cidadão italiano

Verifique se você pode se tornar um cidadão Italiano

Muitas vezes, as pessoas que optam por ser uma cidadão italiano são aquelas que já estão pensando em morar no exterior e talvez gostariam de explorar sua terra natal.

Alguns até optam por descobrir outras nações europeias durante o processo enquanto aguardam a cidadania italiana, enquanto outros podem querer aproveitar a experiência de passar algum tempo na Itália sem se comprometer a viver na Itália a longo prazo.

Em muitos consulados ao redor do mundo, o tempo de espera para a consulta inicial pode ser de vários meses e até anos.

Um dos principais benefícios da cidadania Italiana é que o processo pode ser mais rápido para concluir, devido ao fato de que os agendamentos não são necessários na maioria dos casos.

A lei permite que você entre na Itália como turista e estabeleça residência com o objetivo de solicitar a cidadania italiana.

A maioria dos escritórios envolvidos no processo de dupla cidadania aceita walk-ins, então geralmente não há necessidade de fazer arranjos especiais com antecedência.

Se você mora no Brasil e quer se mudar para a Itália, pode procurar uma empresa especializada em cidadania, e também solicitar um orçamento para saber o preço da cidadania italiana quanto custa os documentos que terá que emitir durante o processo.

Dica:
Lembre-se de que você precisará de uma acomodação onde possa estabelecer legalmente a residência. Por exemplo, um hotel ou Airbnb geralmente não são acomodações adequadas para estabelecer residência.

A maioria das comunidades geralmente exige um contrato de locação, uma carta de hospitalidade ou uma escritura indicando que você é o proprietário do imóvel.

Como acontece com qualquer outro cidadão italiano que mude de endereço de residência, a polícia local verificará se você realmente mora na propriedade onde “declarou sua residência”.

Por lei, a polícia local tem até 45 dias para verificar se você reside no local onde estabeleceu sua residência. Na maioria dos casos, isso acaba sendo uma única verificação de 5 minutos.

O que significa cidadania italiana?

A cidadania italiana é usada para descrever o status ou a posição de um indivíduo na Itália. Como cidadão italiano, você tem o direito de trabalhar e morar na Itália.

Além de vários benefícios associados à saúde e educação, a dupla cidadania italiana também permite que um indivíduo viaje sem restrições dentro de outros países da União Europeia.

As principais formas de obter a cidadania na Itália em 2022

Por meio de uma autorização de residência que implica viver alguns anos na Itália antes de obter a cidadania;

Por meio de emprego que implica trabalhar na Itália para obter a cidadania (existem vários tipos de autorizações de trabalho que podem ser obtidas);
Por naturalização que implica um procedimento complicado, porém, é bastante fácil de obter;

Casando-se com um cidadão italiano, o que implica o cumprimento de várias formalidades para se tornar um cidadão italiano;

Pelo investimento, que é uma das formas mais populares de imigrar para a Itália como cidadão não comunitário;

Através da obtenção de vários tipos de vistos, como as autorizações de reagrupamento familiar, no entanto, estes não são frequentemente utilizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *