ainda, a opção de colocar portas de correr nos armários, economizando ainda mais espaço no banheiro pequeno projetado.

E, ainda, pode colocar nichos ou prateleiras para acomodar produtos que costumam ser muito utilizados, como toalhas, papel higiênico, ou itens decorativos. Isso vai garantir ainda mais organização para o seu banheiro pequeno planejado.

Box

O box ajuda na limpeza e também na organização do banheiro planejado, pois evita que a água do chuveiro se espalhe por todo o cômodo.

Para um banheiro pequeno planejado, o box com porta de correr é a principal opção escolhida, pois tanto a sua abertura quanto fechamento não dependem de ângulo de abertura.

Optar pelo box feito de vidro transparente também é uma boa escolha nestes casos, pois o material ajuda na amplitude do cômodo.

Inclusive, você pode optar também pelo modelo de box com porta articulada, que aproveita ainda mais o espaço para quem tem um vão de passagem estreito no banheiro, por exemplo.

Espelhos

O espelho é praticamente um item obrigatório no banheiro. Seja em banheiro grande, pequeno, banheiro de casa ou apartamento. Com um espelho no cômodo o ambiente fica muito mais decorativo, acolhedor e funcional.

Afinal, ele ajuda no momento de nos arrumarmos e ainda colabora na composição do ambiente, trazendo sensação de amplitude para um banheiro, por exemplo.

Na maioria dos projetos, optar por um espelho sem moldura costuma ser a escolha perfeita. Apesar disso, saiba que existem muitas opções de modelos de formatos variados no mercado.

Por isso, faça uma pesquisa para conhecer as possibilidades existentes, sempre alinhando com as outras escolhas que já fez no projeto do seu banheiro, para que o resultado seja harmônico.

Escolha as melhores cores

Pensar nas escolha das cores do seu banheiro é uma das decisões que precisam ser muito bem tomadas, isso porque a cor errada pode deixar o ambiente com um aspecto de mais caído, menor e até mesmo fora de contexto.

Aposte em cores mais claras e neutras, elas costumam ser ótimas em um banheiro pequeno, principalmente no caso de banheiro de apartamento pequeno e planejado.

Isso porque essas cores promovem uma sensação de ampliar o cômodo, além de facilitar no momento de limpeza do ambiente, pois ajudam a aumentar a visibilidade.

Também é indicado criar pontos de destaque no ambiente, usando cores mais vibrantes em nichos organizadores e portas de armários, por exemplo, garantindo um toque de modernidade no banheiro.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu que o ambiente do banheiro deve ser valorizado, que pode ser trabalhado trazendo muito mais funcionalidade e conforto para a casa ou apartamento.

Entre outros pontos, também foi compartilhado dicas sobre os móveis certos para se usar em um banheiro pequeno planejado e as melhores cores para tornar o ambiente mais bonito e agradável.

Então, coloque essas dicas em prática e tenha um banheiro muito mais funcional e bonito, independente dele ser pequeno.