Muitas vezes, as pessoas que optam por ser uma cidadão italiano são aquelas que já estão pensando em morar no exterior e talvez gostariam de explorar sua terra natal.
Alguns até optam por descobrir outras nações europeias durante o processo enquanto aguardam a cidadania italiana, enquanto outros podem querer aproveitar a experiência de passar algum tempo na Itália sem se comprometer a viver na Itália a longo prazo.
Em muitos consulados ao redor do mundo, o tempo de espera para a consulta inicial pode ser de vários meses e até anos.
Um dos principais benefícios da cidadania Italiana é que o processo pode ser mais rápido para concluir, devido ao fato de que os agendamentos não são necessários na maioria dos casos.
A lei permite que você entre na Itália como turista e estabeleça residência com o objetivo de solicitar a cidadania italiana.
A maioria dos escritórios envolvidos no processo de dupla cidadania aceita walk-ins, então geralmente não há necessidade de fazer arranjos especiais com antecedência.
Se você mora no Brasil e quer se mudar para a Itália, pode procurar uma empresa especializada em cidadania, e também solicitar um orçamento para saber o preço da cidadania italiana quanto custa os documentos que terá que emitir durante o processo.
Dica:
Lembre-se de que você precisará de uma acomodação onde possa estabelecer legalmente a residência. Por exemplo, um hotel ou Airbnb geralmente não são acomodações adequadas para estabelecer residência.
A maioria das comunidades geralmente exige um contrato de locação, uma carta de hospitalidade ou uma escritura indicando que você é o proprietário do imóvel.
Como acontece com qualquer outro cidadão italiano que mude de endereço de residência, a polícia local verificará se você realmente mora na propriedade onde “declarou sua residência”.
Por lei, a polícia local tem até 45 dias para verificar se você reside no local onde estabeleceu sua residência. Na maioria dos casos, isso acaba sendo uma única verificação de 5 minutos.
O que significa cidadania italiana?
A cidadania italiana é usada para descrever o status ou a posição de um indivíduo na Itália. Como cidadão italiano, você tem o direito de trabalhar e morar na Itália.
Além de vários benefícios associados à saúde e educação, a dupla cidadania italiana também permite que um indivíduo viaje sem restrições dentro de outros países da União Europeia.
As principais formas de obter a cidadania na Itália em 2022
Por meio de uma autorização de residência que implica viver alguns anos na Itália antes de obter a cidadania;
Por meio de emprego que implica trabalhar na Itália para obter a cidadania (existem vários tipos de autorizações de trabalho que podem ser obtidas);
Por naturalização que implica um procedimento complicado, porém, é bastante fácil de obter;
Casando-se com um cidadão italiano, o que implica o cumprimento de várias formalidades para se tornar um cidadão italiano;
Pelo investimento, que é uma das formas mais populares de imigrar para a Itália como cidadão não comunitário;
Através da obtenção de vários tipos de vistos, como as autorizações de reagrupamento familiar, no entanto, estes não são frequentemente utilizados.