WhatsApp Marketing: como funciona?

Sabia que é possível vender pelo WhatsApp? Aprenda como!

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil: 96% dos brasileiros donos de um smartphone conversam por esse aplicativo. Ou seja, a probabilidade dos seus clientes e potenciais consumidores estarem nesse grupo de pessoas é enorme. Isso impacta diretamente na necessidade das empresas em criar estratégias de WhatsApp Marketing. 

Afinal, essa é uma plataforma incrível para simplificar a relação entre o seu negócio e seus públicos de interesse, criando ótimas oportunidades de vendas. 

Quais são as vantagens de fazer marketing pelo WhatsApp?

Em setembro de 2018, o WhatsApp desbancou o Facebook e passou a ocupar a 1ª posição no ranking mundial dos apps mais usados, considerando celulares com os sistemas operacionais Android e iOS. 

Então, a primeira grande vantagem do WhatsApp Marketing é saber que, muito provavelmente, seu público-alvo está por lá. E tem mais:

Fazer pesquisa de mercado com clientes antigos

Essa é uma ótima forma de descobrir a opinião dos seus consumidores sobre determinado produto ou serviço. Você pode mandar perguntas que sejam pertinentes ao que o seu negócio vende para coletar feedbacks. Essa é a pesquisa de mercado mais barata e eficiente que existe.

Nutrir seus leads

A funcionalidade da lista de transmissão possibilita que a nutrição dos seus leads seja trabalhada. Quando você envia conteúdo relevante para ajudar seus clientes a resolverem algum problema, você ganha autoridade no assunto, facilitando posteriormente o processo de venda.

Interagir com seu público

Marketing é uma estratégia comunicacional que tem como objetivo satisfazer as necessidades do cliente, agregando valor ao que a sua empresa vende. 

Por ser uma rede social, o WhatsApp ajuda a aproximação entre uma empresa e seus stakeholders, facilitando o processo de comunicação. 

Atenção!

Como qualquer outra ferramenta de interação social, é preciso ter cuidado para que o marketing via WhatsApp não seja considerado spam. Abaixo, vamos te contar quais são as principais ações para evitar esse problema:

Identificar-se e pedir permissões

O primeiro passo é, já na primeira mensagem, dizer ao usuário claramente quem é você. Depois, peça que ele confirme o interesse no recebimento das novidades, notícias e demais informações que você pretende enviar. 

É possível otimizar o envio de mensagens por meio da automação – basta contratar ferramentas que ofereçam o serviço. Você pode buscar uma agência de conteúdos especializada para criar o seu funil de vendas via WhatsApp e automatizar esse envio.

Criar listas segmentadas

Não caia na tentação de criar um grupo e colocar todos os seus clientes nele. As pessoas já estão saturadas com tantos grupos. Melhor criar uma lista segmentada por interesse para enviar, via inbox, o conteúdo certo às pessoas certas. 

A lista de transmissão é uma das melhores funcionalidades para quem faz WhatsApp Marketing. 

Observar as taxas de respostas

Quando você mandar mensagens que pedem respostas, procure analisar as taxas de retorno. Se estiverem baixas, isso pode representar que essas pessoas estejam se sentindo importunadas. Nesse caso, gerencie a quantidade de envios e, se for o caso, considere tirá-las da sua lista.

Como vender via WhatsApp

Sua empresa pode conectar o chat do seu site com a versão desktop do Whatsapp para vender mais. Com a correria do dia a dia, os clientes ficam satisfeitos com esse tipo de comunicação, pois respondem quando tiverem tempo, sem necessidade de imediatismo. 

O princípio fundamental da venda via Whatsapp é não ser invasivo. O seu cliente preza pela privacidade dele e só vai prestar atenção ao que for realmente sanar algum problema que esteja enfrentando. 

A melhor maneira de vender por Whatsapp é conhecer a fundo seus contatos, enviando o conteúdo certo para a pessoa certa. Dessa forma, com o tempo, seus esforços se transformarão em vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Mandala Conteúdos, agência especializada em marketing de conteúdo e textos para sites. No blog da empresa, você pode encontrar centenas de artigos informativos sobre marketing de conteúdo.

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